Moedas e Experiência

https://i0.wp.com/i809.photobucket.com/albums/zz12/dentrodapokebola/Outros/special_stage_p04_03_en_zpsvuofewe5.jpg?resize=272%2C324

No Pokémon Shuffle, os Pokémon vão desde o nível 1 ao 10, normalmente, sendo que o nível 10 se chama de nível “MAX” – podendo este valor ser aumentado com Raise Max Level dependendo do Pokémon. Um Pokémon, ao aumentar de nível, passa a tirar mais dano. Para um Pokémon passar de um nível para outro, precisa de uma certa experiência.

Quanto às moedas (coin), elas servem para comprares vários tipos de power ups que servem para tornar os níveis mais fáceis, para ganhares +50% de experiência no final do nível ou para comprares Great Balls para teres uma segunda chance (com o dobro do catch rate) de capturar um Pokémon que fuja da Pokébola.

Neste guia, serão listados os níveis onde podes ganhar moedas extra, estratégias sobre como ganhar mais moedas, a lista de itens e os seus respetivos custos. Quanto à experiência vou listar os melhores níveis para ganhares experiência e quanto de experiência ganhas e uma observação sobre cada um.

Usa o Ctrl+F para encontrares aquilo que procuras ou clica nos títulos a azul.

[1] Moedas
[1.1] Nível #37 – Meowth
[1.2] Special Stage – Meowth
[2] Experiência
[2.1] Nível #21 – Buneary
[2.2] Nível #130 – Ampharos
[2.3] Special Stage – Victini


[1] Moedas

As moedas servem para comprar items para facilitar os níveis, ou Great Balls para teres uma segunda e uma melhor chance de capturares um Pokémon – Podes ver aqui a lista de items. No mobile, alguns Special Stages requerem que uses moedas para os jogares.

[1.1] Nível #37 – Meowth

052Este nível tem uma disruption bastante incomum que quando é alinhada faz com que ganhes moedas extra no final do nível, se o conseguires acabar. Se alinhares 3 moedas, ganhas +100 moedas, se alinhares 4 ganhas +300, se alinhares 5 ganhas +500 moedas e embora isso seja muito raro e aleatório, quando são alinhadas 6 moedas por ordem do Meowth, ganhas +700 moedas.

Antes de ir para os métodos, vamos falar um pouco das equipas. É PROIBIDO carregar no Optimize neste nível, porquê? Porque se fizeres muito dano super effective é provável que nem consigas alinhar 3 moedas. Então que Pokémon deves levar? Eu gosto sempre de levar um Pokémon com uma destas habilidades: Last-Ditch Effort, Swarm, Steely Resolve, Crowd Control ou Crowd Power, o resto são Pokémon de poder médio. Convém teres uma equipa de Pokémon não muito fracos nem muito fortes, ou então um forte, um fraco e dois médios.

3 Moedas: É bastante fácil alinhares 3 moedas no nível do Meowth, basta removeres os pokémon entre as duas moedas do lado direito e alinhares a moeda do canto inferior esquerdo com essas duas.

4 Moedas: Este é o nível intermédio de Meowth, que é um método relativamente consistente de se conseguir 320/330 moedas (300 de alinhares as 4 moedas + 20/30 de recompensa pelo nível). Basta fazeres cair a moeda do canto superior direito e colocares a do canto inferior esquerdo nessa mesma linha, deixando um espaço para a 4ª moeda, isto é 2 moedas, um espaço, outra moeda. Ou então, uma moeda, um espaço e duas moedas. Assim que o Meowth mandar a 4ª moeda, alinhas e ganhas 300 moedas. É importante que venças o Meowth depois disso.

5 Moedas: Este método é o que te dá mais moedas, mas é o mais arriscado. Arriscas-te a não ganhar moedas de todo por não conseguires passar o nível, ou a ganhares apenas 20/30 moedas por teres tirado mais vida do que devias. Este método é arriscado porque tens de alinhar as moedas no lado direito (na vertical) e porque a 5ª moeda surge no penúltimo turno, o que te dá um turno para alinhares as moedas e outro para acabares o nível. Se queres tentar este método é aconselhável que tenhas o Conkeldurr ou algum Pokémon forte com Last-Ditch Effort, Swarm, Steely Resolve, Crowd Control ou Crowd Power para alinhares no último turno.

Se precisas urgentemente de moedas, aconselho-te o método das 4 moedas, pois não implica muitos riscos. 5 hearts x 330 moedas = 1650 moedas. Não leves nenhum Pokémon com Burn, Sleep Charm, Atonish, Quake, Paralize, Freeze, Chill, ou outras habilidades que afetam a contagem.

Na versão Mobile, o Meowth pode colocar pedras em vez de moedas, de forma aleatória, podendo por vezes, colocá-las em cima das moedas já existentes. As disruptions de pedras/moedas (pode colocar 1, 2 ou 3 moedas de cada vez) são ativadas quando faltarem 5 e 2 moves.

[1.2] Special Stage – Meowth

052Este é um nível que está disponível todos os domingos e que só podes enfrentar uma vez (mais 3 em troca de 1 Jewel). É um nível de 10 turnos e que tem várias moedas que podes alinhar – quantas mais alinhares, mais moedas ganhas no final do nível. Existem algumas estratégias e eu vou dar-te algumas, pois podes não ter os Pokémon necessários para as que considero melhores.

Primeiro de tudo, vale muito a pena gastar 800/1000 moedas neste nível com um Moves +5. Vai valer a pena.

  1. Mega Banette:

O Mega Banette tem a habilidade de remover até 10 Pokémon fantasma de cada tipo. Por exemplo, pode remover até 10 Chandelure, ou até 10 Lampent – nunca misturados. O Mega Banette tem Mega Boost que faz com que a barra de mega evolução suba mais depressa, o Chandelure e Lampente têm as mesmas habilidades e deves usá-los quando a) não consegues alinhar Banettes ou b) Faz parte de um ataque duplo com o Banette mas podes alinhar 4 ou 5 Chandelure/Lampent e só 3 Banette. Isto porque Mega Boost tem 50% de chance de se activar quando alinhar 3 Pokémon com essa habilidade, mas 100% de chance quando alinhas 4 ou 5. O Xerneas está aqui para quando tudo o resto falha, teres uma forma de remover outros Xerneas no campo. Caso não o tenhas, usa um Pokémon com Quirky+, caso não tenhas usa o Haunter.

A ideia é esquecer as moedas e mega evoluir o Banette o quanto antes. Deixa as moedas se alinharem por si próprias. Quando o Banette mega evoluir, alinhas-o para remover os outros fantasmas e isso faz com que as moedas se alinhem e se conseguires um combo decente, o Meowth manda mais moedas, que por sua vez pode desencadear outro combo que o fará mandar ainda mais moedas. Depende muito da sorte, mas com esta estratégia consigo 2900 moedas num dia mau e mais de 5000 e tal num dia bom. Compra moves +5.

2. Mega Mewtwo Y

 ou201_26

Esta estratégia é o mesmo que a do Mega Banette, a diferença aqui é que a habilidade do Mewtwo não ajuda em nada, só atrapalha. A habilidade é Swap, que quando activada troca uma disruption por um Mewtwo – sendo que as moedas são disruptions, isso faz te perder uma moeda na área de puzzle. Por isso o melhor mesmo é alinhar Mewtwos como parte de um ataque duplo no qual arrastas primeiro Espeon ou os Meowstics, que têm Mega Boost. Se os arrastares e alinhares um Mewtwo vais alinhar a habilidade deles e não a do Mewtwo. O Mega Boost ajuda-te, o Swap não. A ideia é deixar que as moedas se alinhem por si só enquanto mega evoluis o Mewtwo. Quando tiveres o Mega Mewtwo alinha-os e reza para teres bastantes combos. A razão por eu preferir o Mega Banette a esta estratégia é mesmo pelas suas habilidades. Não te esqueças de trazer o Moves +5. Uma dica: usa 5 mega speedups no Mewtwo e se já tiveres o Unown (fase 373), usa-o pois ele tem Mega Boost+ (aumenta ainda mais a barra de mega evolução).

3. Mega Gengar e Pokémon com Quirky+/Quirky

ou photo 673_zpslrfwfmvr.png

Esta estratégia não é má porque o Gengar evolui bem mais rápido que os outros dois Megas que sugeri antes, o problema é que ele só se remove a ele próprio e por vezes há tão poucos que não vale muito a pena alinhar. Os outros Pokémon têm Quirky+ e Quirky, que fazem com que se removam a eles próprios, caso consigas activar a habilidade. Como podes ver, esta estratégia é pouco eficaz, mas se for o melhor que conseguires, é bem melhor do que nada. Talvez seja melhor focares-te em alinhares moedas em forma de T ou completares linhas de 5 moedas em vez de te focares na remoção dos teus icons.

Sugestão: Escolhe a equipa que mais te adapta a ti, compra Moves+5, e faz sempre 3 combos ou mais a cada turno, pois o Meowth coloca um número aleatório de moedas na área em ícones ao acaso sempre que fizeres no mínimo 3 combos. Pensa bem a cada turno, para fazeres sempre 3 combos no mínimo, mesmo que isso implique juntar 3 moedas (junta o mínimo possível). Tens 15 turnos e o mega já deve estar evoluído quando faltarem 12 no máximo, para tudo correr muito bem, pois ele irá limpar a área várias vezes. Vão caindo moedas no puzzle também, por isso quanto mais ícones removeres, mais probabilidades tens em ter moedas em campo. Nunca juntes moedas sem ser necessário, como disse, deixa-as alinharem-se sozinhas. Quanto mais moedas em campo estiverem, mais coins ganharás no final. No último move, junta então o maior número de moedas possível. Lembra-te que juntar 4 moedas é melhor do que juntar duas vezes 3 moedas, mas juntar duas vezes 4 moedas já é melhor do que juntar uma vez 5 moedas.

Como já referido, podes gastar 1 Jewel jewel em troca de mais 3 jogos. Se em média conseguires 6000 moedas, no final de 4 jogos (o primeiro mais os três extra), ganhas 24.000 coins.

[2] Experiência

Maior parte dos níveis dão experiência igual ao número de turnos disponíveis, por isso aqueles níveis com mais turnos são aqueles que deves ir quando estás a querer aumentar os níveis dos teus Pokémon. Os níveis Expert dão 10 EXP, ignorando o tempo limite. Combos, movimentos ou tempo restantes e dano extra não afetam a experiência ganha. É importante que saibas que quando passas um nível, um dos teus Pokémon recebe uma coroa. Essa coroa significa que foi o Pokémon mais removido da tua equipa e faz com que ele receba o dobro da experiência. Na eventualidade de não passares o nível, ganhas experiência na mesma, mas depende da percentagem de dano que tiraste. A fórmula é a seguinte:

[Total de moves] * [Percentagem de dano feito]% = EXP

Imaginemos que estás no Ampharos e não conseguiste passar o nível, mas tiraste 90% da vida, (50*90%)= 45 EXP

O nível máximo de cada Pokémon é 10. Apenas alguns Pokémon podem passar do nível 10, mas para isso precisam de receber um Raise Max Level por cada nível – esses Pokémon podem chegar até ao nível 15.

[2.1] Nível #21 – Buneary

427O Buneary tem 30 moves e dá 30 e 60 de experiência (25 e 50 no Mobile) quando acabas o nível .

Este nível é apropriado a quem ainda não chegou ao nível do Ampharos, pois fica disponível bastante cedo no jogo e é bastante fácil e rápido de se passar. Quem acha que o Ampharos é demasiado longo e complexo, também pode vir para o Buneary treinar. Treinar no Buneary dá menos experiência, mas em termos de tempo consumido, o Buneary é bem mais rápido. É também ideal para treinares os teus Pokémon dos tipos: Electric, Steel e Flying, pois são tipos que não são muito eficazes contra o Ampharos e fazem dano neutro ao Buneary.

O Pokémon que receber a coroa neste nível ganha 60 de experiência. Caso uses Exp. Points x1.5, todos os Pokémon ganham 45 de experiência e que ganhar a coroa ganha 90 de experiência. Não aconselho usar esse item neste nível.

[2.2] Nível #130 – Ampharos

181O Ampharos tem 50 moves e dá 50 e 100  de experiência (45 e 90 no Mobile) quando acabas o nível .

Este nível é para quem tem tempo ou para quem quer treinar os Pokémon em menos hearts. Podes trazer todo o tipo de Pokémon para este nível, mas é aconselhável que só tragas Pokémon com dano neutro ou super effective, pois não queres desperdiçar o heart num nível tão longo e complexo. Podes trazer todos os Pokémon para este nível (mas não aconselho trazeres Pokémon do tipo Steel, Flying ou Electric, com a excepção da Flaaffy). Outros Pokémon úteis neste nível são os que tiverem as habilidades: Barrier Bash e Stabilize+ para remover as barreiras; Mind Zap para fazer reset ao countdown da disruption do Ampharos (tem um countdown de 15 que quando acaba fá-lo colocar Flaaffys e torna os próximos countdowns mais baixos); Eject para remover as Flaaffy sem ter que as alinhar.

Cada Pokémon ganha 50 de experiência neste nível, e o que ganhar a coroa ganha 100. Se usares o item Exp. Points x1.5, cada Pokémon ganha 75 de experiência, e o que ganhar a coroa ganha 150.

[2.3] Special Stage – Victini

494O Victini é um evento dos Sábados e só tem 7 turnos disponíveis, mas dá 500 de experiência. Quem ganha a coroa neste nível ganha 1000 de experiência. Caso tenhas comprado o item Exp. Points x1.5, cada Pokémon ganha 750 de experiência, e o que ganhar a coroa ganha 1500 de experiência. Por isso, não te esqueças de comprar o Exp. Points x1.5. Para o Victini é importante que tragas Pokémon fortes e Super Effective porque só tens uma oportunidade de o vencer e convém que o venças para ganhares o máximo de experiência que conseguires. Está fora de questão trazer Pokémon que sejam not very effective (Psychic e Fighting). Se ainda tens que o apanhar, aconselho a usares os itens todos e teres suficiente para uma Great Ball.

Poder de Ataque a cada nível

Lvl Poder de Ataque
1 30 40 50 60 70 80 90
2 35 43 53 63 73 83 93
3 39 46 56 66 76 86 96
4 42 48 58 68 78 88 98
5 45 50 60 70 80 90 100
6 47 52 62 72 82 92 102
7 49 54 64 74 84 94 104
8 51 56 66 76 86 96 106
9 53 58 68 78 88 98 108
10 55 60 70 80 90 100 110
11 61 66 75 84 93 102 112
12 67 72 80 88 96 104 114
13 73 78 85 92 99 106 116
14 79 84 90 96 102 108 118
15 85 90 100 105 110 115 120

Experiência necessária para chegar ao nível seguinte

Lvl Poder de Ataque
30 40 50 60 70 80 90
2 50 55 60 65 70 75 80
3 150 165 180 195 210 225 240
4 300 330 360 390 420 450 480
5 450 495 540 585 630 675 720
6 900 990 1080 1170 1260 1350 1440
7 1650 1815 1980 2145 2310 2475 2640
8 2550 2805 3060 3315 3570 3825 4080
9 3600 3960 4320 4680 5040 5400 5760
10 4800 5280 5760 6240 6720 7200 7680
11 6150 6765 7380 7995 8610 9225 9840
12 7200 7920 8640 9360 10080 10800 11520
13 8700 9570 10440 11310 12180 13050 13920
14 10500 11550 12600 13650 14700 15750 16800
15 12600 13860 15120 16380 17640 18900 20160

17 thoughts on “Moedas e Experiência

  1. No link do Raise Max Level vocês dizem que o Scyther tem ataque max de 125 , mas na tabela acima não mostra nenhum nível que passe de 120. Qual está certo?

  2. Outra boa maneira de ganhar moedas é repetir os pokemons diários depois de apanhá-los, mas precisa de sorte, as melhores opções são as sugeridas pelo guia.

  3. Gostaria de tirar uma dúvida. Vivo indo na fase do Meowth pra tentar as 500/300 moedas, mas até hoje não sei quanto de HP ele tem, já notei que é por volta de 1100 à 1200 por aí. Vcs sabem? Já notei tbm que o dano que tiramos é o valor do HP que tiramos do mesmo. De vez em quando eu preciso fazer cálculos pra saber se vou ou não derrotar ele faltando 1 movimento e se saber o HP dele fica mais fácil de saber se terei que juntar as moedas no penúltimo ou último movimento.

  4. Caso queria treinar os Psychic e os Fighting no Victini, basta levar um M Gengar e o resto dos Pokémon que deseja evoluir, eu também uso o Move +5 pra me ajudar

Deixar uma resposta