Mecânicas Exclusivas 1ª Geração

Pokémon é uma série conhecida por ter um sistema de combate bastante complexo que foi recebendo novidades e ajustamentos ao longo destes anos, mas muitos não sabem como é que esse sistema funcionava na sua forma mais primitiva.

Em Pokémon Red, Blue e Yellow existiam “só” 15 tipos de Pokémon, e eles são:

4 - Tipos

Sem surpresas, são tipos que hoje conhecemos muito bem, mas o que é de destacar nesta tabela são as vantagens e desvantagens dos tipos que diferem bastante face às outras entregas da série.

  • O tipo Fire recebe danos neutros de ataques do tipo Ice;
  • O tipo Bug é eficaz face ao tipo Poison;
  • O tipo Poison é eficaz face ao tipo Bug;
  • O tipo Psychic é imune face ao tipo Ghost.

É de referir que o tipo Psychic é imune ao ataque Lick e não ao Night Shade, dois ataques do tipo Ghost, porque o Night Shade é um ataque que causa danos de valor igual ao do nível do utilizador e acerta em qualquer tipo. O mesmo se aplica no ataque Seismic Toss que funciona da mesma forma, é do tipo Fighting e consegue acertar em qualquer tipo inclusive o Ghost.

Uma outra particularidade sobre os tipos de Pokémon que existiu até Diamond e Pearl (que remodelou esse sistema) é que os tipos ou eram de cariz físico ou eram de cariz especial, não existiam ataques físicos e outros especiais como existem hoje. Ora aqui uma tabela que mostra precisamente isso:

Tipos
Físico BugFightingFlyingGhostGroundNormalPoisonRock
Especial DragonElectricFireGrassIcePsychicWater

Hoje sabemos que os ataques Fire Punch, Ice Punch e Thunder Punch são ataques físicos, mas como podemos ver na tabela, eles antes eles eram todos especiais. Em sentido oposto, o Hyper Beam era um ataque físico.
Uma dica que se pode dar para uma memorização fácil de que cariz é certo tipo, é que cada tipo das evoluções do Eevee corresponde a um tipo de cariz especial e a elas temos de juntar o tipo Dragon, todos os outros são físicos.

Mas o mais importante no meio de tudo isto são os Stats dos Pokémon na primeira geração de Pokémon onde temos o HP, Attack, Defense e Speed tal como conhecemos nos dias de hoje, mas também existia um Stat único chamado de “Special”. O Attack e a Defense são os valores que são tomados em conta quando o Pokémon em questão utiliza um ataque físico ou é alvo de um ataque desse mesmo cariz, mas o Special faz o mesmo que esses dois valores fazem, mas só para os ataques especiais.

Mas o Speed tem particularidades muito interessantes em Pokémon Red, Blue e Yellow, particularidades estas que estão relacionadas com os Critical Hits e com os ataques “One-Hit KO”.

Os Critical Hits ocorrem com mais frequência nos Pokémon que têm um Speed base alto do que nos Pokémon que têm um Speed base baixo. E em vez de duplicar os danos causados e ignorar qualquer “debuff” do Pokémon que ataca e os “buffs” do que defende, nestes jogos este fenómeno duplica nesse instante o nível do Pokémon que ataca e ignora todos os “stats modifiers” dos Pokémon em campo. Mesmo que se tenha o Attack duplicado numa batalha e ocorrer um Critical Hit, o jogo volta a colocar esse stat no seu valor original, depois duplica o nível do Pokémon e o eventual valor que esse stat tem nesse nível é o que vai contar para os cálculos de dano.

Já os ataques Horn Drill, Fissure e Guillotine são ataques que só podem acontecer se o utilizador for mais veloz que o adversário, se não esses ataques de One-Hit KO não vão ocorrer. Mas ao contrário dos Critical Hits, para poder executar estes ataques o utilizador pode auxiliar-se com “buffs” no Speed.

Mesmo sem ter a profundidade dos dias de hoje, nestes jogos também existem “Effort Values”. No sistema atual temos um limite máximo de 510 EV’s que podem ser distribuídos pelos stats de um Pokémon, sendo que cada stat pode receber no máximo 252  EV’s. Em Pokémon Red, Blue e Yellow isto é calculado de uma forma totalmente diferente, mas o importante a reter é cada stat de forma pode ser melhorado a nível de EV’s, podemos ter HP, Attack, Defense, Speed e Special no máximo, todos eles, mas para ganhar esses pontos de esforço é preciso que cada Pokémon derrote bastantes adversários.