Naturezas

As naturezas foram introduzidas na Gen III. As naturezas são uma característica definitiva de um pokémon. Ela é definida quando encontras o pokémon e não pode ser alterada.

As naturezas afectam os stats dos teus pokémons. Existe um total de 25 naturezas: 5 naturezas neutras e 20 naturezas que aumentam um stat e baixam outro. As naturezas que alteram os stats do pokémon aumentam um stat por 10% do seu valor, e reduzem 10% do valor de outro stat. O único stat que não é afectado por nenhuma natureza é o HP.

No HeartGold e SoulSilver introduziram uma maneira fácil de ver o que é que uma natureza altera no teu pokémon. Na página das informações de stats dos teus pokémons, numa nature que altere os stats verás que existe um stat com letras a vermelho e outro stat com letras a azul. O stat com letras vermelhas é o stat que a natureza aumenta, e o stat com letras azuis é o stat que a natureza reduz.

O que deves ter em consideração quando vais escolher qual é a natureza ideal do pokémon que queres é o stat que te fará pouca falta ou até mesmo nenhuma, e o stat que é importante para esse pokémon. No caso do Crobat, Special Attack é pouco importante, por isso uma nature que baixe o seu Special Attack é o ideal, e uma que aumente o seu Attack ou Speed são boas uma vez que esses são os stats mais relevantes do Crobat.

Em baixo estão todas as naturezas e os stats que cada uma aumenta e reduz.

Natureza Stat que aumenta Stat que reduz
Lonely Attack Defense
Brave Attack Speed
Adamant Attack Special Attack
Naughty Attack Special Defense
Bold Defense Attack
Relaxed Defense Speed
Impish Defense Special Attack
Lax Defense Special Defense
Timid Speed Attack
Hasty Speed Defense
Jolly Speed Special Attack
Naïve Speed Special Defense
Modest Special Attack Attack
Mild Special Attack Defense
Quiet Special Attack Speed
Rash Special Attack Special Defense
Calm Special Defense Attack
Gentle Special Defense Defense
Sassy Special Defense Speed
Careful Special Defense Special Attack
Hardy
Docile
Serious
Bashful
Quirky

Deixar uma resposta