Mecânicas de Batalha

Tal como quase sempre, cada vez que sai um jogo novo, existem inúmeras nas mecânicas de batalha devido às alterações em ataques, habilidades, itens e os Z-Moves. Nesta página estão listadas todas as alterações encontradas de ORAS para Sun & Moon.


Z-Moves

  • Z-Moves de ataques de dano NÃO acrescentam os efeitos secundários desses ataques.
  • Status Z-Moves aplicado Z-Efeito antes de aplicar o efeito do ataque em questão. Status Z-Moves funcionam com base em prioridades dos seus moves.
  • Só podes usar um Z-Move por batalha, é independente das Mega Evoluções.
  • Z-Moves benefeciam de habilidades como Mold Breaker, Scrappy, Hustle e outras.
  • Z-Moves de dano podem fazer Critical Hits can deal critical hits.
  • Os efeitos de bónus dos Status Z-Moves não são afectados por Snatch ou Magic Bounce.
  • Z-Moves são afectados por habilidades que redirecionam dano como Storm Drain eLightningRod.
  • Drenar o PP de um ataque base para o Z-Move, evita que este seja usado.
  • Disabling e Imprisoning o ataque base do Z-Move não previne que este seja usado.
  • Z-Moves usados por um Pokémon com Protean irá mudar o tipo do Pokémon para coincidir com o tipo do Z-Mobe.
  • Z-Nature Power é do tipo em que é baseado o terreno.
  • Z-Hidden Power será sempre o Breakneck Blitz (Normal).
  • “Couldn’t fully protect itself” quer dizer que Z-Moves de dano podem ultrapassar Protect, mas o dano é reduzido (25% do original).
  • Z-Crystals não podem ser vítimas Knock Off, Trick, Switcheroo ou Fling.
  • Z-Moves não são afectados por habilidades que mudam os tipos dos ataques (Refrigerate, Pixilate, etc).
  • Z-Moves não ultrapassam Disguise.
  • Z-Geomancy requer um turno de pausa depois do uso do seu Z-Efeito.
  • Pokémon podem usar Status Z-Moves mesmo sob o efeito de Taunt.
  • Fire/Water Z-Moves irão apagar/evaporar na Heavy Rain/Harsh Sunlight.
  • Z-Trick só tem o seu específico Z-Efeito, mas o ataque em questão irá falhar, uma vez que o Z-Crystal não pode ser removido.
  • Z-Purify aumenta todos os stats do usuário e não do alvo. Purify não precisa acertar para os stats aumentarem, no jogo irá aparecer uma mensagem: “”X increased its stats using its Z-Power! X unleashes its full force Z-Move! X used Purify! But it failed!”.
  • Z-Mirror Move irá reflectir o ataque do adversário, tal como o seu Z-Move equivalente (ex: Icy Wind reflectido pelo Z-Mirror Move tornar-se-á Subzero Slammer).
  • Z-Me First é parecido ao Z-Mirror Move, o Z-Move será usado com base no tipo do ataque que o adverásio iria usar, independentemente do Z-Crystal deste. Z-Copycat é igual.
  • Depois de aplicar o seu Z-Efeito, Z-Sleep Talk usa como base um dos ataques que o Pokémon sabe e transforma-se no Z-Move do tipo desse ataque (ex: Water-type torna-se Hydro Vortex). Se usar um ataque de status, não irá ganhar o bónus do Z-Efeito desse ataque.
  • Um Pokémon que esteja sob o efeito do Encore, pode usar o seu Z-Move, mesmo que o ataque base tenha sido alvo do Encore.
  • Quando um Pokémon transforma-se devido ao Imposter ou Transform, ele pode usar os Z-Moves com base nos ataques do Pokémon copiado, desde que possua um Z-Crystal correspondente.

Ataques

  • Dark Void tem agora uma accuracy de 50% e só pode ser usado pelo Darkrai.
  • Thunder Wave tem agora uma accuracy 90%.
  • Burn Up remove o tipo Fire do usuário ou deixa-o sem tipo, caso não tenha nenhum tipo secundário.Burn Up irá falhar se for usado por um Pokémon que não seja do tipo Fire ou que tenha Protean que não seja do tipo Fire antes do ataque ser usado. Os Pokémon ganham de volta o seu tipo Fire se forem trocados. Se Oricorio-Baile usar Burn Up, Revelation Dance fica sem tipo. Se Arceus tiver a Flame Plate e usar Burn Up, Multitype irá sobresair-se Burn Up e Arceus tal como Judgment continuarão do tipo Fire.
  • Instruct irá falhar se o alvo já tiver usado um ataque. Instruct não pode fazer com que outro Z-Move seja usado.
  • Destiny Bond pode falhar se for usado várias vezes.
  • OHKO continua só a funcionar em Pokémon do mesmo ou nível abaixo do usuário.
  • Shore Up não recupera menos HP em outras condições de clima.
  • Revelation Dance copiado pelo Mirror Move torna-se no tipo do Pokémon que copiou.
  • A duração do Aurora Veil é estendida pelo Light Clay. Aurora Veil continuará activo depois do Hail desaparecer. Infiltrator ignora Aurora Veil. Aurora Veil é removido do lado do alvo pelo Defog, mas não do ususário, a não ser que o Defog seja reflectido pelo Magic Bounce.
  • Sunsteel Strike/Moongeist Beam ignora Disguise.
  • Misty Terrain agora bloqueia confusion.
  • Psychic Terrain bloqueia os ataques de prioridade que causem dano, não os que actuam sobre o usuário ou habilidades.
  • Spectral Thief só rouba os stats aumentados. Spectral Thief ignora Substitute mas não Protect.
  • Defog remove entry hazards em ambos os lados do campo.
  • Payback não duplica mais se o alvo for trocado.
  • Sheer Cold não funciona contra Pokémon do tipo Ice e poderá falhar mais se for usado por um não do tipo Ice.
  • Speed Swap usa a base de Speed e ignora as mudanças.
  • Tornadus ficará do tipo Normal depois de usar Roost.
  • Assist pode chamar o Dark Void mas irá falhar se o Pokémon não for o Darkrai.
  • Todos os novos ataques que ignoram o Substitute são: Sparkling Aria, Gear Up, Speed Swap, Instruct, Clanging Scales e Spectral Thief.
  • Ice Hammer tem o poder aumentado pelo Iron Fist.
  • Swagger usado em Pokémon enquanto o Misty Terrain está activo, aumenta o Attack em dois estágios, mas evita a confusão.
  • Beak Blast irá queimar em contacto, mesmo que o usuário seja derrotado.
  • Shell Trap não se activa caso o usuário seja derrotado.
  • Strength Sap primeiro baixa o Attack do alvo por um estágio, depois é que cura o seu HP correspondente ao ao seu stat de Attack, antes de ter sido reduzido. Um aliado com Defiant não terá a habilidade activada se for alvo do Strenght Sap. Strength Sapirá falhar caso o alvo tenha -6 de Attack e não falhará em Pokémon com habilidades como: Hyper Cutter, Clear Body, etc, não baixará o Attack mas recupera o HP na mesma. Strength Sap usado em um alvo com o HP no máximo, só lhe baixará o Attack.
  • Fell Stinger tem agora o poder de 50 e aumenta o Attack do usuário em 3 estágios se ele derrota um adversário.

Habilidades

  • Gale Wings agora só funciona se o Pokémon tiver o HP todo.
  • Comatose faz com que o Pokémon haja como se estivesse sleep, mas sem esta condição de status. Isto inclui imunidade ao Sleep, o que não o permite que use Rest.
  • Sheer Force não impede que Emergency Exit se active. Emergency Exit bloqueia o efeito de troca do Volt Switch quando se activa.
  • Disguise não irá activar-se a não ser pelo Mimikyu. Disguise não irá activar-se se o dano for de clima ou entry hazard. Disguise não bloqueia ataques de status. Disguise irá activar se o Pokémon atacar-se a si próprio pelo efeito da confusion. Weakness Policy não irá activar se o Disguise estiver activo quando for atacado. Quando um Pokémon com Disguise está protegido pelo Substitute e é atacado por um ataque que acerte o Substitute, Desguise não será activado. Ataques sonoros não ultrapassam o Disguise. Infiltrator não ultrapassa o Disguise. Mold Breaker ignora o Disguise. Disguise não previne flinching pelo  Fake Out.
  • Dazzling/Queenly Majesty previnem ataques de prioridade, sejam se dano ou status ou por habilidades que influenciam a prioridade (Prankster, Triage). Dazzling nao bloqueia Prankster Haze. Dazzling previne Prankster Perish Song. Dazzling não irá prevenir ataques de prioridade baixa, mesmo com o Prankster. Ataques de prioridade de aliados não são bloqueados pelo Queenly Majesty. Prankster Assist é bloqueado pelo Queenly Majesty.
  • O poder do dano do segundo ataque do Parental Bond foi reduzido de 50% para 25%, e efeitos secundários e ataques de dano fixo mantém-se. Parental Bond não faz o Z-Move repetir-se.
  • Receiver/Power of Alchemy só funciona quando um aliado é derrotado, não com adversários. Receiver/Power of Alchemy não copiam Wonder Guard.
  • Mold Breaker ignora Dazzling/Queenly Majesty.
  • Um Pokémon com Water Compaction recebe multiplo aumento da Defense quando é acertado pelo Water Shuriken.
  • Toxic reflectido por Magic Coat de um Pokémon com Corrosion não irá envenenar esse Pokémon Poison. Toxic Spikes usados por um Pokemon com Corrosion não irá envenenar Steel/Poison. Corrosion não envenena um Pokémon com Immunity. Corrosion não faz com que ataques Poison causem dano em Pokémon Steel, mas permite que os efeitos secundários desses ataques possam fazer efeito.
  • Emergency Exit activa depois do último hit de um ataque com vários hits, mesmo que o HP deste Pokémon tenha descido para menos de 50% antes do último hit. Emergency Exit não se activa quando o Pokémon magoa-se a si próprio devido a confusion. Emergency Exit pode ser removido por Worry Seed, Skill Swap. Se o Pokémon recuperar o HP com uma Sitrus Berry, o Emergency Exit não irá activar. Red Card e Emergency Exit activam-se simultaneamente e ambos Pokémon são trocados. Eject Button activa-se antes de Emergency Exit. Dragon Tail força o Pokémon com Emergency Exit a trocar antes da habilidade activar-se.
  • Se um Pokémon com Liquid Voice usar Perish Song, as habilidades Water Absorb e Storm Drain activam-se, deixando esses Pokémon imunes aos efeitos da Perish Song.
  • Sheer Force nega o Life Orb Recoil.
  • Triage dá mais +3 de prioridade aos ataques de dano/status que recuperam HP.
  • Unaware ignora o Pokémon oponente que tenha subido os seus stats, caso ataque ou seja atacado.
  • Dancer activa-se assim que um move de dança é usado. Dancer não copia um ataque de dança copiado por outro Pokémon com Dancer. Dancer copia ataques de status de dança como ataques de dano (Petal Dance, Fiery Dance, etc). O Petal Dance copiado só irá funcionar só nesse turno. O Lunar Dance é copiado depois do Pokémon que o usou perder, e o copiador perde depois. Um Pokémon com Dancer que está sob o efeito de Taunt que tenta copiar um ataque de status, irá falhar. Rain Dance não é copiado pelo Dancer.
  • Prism Armor reduz o dano de ataques  super-efectivos em 0.75.
  • Swift Swim continua a duplicar o Speed na Rain.
  • Stamina activa-se mesmo que o atacante tenha Mold Breaker.
  • Steelworker (que aumenta o poder dos ataques Steel em 1.33) aumentará mais ainda se o Pokémon for do tipo Steel.
  • Water Bubble duplica o poder de ataques Water, independentemente do tipo do Pokémon com esta habilidade. Incluindo o Z-Move Hydro Vortex e não tem efeito nos ataques de status.
  • Weak Armor agora sobe 2 de Speed e baixa 1 de Defense.
  • Merciless não ignora Shell Armor, o dano feito em um Pokémon com Shell Armor já envenenado não será critical hit.
  • Um Pokémon com Fluffy irá receber dano normal de ataques Fire que façam contacto directo.
  • Beast Boost aumenta o stat natural mais alto do Pokémon, ignorando as modificações nos stats.
  • Um Pokémon com Schooling não pode ter a sua habilidade removida por Worry Seed, Skill Swap, Entrainment, ou Gastro Acid. Schooling só irá activar-se nos Wishiwashi que estejam a nível 20 ou mais. O seu efeito só irá desaparecer no final do turno, caso o HP do Pokémon chegue abaixo dos 50%.
  • Shields Down irá activar no final do turno, caso o HP do Pokémon chegue abaixo dos 50%. Se o HP subir para mais de 50% devido à algum item ou algo, o Pokémon irá voltar a sua Shield forme no fim do turno.
  • Se Zygarde usar Power Construct irá sobrepor-se a qualquer mudança de tipo da Camouflage e regressar aos seus tipos Dragon/Ground.
  • Berserk activa-se todas as vezesque o HP do Pokémon fica abaixo dos 50% através de dano directo. Dano infligido por efeitos climáticos, recoil, condições de status, entry hazards, etc, que reduza o HP para menos de 50% não irá activar a habilidade. Se o HP subir para mais de 50%, o Berserk pode voltar a activar-se.
  • Electric/Psychic/Grassy/Misty Surge irão falhar caso o usuário seja derrotado ao entrar em combate devido à entry hazards.

Itens

  • Eviolite continua a subir 1.5x de Defense e Special Defense.
  • Soul Dew agora aumentar o poder dos ataques de Latias e Latios dos tipos Dragon e Psychic em 20%.
  • Adrenaline Orb irá só aumentar a Speed de um Pokémon, caso este seja afectado pelo Intimidate.
  • Terrain Extender aumenta a duração dos terrain por 8 turnos, e funciona tanto com os ataques como as habilidades.
  • Electric/Psychic/Grassy/Misty Seeds são consumidas quando o Pokémon é enviado para o campo enquanto o terrain está activo ou se o terrain muda para o terrano normal de batalha quando o Pokémon está fora de combate.
  • Z-Crystals e Memories não aumentam o poder dos ataques dos seus tipos.

Outras Mecânicas

  • O dano do Burn foi reduzido para 1/16 do máximo HP, independentemente do tipo. Pokemon com Heatproof recebem o dano de 1/32 do máximo HP.
  • Ordem nos turnos mudaram para reflectir as habilidades/Speed depois da Mega Evolução. Prankster irá activar-se imediatamente depois da mega evolução, dando prioridade aos ataques. A alteração do Speed será feita assim que o Pokémon mega evolui. Mas não irá afectar o Speed de outros Pokémom em campo (ex: Se a Rain estiver activa e o Charizard mega evolui para Mega Charizard-Y, a activação do Drought não irá baixar o Speed dos Swift Swimmers.
  • Rayquaza não pode mega evoluir e ter um Z-Crystal ao mesmo tempo, mesmo depois de usar um Z-Move.
  • Triple Battles e Rotation Battles já não estão presentes nos jogos.
  • O tipo do Arceus irá mudar para ficar correspondente ao Z-Crystal, mas o Judgment não irá mudar de tipo e ficará a ser do tipo Normal.
  • Z-Crystals de Pokémon específicos (ex: Decidium, Pikashunium) não possuem efeito secundário.
  • Bad Poison (ex: Toxic) continua a manter o mesmo dano [máximo de HP/16] e aumenta a cada turno.
  • Sandstorm continua a aumentar a Special Defense dos Pokémon Rock em 1.5.
  • Hail não teve alteração.
  • Sleep continua a durar de 1 à 3 turnos, e mudar o Pokémon não faz reset na contagem.
  • Não houve alteração nas vantagens e desvantagens de tipos na Gen 7.
  • Os Pokémon podem agora “re-aprender” ataques que aprender por Level Up, independentemente do seu nível. Mas não poderão aprender os ataques de Level Up exclusivos das pré/evoluções.
  • O texto que diz sobre as vantagens dos ataques durante as batalhas é baseado simplesmente nos tipos do Pokémon adversário, ignorando as habilidades.
  • Thick Club aumenta o Attack do Alolan Marowak e Marowak.
  • Pokémon do tipo Dark agora são imunes contra ataques usados através de Prankster. Esta imunidade não se aplica à Pokémon aliados.Prankster Spikes, hazards, weather moves, e Trick Room não são bloqueadas, mas Prankster Defog é.