Desert Umbra

← Roseus Center

Esta página cobrirá todos os níveis do Desert Umbra no Pokémon Shuffle, desde o nível 301 (Pansear) ao nível 350 (Mega Mewtwo X). O objectivo deste guia é ajudar-te a capturar todos os Pokémon e conseguires Rank S em todos os níveis. Uma vez que existem 50 níveis nesta área, podes usar Ctrl + F para encontrares o nível que procuras.


Nível #301 – Pansear

513

Tipo: Fire
Counterattack, 50AP
Catch rate de base: 23% (+3% por turno de sobra)
Número de Turnos: 15
Rank S: 7 turnos de sobra
HP: 9920
Equipa: M-Garchomp, Landorus (Incarnate), Pakia, Tyranitar / M-Garchomp, Landorus (Incarnate), Palkia e Pansear
Estratégia: Neste nível tens como disruptions Pansears e blocos de madeira. A primeira disruption acontece assim que começas o nível, com alguns Pansear, podes removê-los com o Eject do Tyranitar ou então esses Pansear podem até ajudar-te ao alinharem-se com os teus. Mega evoluir o teu Garchomp deverá ser a tua prioridade, pois é o teu único pokémon com utilidade aqui, a não ser que consigas activar Power of 5+ do Landorus Incarnate. Este Rank S pode ser feito sem items, e sugiro que o faças pois ficas com mais moedas (mas menos corações). Se tiveres pressa de conseguir este Rank S, utiliza Moves +5.


Nível #302 – Paras

046

Tipo: Bug
Paralyze, 40AP
Catch rate de base: 15% (+5% por turno de sobra)
Número de Turnos: 8
Rank S: 4 turnos de sobra
HP: 11160
Equipa: M-Blaziken, Delphox e Talonflame
Estratégia: O Paras tem blocos indestructíveis no seu layout inicial, e pode colocar mais como disruption. O nível é demasiado fácil com a equipa descrita acima, sem precisares de usar items. Activa Block Smash+ do Talonflame e mega evolui o Blaziken o quanto antes. Se vires uma boa oportunidade de activar Pyre da Delphox e alinhar M-Blaziken ao mesmo tempo, fá-lo!
Outras opções: No caso de não teres a Blazikenite, podes usar o M-Gengar, Gigalith e optimize. Se não tiveres o Gigalith opta por algum Pokémon super effective com Block Smash, Stabilize+ ou Swap/Swap+


Nível #303 – Phantump

708

Tipo: Ghost
Stabilize, 50AP
Catch rate de base: 19% (+4% por turno de sobra)
Número de Turnos: 12
Rank S: 6 turnos de sobra
HP: 12090
Equipa: M-Gengar, Giratina, Yveltal e Sharpedo/Gourgeist | M-Gengar, Giratina, Yveltal e Phantump
Estratégia: Este nível começa com vários Phantump congelados . Nos primeiros turnos não há muito que possas fazer, mas fica atento a oportunidades de activar Power of 4+ do Giratina e Power of 5 do Yveltal (não tragas o Darkrai, a sua habilidade é inútil contra pokémon do tipo Ghost) ou alinhar uns quantos Gengar. Podes também alinhar Sharpedo/Gourgeist para removeres um dos Phantump. Na altura em que o Phantump activar a sua primeira disruption, os Phantump congelados alinham-se todos e sobram apenas dois num dos cantos inferiores da área de puzzle, que podes remover com Eject caso não tenhas moves melhores. Tenta este nível até capturares o Phantump, a primeira equipa é boa para o capturares, mas se quando o capturares ainda não tiveres o Rank S, substitui o Sharpedo/Gourgeist pelo Phantump e o Rank S deverá tornar-se mais fácil.


Nível #304 – Spoink

325

Tipo: Psychic
Paralyze, 50AP
Catch rate de base: 5% (+3% por turno de sobra)
Número de Turnos: 20
Rank S: 10 turnos de sobra
HP: 6975
Equipa: M-Gengar, Yveltal, Giratina e o teu melhor Pokémon com Block Smash+
Estratégia: O nível tem 3 blocos 1×2 de Metal nas duas colunas centrais, que podes remover facilmente activando Block Smash+ duas vezes. A sua próxima disruption irá colocar mais blocos indestructíveis. Tens o Giratina e Yveltal para causar mais dano e o M-Gengar para os combos. Não precisas de items para o Rank S.


Nível #305 – Koffing

109

Tipo: Poison
Barrier Bash, 50AP
Catch rate de base: 14% (+6% por turno de sobra)
Número de Turnos: 15
Rank S: 7 turnos de sobra
HP: 12400
Equipa: M-Mewtwo Y, Victini/Cresselia, Deoxys e Golurk/Dialga
Estratégia: Este nível tem no seu layout inicial blocos de metal 2×2 no centro da área de puzzle e algumas nuvens de fumo. As suas disruptions são preencher 3 blocos com metal ou com nuvens. As nuvens são apenas chatas quando estás a planear o teu próximo turno, mas não te impedem os combos. Golurk serve para remover os blocos de metal, mas Mewtwo enquanto ainda não evoluiu e Deoxys também podem remover o Metal. Enquanto não tiveres o Golurk utiliza o Dialga ou outro pokémon com Block Smash+. O Rank S pode ser feito sem items, mas caso estejas com dificuldades utiliza o item Moves +5.


Nível #306 – Parasect

047

Tipo: Bug
Sleep Charm, 60AP
Catch rate de base: 20% (+4% por turno de sobra)
Número de Turnos: 5
Rank S: 0 turnos de sobra
HP: 4960
Equipa: M-Gengar e Optimize
Estratégia: Vê este exemplo para saberes as colunas a que me refiro e o move que tens que fazer. As colunas A, B, E e F estão congeladas. Existem alguns Parasect na área de puzzle, e só removerás 2 e as barreiras onde eles estão congelados. No teu primeiro turno deverás moves o ícones em C5 para D5, isto fará com que a maior parte das barreiras desapareça. Alguns Pokémon que podem ser úteis aqui são Reshiram, Lugia e Tyranitar. Vencer o Parasect é suficiente para teres Rank S no nível.


Nível #307 – Murkrow

198

Tipo: Dark
Stabilize, 60AP
Catch rate de base: 5% (+3% por turno de sobra)
Número de Turnos: 20
Rank S: 10 turnos de sobra
HP: 11625
Equipa: M-Heracross, Gallade, Genesect e Diancie
Estratégia: Aqui vais precisar de Block Smash+ e Barrier Bash+. As únicas barreiras com que te precisas de preocupar são as do início. As disruptions do Murkrow são criar blocos indestructíveis que podes remover com o Gallade ou como efeito do M-Heracross. Para o Rank S não precisas de items, mas se quiseres garanti-lo utiliza Moves +5.


Nível #308 – Trevenant

709

Tipo: Ghost
Swap+, 60AP
Catch rate de base: 18% (+6% por turno de sobra)
Número de Turnos: 15
Rank S: 7 turnos de sobra
HP: 19900
Equipa: M-Gengar, Giratina, Yveltal, Absol
Estratégia: No primeiros turno, Trevenant irá preencher uma coluna aleatória com blocos de madeira. Quando o seu HP estiver igual ou inferior a ~40%, o seu countdown muda e coloca alguns blocos de madeira e de metal. Quando vires que o Trevenant está quase a lançar a sua disruptions não seria má ideia tentar activar o Mind Zap do Absol. Para o Rank S utiliza Moves +5, se mesmo assim vires que não consegues utiliza Disruption Delay juntamente com Moves +5 e substitui o Absol por o teu Pokémon super effective mais forte.


Nível #309 – Grumpig

326

Tipo: Psychic
Stabilize+, 60AP
Catch rate de base: 12% (+3% por turno de sobra)
Número de Turnos: 12
Rank S: 6 turnos de sobra
HP: 26350
Equipa: M-Heracross, Bisharp, Genesect
Estratégia: Este nível tem blocos de Madeira congelados como disruption, estes blocos congelados já aparecem no layout inicial. Como disruption, aparecem no topo da área de puzzle: o Bisharp é muito útil aqui pois o seu Rock Break+ remove as pedras do topo. Sugiro que tentes o nível sem items até apanhares o Grumpig, depois disso se ainda não tiveres o Rank S utiliza Moves +5 para o conseguires facilmente.


Nível #310 – Weezing

110

Tipo: Poison
Quirky+, 60AP
Catch rate de base: 14% (+4% por turno de sobra)
Número de Turnos: 20
Rank S: 10 turnos de sobra
HP: 22020
Equipa: M-Mewtwo Y, Cresselia, Victini e Deoxys OU M-Rayquaza / M-Gengar e optimize
Estratégia: É importante que tenhas algum Pokémon que consiga remover blocos se fores tentar este nível sem items. As disruptions com que podes contar aqui são blocos indestructíveis e nuvens. Este nível é bastante difícil, talvez seja melhor utilizares logo items e apontares para o Rank S. Para o Rank S sugiro os items Disruption Delay, Mega Start e Moves +5.


Nível #311 – Spearow

021

Tipo: Flying
Last-Ditch Effort, 30AP
Catch rate de base: 12% (+6% por turno de sobra)
Número de Turnos: 8
Rank S: 4 turnos de sobra
HP: 11160
Equipa: M-Gengar, Zekrom e Gigalith
Estratégia: As disruptions deste nível são a colocação de 2 Spearow e 2 blocos de Metal. Este Rank S é bastante fácil se trouxeres a equipa sugerida. Se não tiveres algum dos dois, experimenta trazer algum Pokémon com Stabilize+ (como o Probopass). Não precisas de items para conseguires este Rank S, mas se te faltarem estes Pokémon e tiveres dificuldades, podes consegui-lo facilmente com Moves +5.


Nível #312 – Panpour

515

Tipo: Water
Counterattack, 50AP
Catch rate de base: 23% (+3% por turno de sobra)
Número de Turnos: 15
Rank S: 7 turnos de sobra
HP: 6200
Equipa: M-Manectric e Optimize
Estratégia: O nível do Panpour tem um H formado por Pedras e Gelo. Não precisas de nenhuma habilidade específica para os remover. O nível não é difícil, certifica-te apenas que removes o maior número de disruptions por turno. Se tiveres o Shaymin podes tentar activar o seu Sleep Charm. Virizion, Zapdos, Raikou, Thundurus e Vileplume são boas opções pelas suas habilidades que tiram mais dano, sendo que as melhores destas opções são o Virizion e o Zapdos. Se tiveres dificuldades no Rank S, utiliza Moves +5.


Nível #313 – Growlithe

058

Tipo: Fire
Risk-Taker, 50AP
Catch rate de base: 11% (+3% por turno de sobra)
Número de Turnos: 24
Rank S: 12 turnos de sobra
HP: 7750
Equipa: M-Garchomp / M-Rayquaza /M-Gengar, Gigalith, Gliscor e Optimize (ex: Landorus, Palkia, Tyranitar…)
Estratégia: Este nível está tem várias pedras, algumas congeladas e alguns blocos de metal. O 5º Slot deste nível contém Pedras. O Gigalith lida com os blocos de metal, o Gliscor ajuda a remover as Pedras. As suas disruptions são apenas para voltar a colocar o seu layout inicial. Não precisas de items para fazer Rank S neste nível, no entanto, Moves +5 ajuda bastante. Caso continues a achar que não seria suficiente usa um Mega Start juntamente com o Moves +5 (só não uses mega start com o M-Gengar).


Nível #314 – Spheal

363

Tipo: Ice
Crowd Control, 40AP
Catch rate de base: 20% (+13% por turno de sobra)
Número de Turnos: 5
Rank S: 0 turnos de sobra
HP: 4960
Equipa: M-Lucario, Dialga, Terrakion e Ho-Oh
Estratégia: O layout inicial tem Spheal e blocos de madeira congelados. Parte os blocos de madeira ao alinhar ao lado desses blocos e os Spheal alinham-se. Vão cair alguns blocos indestructíveis que poderás remover com Dialga, Gallade, Gigalith ou Talonflame ou então com uma mega evolução. Basta venceres o Spheal para conseguir o Rank S. Não é necessário o uso de items.


Nível #315 – Pansage

511

Tipo: Grass
Counterattack, 50AP
Catch rate de base: 23% (+4% por turno de sobra)
Número de Turnos: 7
Rank S: 3 turnos de sobra
HP: 16120
Equipa: M-Blaziken, Delphox e Ho-Oh/Heatran
Estratégia: O nível tem um Y de blocos de madeira no nível. É um nível de 3 Pokémon e a tua primeira preocupação deverá ser a remoção das pedras da área de puzzle. Quando o Blaziken mega evoluir, poderás causar longos e poderosos combos, especialmente se tiveres activado o Pyre da Delphox. Não precisas de items para este Rank S, mas se por algum motivo estiveres com dificuldades, utiliza Moves +5.
Outras opções: M-Gengar, M-Charizard, M-Glalie, M-Heracross


Nível #316 – Tyrunt

696

Tipo: Rock
Rock Break, 50AP
Catch rate de base: 21% (+4% por turno de sobra)
Número de Turnos: 16
Rank S: 8 turnos de sobra
HP: 3689
Equipa: M-Garchomp, Landorus (Incarnate), Dialga e Palkia
Estratégia: O nível tem imensos blocos destructíveis nas colunas 1, 2, 5 e 6. Ou seja, só tens as duas colunas do centro para mexer. Poderá ajudar se alinhares mais do que 3 Pokémon sempre que possível, e focar-te a remover os blocos de um dos lados, para que uma outra coluna comece a ficar disponível. Para o Rank S basta que utilizes Moves +5.


Nível #317 – Sealeo

364

Tipo: Ice
Eject, 60AP
Catch rate de base: 19% (+5% por turno de sobra)
Número de Turnos: 15
Rank S: 7 turnos de sobra
HP: 10305
Equipa: M-Lucario, Dialga, Ho-Oh e Tyranitar
Estratégia: Este nível tem como disruptions Sealeo e blocos indestructíveis. As disruptions do layout inicial estão no fundo da área de puzzle, e as disruptions que ele lança surgem no topo. Isto faz com que o M-Lucario seja uma boa opção, pois não só é super effective como remove eficazmente as disruptions. Tyranitar aqui é útil para remover mais Sealeo e o Dialga para quebrar blocos. Não percas oportunidades de tentar activar Power of 5+ do Ho-Oh. Para o Rank S utiliza Moves +5.


Nível #318 – Fearow

022

Tipo: Flying
Rock Break+, 60AP
Catch rate de base: 10% (+3% por turno de sobra)
Número de Turnos: 20
Rank S: 10 turnos de sobra
HP: 13265
Equipa: M-Rayquaza, Zekrom, Kyurem e Tyranitar/Fearow
Estratégia: No teu primeiro turno, deves alinhar um Fearow com os Fearow da segunda coluna. Depois disso, alinha um Fearow com os Fearow de cima, da primeira coluna – isto faz com que mais fearow se alinhem quando cairem. Captura o Fearow e trá-lo contigo para um Rank S fácil sem items, mas se mesmo assim tiveres dificuldades usa um Moves +5. O Fearow irá remover as Pedras, o Zekrom o Metal, o Kyurem está lá pelo dano alto. M-Rayquaza é fantástico, especialmente quando tem Mega Speedups, mas se não o tiveres speedups nele pode ser mais positivo trazeres o Ampharos como mega.


Nível #319 – Mankey

056

Tipo: Fighting
Crowd Control, 50AP
Catch rate de base: 6% (+2% por turno de sobra)
Número de Turnos: 15
Rank S: 7 turnos de sobra
HP: 7440
Equipa: M-Rayquaza / M-Gengar, Victini, Salamence e Lugia/Mankey
Estratégia: Podes vencer este nível facilmente sem items. As disruptions são Mankey, blocos de madeira e poucos blocos indestructíveis. Lugia remove os Mankey. Quando tiveres o Mankey, se ainda não tiveres o Rank S, substitui o Lugia pelo Mankey para um Rank S fácil sem items.


Nível #320 – Tyrantrum

697

Tipo: Rock
Dragon Talon, 70AP
Catch rate de base: 5% (+4% por turno de sobra)
Número de Turnos: 20
Rank S: 10 turnos de sobra
HP: 16265
Equipa: M-Rayquaza, Dialga, Landorus e Garchomp
Estratégia: Usa os items Mega Start, Disruption Delay e Moves +5 para o Rank S. As disruptions são blocos destructíveis e indestructíveis (em forma de mandíbula), o Dialga é bom para remover os indestructíveis.


Nível #321 – Magikarp

129

Tipo: Water
Swap++, 30AP
Catch rate de base: 5% (+1% por turno de sobra)
Número de Turnos: 17
Rank S: 8 turnos de sobra
HP: 5425
Equipa: M-Gengar / M-Rayquaza, Zekrom, Virizion e Thundurus/Zapdos/Magikarp
Estratégia: Este nível contém no seu layout inicial algumas barreiras e Magikarp. Mais Magikarp são colocadas na área de puzzle como disruption. Podes fazer o Rank S sem items e sem Magikarp, mas depois de apanhares a Magikarp tenta usá-la contra ela própria. Sempre é menos um ícon diferente em campo, o que significa que farás mais combos.


Nível #322 – Simisear

514

Tipo: Fire
Paralyze, 60AP
Catch rate de base: 9% (+3% por turno de sobra)
Número de Turnos: 15
Rank S: 7 turnos de sobra
HP: 12400
Equipa: M-Garchomp / M-Gengar / M-Rayquaza, Gigalith, Palkia e Optimize
Estratégia: Este nível tem como disruptions Gelo, Pedras e Metal. O Palkia trata do gelo, o Gigalith do Metal e as Pedras partes-as facilmente. Um M-Garchomp com Mega Speedups é a melhor opção. M-Rayquaza é melhor que o Gengar se tiver todos os speedups. Com sorte consegues o Rank S sem items, mas se não o conseguires depois de apanhar o Simisear, utiliza Moves +5.


Nível #323 – Exeggcute

102

Tipo: Grass
Crowd Control, 50AP
Catch rate de base: 1% (+1% por turno de sobra)
Número de Turnos: 20
Rank S: 10 turnos de sobra
HP: 9687
Equipa: M-Blaziken, Ho-Oh, Reshiram e Talonflame / M-Gengar, Talonflame, Reshiram e Genesect
Estratégia: As disruptions do Exeggcute começam no primeiro turno e repetem a cada 2 turnos. Essas disrutpions são 1) inserir Pedras em 4 blocos aleatórios; 2) inserir Metal em 4 blocos aleatórios ou 3) inserir Gelo em 4 blocos aleatórios. Ou seja, são bastante aleatórias, não sabes se te vai calhar gelo, pedras ou metal, nem onde vai aparecer. O Talonflame ajuda a remover os blocos indestructíveis e o Reshiram ajuda a remover o Gelo. As Pedras removem-se facilmente. M-Blaziken aproveita a tua equipa de fogo para se espalhar pela área de puzzle e causar longos combos. Pessoalmente não utilizaria items neste nível, mas se achares necessário, Moves +5 deverá ser mais do que suficiente para conseguires o Rank S.


Nível #324 – Golett

622

Tipo: Ground
Heavy Hitter, 50AP
Catch rate de base: 14% (+3% por turno de sobra)
Número de Turnos: 15
Rank S: 7 turnos de sobra
HP: 9300
Equipa: M-Gengar / M-Rayquaza, Palkia, Kyurem e Dialga
Estratégia: As disruptions deste nível são colocar blocos indestructíveis na área de puzzle. Podes removê-los com o Dialga. O M-Rayquaza é melhor opção que o Gengar se tiveres Mega Speedups nele, caso contrário o M-Gengar funciona na perfeição. Podes conseguir este Rank S sem items, facilmente.


Nível #325 – Magnemite

081

Tipo: Electric
Barrier Bash, 50AP
Catch rate de base: 30% (+0% por turno de sobra)
Número de Turnos: 3
Rank S: 0 turnos de sobra
HP: 480
Equipa: Qualquer
Estratégia: Este nível é um puzzle. Seguindo este exemplo, faz os seguintes movimentos: B5→B6; D5→B4


Nível #326 – Finneon

456

Tipo: Water
Quirky, 50AP
Catch rate de base: 15% (+4% por turno de sobra)
Número de Turnos: 20
Rank S: 10 turnos de sobra
HP: 11625
Equipa: M-Rayquaza, Zekrom, Shaymin (Land Forme) e Virizion / M-Rayquaza e Optimize
Estratégia: Este nível está tão cheio de gelo que é difícil conseguires fazer alguma coisa. No entanto, se tiveres o M-Rayquaza poderás remover os ícones congelados e criar alguns combos. Para o Rank S (e captura) aconselho o uso de Mega Start, e se quiseres jogar pelo seguro, usa também Moves +5. Zekrom está ali pelo seu alto poder de ataque, Virizion para activares Power of 4+ e tirares bastante dano e Shaymin pelo Sleep Charm que atrasa as disruptions do Finneon e faz com que ele receba mais dano enquanto estiver a dormir. Quando o venceres, se for Rank S e não o conseguires capturar com uma Poké Bola, podes mandar uma Great Ball para nunca mais teres que voltar a este nível.
Outras opções: Se quiseres apenas passar este nível, experimenta utilizar M-Manectric ou M-Ampharos juntamente com o Dedenne para o ajudar a mega evoluir.


Nível #327 – Sandile

551

Tipo: Ground
Prank, 40AP
Catch rate de base: 21% (+5% por turno de sobra)
Número de Turnos: 15
Rank S: 7 turnos de sobra
HP: 9920
Equipa: M-Gengar / M-Rayquaza, Palkia, Kyurem e Shaymin-L/Walrein/Mamoswine
Estratégia: O Sandile coloca uma linha de blocos de madeira e em seguida congela-os. Se tiveres o Walrein, podes utilizá-lo para quebrar os blocos, o Omastar tem o mesmo efeito mas é um pouco mais fraco. Para mim o que funcionou melhor foi usar o Shaymin-L e activar o Sleep Charm, coisa que não é assim tão comum de se activar, mas ajuda-te a causar mais dano e dá-te uns turnos extra sem disruptions. O Rank S pode ser feito sem items, mas se quiseres aumentar as tuas chances utiliza Moves +5.


Nível #328 – Magneton

082

Tipo: Electric
Crowd Control, 60AP
Catch rate de base: 17% (+5% por turno de sobra)
Número de Turnos: 12
Rank S: 6 turnos de sobra
HP: 10505
Equipa: M-Garchomp / M-Gengar e Optimize
Estratégia: O início deste nível está cheio de Magnemite, Magneton e Magnezone e alguns blocos indestructíveis. Á primeira vista este nível não tem a menor piada, mas existe uma jogada inicial que removerá tudo isso. Seguindo este exemplo, move F1 → A4. A próxima disruption ocorrerá quando o Magneton tiver ~52% do seu HP. O M-Gengar é bom neste nível por evoluir rapidamente e te proporcionar algumas possibilidades de combo, mas se tiveres o Garchomp com alguns speedups usa-o. Lembra-te que Quake não se activa contra Pokémon do tipo Electric, por isso foca-te em activar outras habilidades. Moves +5 provavelmente será suficiente para conseguires o Rank S.


Nível #329 – Teddiursa

216

Tipo: Normal
Swap, 50AP
Catch rate de base: 20% (+5% por turno de sobra)
Número de Turnos: 8
Rank S: 4 turnos de sobra
HP: 13950
Equipa: M-Gengar, Lucario e Machamp
Estratégia: As disruptions deste nível são a inserção de Teddiursa na área de puzzle todos os turnos, nas linhas 1 e 2, com intervalos entre eles. Pode ser bastante chato, mas o M-Gengar continua a fazer maravilhas em níveis de 3 Pokémon e certamente o conseguirás vencer com esta equipa. Se não conseguires o Rank S com esta equipa (é possível conseguir!), espera até apanhar o Teddiursa e coloca-o na equipa no lugar do Machamp, desta forma, as disruptions do Teddiursa vão ajudar-te em vez de te prejudicar.


Nível #330 – Magnezone

462

Tipo: Electric
Power of 4+, 70AP
Catch rate de base: 5% (+4% por turno de sobra)
Número de Turnos: 20
Rank S: 10 turnos de sobra
HP: 10150
Equipa: M-Garchomp e Optimize
Estratégia: Para passar este nível, Disruption Delay e Moves +5 devem ser mais do que suficientes. Este nível tem blocos de Metal no 5ª slot, ou seja, terás que lidar sempre com Metal, durante todo o nível, e como disruption o Magnezone coloca Gelo. Não é nada agradável. Para o Rank S sugiro os items Complexity -1, Disrutpion Delay e Moves +5 (este último pode não ser preciso, mas não arrisques sem o usares).


Nível #331 – Simipour

516

Tipo: Water
Quake, 60AP
Catch rate de base: 9% (+3% por turno de sobra)
Número de Turnos: 15
Rank S: 7 turnos de sobra
HP: 9300
Equipa: M-Gengar, Zekrom, Virizion e Tropius/Shaymin-L
Estratégia: Neste nível tens gelo, pedras, metal e Simipour. Podes vencer este nível sem items utilizando a equipa sugerida – sem items, entre Shaymin e Tropius deves optar pelo Shaymin. Para o Rank S deves utilizar Moves +5 e Disruption Delay. Moves +5 torna possível, mas não garante – na verdade, se tiveres muita sorte podes conseguir o Rank S sem items.


Nível #332 – Kabuto

140

Tipo: Rock
Rock Break+, 50AP
Catch rate de base: 3% (+8% por turno de sobra)
Número de Turnos: 7
Rank S: 4 turnos de sobra
HP: 16120
Equipa: M-Gengar, Dialga e Palkia
Estratégia: Este nível tem Gelo e Pedras no layout inicial, e como disruption tem Metal e Kabuto. Podes conseguir o Rank S facilmente sem items, mas se tiveres dificuldades utiliza Moves +5.


Nível #333 – Smoochum

238

Tipo: Ice
Quirky, 50AP
Catch rate de base: 11% (+3% por turno de sobra)
Número de Turnos: 12
Rank S: 6 turnos de sobra
HP: 6045
Equipa: M-Medicham, Dialga, Tyranitar e Optimize
Estratégia: Neste nível tens blocos indestructíveis e Smoochum. Se tiveres a oportunidade de quebrar blocos indestructíveis com o Dialga ou alinhar as smoochum no primeiro turno, fá-lo. O Tyranitar serve para remover Smoochum caso hajam algumas perdidas pela área de puzzle. É preciso alguma sorte para conseguires o Rank S neste nível sem items, mas é possível. Se tiveres dificuldades e quiseres despachar o assunto, utiliza Moves +5.


Nível #334 – Simisage

512

Tipo: Grass
Astonish, 60AP
Catch rate de base: 9% (+3% por turno de sobra)
Número de Turnos: 15
Rank S: 7 turnos de sobra
HP: 12400
Equipa: M-Blaziken, Delphox, Talonflame e Reshiram / M-Heracross, Reshiram, Talonflame e Genesect
Estratégia: Este nível tem como disruptions Pedras, Metal e Gelo. É díficil vencer sem items, mas é possível, por isso não precisas de mandar Great Ball para o apanhar. Para o Rank S, aconselho o uso de Disruption Delay e Moves +5. Moves +5 é capaz de ser suficiente, mas não garante o Rank S. Se não tiveres o M-Blaziken utiliza uma equipa de M-Heracross / M-Glalie /M-Gengar e optimize.


Nível #335 – Lumineon

457

Tipo: Water
Quirky+, 60AP
Catch rate de base: 10% (+3% por turno de sobra)
Número de Turnos: 20
Rank S: 10 turnos de sobra
HP: 13287
Equipa: M-Ampharos / M-Manectric, Zekrom, Shaymin e Virizion (Passar) | M-Rayquaza, Zekrom, Shaymin e Lumineon/Tropius/Virizion (Rank S)
Estratégia: Este nível tem Metal no layout inicial. Tem também Lumineon e Gelo, sendo que ele coloca estes dois elementos na área de puzzle como disruption. Para o Rank S recomendo a equipa que sugeri com o item Mega Start.


Nível #336 – Omanyte

138

Tipo: Water
Sleep Charm, 50AP
Catch rate de base: 9% (+3% por turno de sobra)
Número de Turnos: 15
Rank S: 7 turnos de sobra
HP: 11780
Equipa: M-Gengar, Zekrom, Shaymin e Virizion
Estratégia: Este nível tem como disruptions Pedras e Metal. Podes quebrar o Metal com o Zekrom. Alinha Shaymin sempre que vires que podes alinhar 5, ou então alinha 4 Shaymin quando não houver mais nada de importantes para activar. Utiliza o Power of 4+ do Virizion para tirares mais dano. O M-Gengar ajuda nos combos. Utiliza Moves +5 se tiveres dificuldades em conquistar este Rank S sem items.


Nível #337 – Weedle

013

Tipo: Poison
Mind Zap, 30AP
Catch rate de base: 11% (+6% por turno de sobra)
Número de Turnos: 12
Rank S: 6 turnos de sobra
HP: 7052
Equipa: M-Mewtwo Y, Cresselia, Victini e Deoxys
Estratégia: Este nível tem nas duas colunas centrais Weedle e blocos de madeira. Para os removeres deves quebrar os blocos que separam os Weedle para que eles se alinhem, dando-te espaço para combos. Podes conseguir este Rank S sem items, mas se o quiseres despachar no mínimo de corações, utiliza Moves +5.


Nível #338 – Sentret

161

Tipo: Normal
Crowd Control, 30AP
Catch rate de base: 11% (+6% por turno de sobra)
Número de Turnos: 8
Rank S: 4 turnos de sobra
HP: 15550
Equipa: M-Gengar, Machamp e Gallade
Estratégia: Este nível tem no seu layout inicial Sentret e blocos de madeira. Como disruption insere mais sentret e Metal. Utiliza o Gallade para remover o metal e o machamp para remover os sentret. Podes fazer este Rank S facilmente sem items.


Nível #339 – Furret

162

Tipo: Normal
Astonish, 60AP
Catch rate de base: 9% (+5% por turno de sobra)
Número de Turnos: 15
Rank S: 7 turnos de sobra
HP: 15200
Equipa: M-Medicham / M-Mewtwo X, Lucario, Gallade e Machamp
Estratégia: Este nível tem como disruptions Metal e Furret. Lucario aumenta o poder dos combos, Gallade quebra o Metal e Machamp livra-se dos Furret. M-Medicham tem a vantagem de ter mega boost e dano super effective desde o início do nível, já M-Mewtwo X é o tipo Fighting mais forte e causa combos bem poderosos mas tem a desvantagem de ser Psychic antes de mega evoluir. Experimenta ambas as equipas sem items e vê como corre melhor. Para o Rank S utiliza Moves +5.


Nível #340 – Golurk

623

Tipo: Ground
Block Smash+, 60AP
Catch rate de base: 21% (+2% por turno de sobra)
Número de Turnos: 20
Rank S: 10 turnos de sobra
HP: 21437
Equipa: M-Rayquaza, Palkia, Virizion e Kyurem / M-Rayquaza e Optimize
Estratégia: O layout inicial deste nível contém blocos indestructíveis a todos os 4 cantos, e blocos indestructíveis congelados no centro. Terás de esperar que os blocos desapareçam para conseguires criar combos decentes, mas entertanto podes tentar activar Barrier Bash+ do Palkia para mandar os blocos congelados para baixo (isto é, caso não existam melhores habilidades para activar). Para o Rank S deste nível deverás utilizar os items Disruption Delay, Mega Start e Moves +5. Sem items terás que lidar com imensos blocos de Metal e Gelo como disruptions.


Nível #341 – Kakuna

014

Tipo: Poison
Last-Ditch Effort, 40AP
Catch rate de base: 23% (+4% por turno de sobra)
Número de Turnos: 15
Rank S: 7 turnos de sobra
HP: 9920
Equipa: M-Mewtwo Y, Deoxys, Victini e Cresselia
Estratégia: As disruptions deste nível são Pedras e Gelo. Existem Kakuna no layout inicial. A ideia é criar combos partindo com o M-Mewtwo Y partindo pedras ao mesmo tempo. Para o Rank S deves utilizar Moves +5.


Nível #342 – Ursaring

217

Tipo: Normal
Risk-Taker, 70AP
Catch rate de base: 10% (+5% por turno de sobra)
Número de Turnos: 20
Rank S: 10 turnos de sobra
HP: 15225
Equipa: M-Gengar, Lucario, Machamp e Gallade
Estratégia: Este nível tem como disruptions criar quadrados de Pedras e Metal. Precisas do Gallade para remover o metal e causar dano super effective. Para este Rank S deverás usar Disruption Delay e Moves +5.


Nível #343 – Skorupi

451

Tipo: Poison
Counterattack, 50AP
Catch rate de base: 21% (+3% por turno de sobra)
Número de Turnos: 15
Rank S: 7 turnos de sobra
HP: 13000
Equipa: M-Mewtwo Y, Victini, Cresselia e Deoxys
Estratégia: Este nível tem como disruptions Metal e Pedras. Para o Rank S deves utilizar os items Disruption Delay, e embora possa ser dispensável, Moves +5 pode fazer a diferença entre um Rank S e um Rank A.


Nível #344 – Primeape

057

Tipo: Fighting
Power of 5+, 60AP
Catch rate de base: 14% (+4% por turno de sobra)
Número de Turnos: 8
Rank S: 4 turnos de sobra
HP: 18600
Equipa: M-Slowbro, Lugia e Cresselia / M-Slowbro, Victini e Salamence / M-Slowbro, Primeape e optimize
Estratégia: Este nível tem blocos indestructíveis nas linhas de baixo. As disruptions deste nível são colocar uma barreira e 4 Primeapes à volta. Se tiveres o Lugia, ele é muito útil neste nível pois consegue remover os Primeape. A equipa de M-Slowbro, Victini e Salamence funciona melhor se te dedicares a activar as habilidades do Victini e Salamence (Hitting Streak). Para o Rank S, para mim Lugia foi o suficiente, mas caso apanhes o Primeape antes de conseguires o Rank S, experimenta levá-lo para o nível – assim as disruptions podem ajudar-te. Para o Rank S podes não precisar de items, mas se te estiver a custar resolve o assunto com Moves +5


Nível #345 – Jynx

124

Tipo: Ice
Barrier Bash+, 60AP
Catch rate de base: 21% (+2% por turno de sobra)
Número de Turnos: 20
Rank S: 10 turnos de sobra
HP: 21337
Equipa: M-Rayquaza, Dialga, Gallade e Ho-Oh/Cobalion/Terrakion
Estratégia: As disruptions da Jynx são, a cada 2 turnos coloca três blocos de metal intercalados numa coluna aleatória. Podes remover as disruptions facilmente activando Block Smash+ uma vez. Podes trazer 2 Pokémon com Block Smash+, o que ajudará as tuas chances de conseguires remover os blocos facilmente, ou então traz só um com Block Smash e trás mais um das outras opções de Power of 4+/5+ para teres mais chances de activar habilidades poderosas. Para o Rank S usa os items Mega Start e Moves +5, utilizando o Rayquaza como mega. O alto HP da Jynx pode causar-te algumas dificuldades – precisas de combos para conseguir vencer, mas é para isso que tens o Mega Start do Rayquaza. Disruption Delay não é muito útil porque consegues remover as disruptions com uma habilidade. Quanto mais altos forem os níveis dos teus Pokémon, maior dano causam e maior é a tua chance de conseguires o Rank S – coloca-os a nível 5 no mínimo.


Nível #346 – Krokorok

552

Tipo: Ground
Astonish, 50AP
Catch rate de base: 30% (+0% por turno de sobra)
Número de Turnos: 4
Rank S: 0 turnos de sobra
HP: 1180
Equipa: Optimize + Kyogre e Walrein (ex: Kyurem, Palkia, Walrein e Kyogre)
Estratégia: Este nível tem a linha de cima coberta de blocos indestructíveis e alguns Krokorok a cairem do lado esquerdo. O teu objectivo é quebrar a Pedra que separa os Krokorok para que eles caiam em sucessão até não haverem mais Krokorok, e aí se ainda não tiveres vencido, já podes alinhar os teus próprios Pokémon. Para conseguires este Rank S basta que venças o nível e a catch rate é fixa. Não precisas de um mega neste nível pois ele não irá mega evoluir.


Nível #347 – Drapion

452

Tipo: Poison
Power of 5+, 70AP
Catch rate de base: 16% (+3% por turno de sobra)
Número de Turnos: 15
Rank S: 7 turnos de sobra
HP: 21250
Equipa: M-Mewtwo Y, Victini, Cresselia e Deoxys
Estratégia: As disruptions deste nível são horríveis para o conseguires passar sem items. Podes tentar logo o Rank S e despachar o nível de uma vez por todas. Para o Rank S deves usar Moves +5, Disruption Delay e Mega Start, venci com 11 turnos de sobra. No entanto, algumas pessoas conseguiram vencer com menos items e outras só com Complexity -1. Isto deve-se ao alto HP do Drapion: só com sorte nos combos é que o conseguirás vencer em turnos suficientes para conseguires o Rank S.
Para passar o nível irás precisar de Disruption Delay no mínimo: As disruptions são frequentes inserções de blocos de Pedra e Metal.


Nível #348 – Exeggutor

103

Tipo: Grass
Cloud Clear+, 70AP
Catch rate de base: 20% (+4% por turno de sobra)
Número de Turnos: 8
Rank S: 4 turnos de sobra
HP: 20150
Equipa: M-Blaziken, Delphox e Reshiram / M-Gengar, Genesect e Reshiram
Estratégia: Este nível tem como disruptions Gelo e Pedras. Podes lidar com o Gelo com Reshiram. Podes fazer este Rank S sem items, mas se tiveres dificuldades usa apenas Moves +5.


Nível #349 – Krookodile

553

Tipo: Ground
Risk-Taker, 70AP
Catch rate de base: 5% (+2% por turno de sobra)
Número de Turnos: 20
Rank S: 10 turnos de sobra
HP: 15500
Equipa: M-Rayquaza, Palkia, Kyurem e Virizion
Estratégia: Este nível é horrível em termos de disruptions. Podes tentar passar sem items utilizando a equipa acima, substituindo apenas o teu mega – podes optar por M-Steelix, M-Blastoise, M-Glalie ou M-Abomasnow – mas para o Rank S opta pelo M-Rayquaza com os seguintes items: Disruption Delay e Mega Start, se quiseres jogar pelo seguro podes utilizar um Moves +5. Se conseguires o Rank S e não o conseguires capturar, atira-lhe uma Great Ball para nunca mais teres que voltar ao nível.


Nível #350 – Mega Mewtwo X

150-mega

Tipo: Fighting
Número de Turnos: 20
Rank S: 10 turnos de sobra
HP: 21875
Equipa: M-Mewtwo Y, Cresselia, Victini e Deoxys
Estratégia: Utiliza os seguintes items para venceres com Rank S e nunca mais teres que voltar a este nível: Complexity -1, Mega Start, Disruption Delay e Moves +5. As disruptions deste nível são blocos indestructíveis. Não subestimes este nível, porque mesmo com todos os items podes não conseguir o Rank S, por isso presta atenção a oportunidades de causar combos e alinhando ao mesmo tempo Mega Mewtwo Y, para garantir que o combo se prolongue. Habilidades para se activar neste nível serão a da Cresselia para remover o Gelo inicial e talvez Swap+ do Deoxys para remover os blocos indestructíveis iniciais, se bem que eles desaparecem passados alguns turnos.


Termina aqui o Desert Umbra. Chegaste bastante longe e conseguiste a mewtwonitexMewtwonite X, que te permite mega evoluir o Mewtwo e ganhaste uma jewelJewel extra! Agora segue para o Violeta Palace.

17 thoughts on “Desert Umbra

  1. Agora que tem a mega Alakazam ficou tranquilo de passar do Drapion, consegui de primeira sem itens usando Mega Alakazam(9), Mewtwo(9), Victini(8) e Meloetta(3). Venci com 0 turnos de sobra xD.

  2. Alguma dica extra para o nível do Magneton? Não tenho o Garchomp e com o Gengar não estou a conseguir vencer e não me parece que DD, +5 e MS sejam muito úteis… O que faço? Prioridade é vencer e apanhar, o S-Rank pode ficar para mais tarde.

    • Olá RIcky, qual time está usando? Por não ter Garchomp, o Mega Gengar pode ser a melhor escolha pela chance de criar combos, sugiro que utilize os tipos Ground mais fortes para derrotá-lo ou que tenham habilidades que aumentam o dano (infelizmente não me recordo quais são as disruptions do stage), Camerupt, Landorus são boas opções.

      • Olá Sora, obrigado pela ajuda. Usei o Gengar mais Excadrill, Donphan e Stunfisk (eram os meus Pokémons efectivos mais fortes). Tive sorte e ganhei com 1 move de sobra. E tive ainda mais sorte e consegui apanhar.

        Já venci, também, o Teddiursa e vou tentar mais umas vezes (quando tiver vidas, sempre a eterna espera) para o tentar apanhar.

        Depois avanço para o Magnezone que me parece ser um nível complicado e acho que vou para o Meowth e daqui a uns 3 dias devo ter coins suficientes para avançar (isto se não houver eventos aliciantes a partir de amanhã). Estratégia certa, ou sugeres outra?

        • Que bom que conseguiu passar o Magneton! A atualização de hoje trouxe alguns Pokémon bons, sugiro acumular coins, Camerupt é uma certa prioridade, já que está previsto a competição pela sua mega stone!
          Além disso, o Camerupt é útil, possui ataque razoável e Power of 4, que é relativamente fácil de ativar. Boa sorte!

          • Obrigado. Já percebi que vou ter que juntar moedas para usar no safari, pois há Pokémons que aparecem poucas vezes e que não quero deixar escapar 😀

            Obrigado pela dica do Camerupt. Ao ver as sombras dos Pokémons do safari percebi logo que ele era um deles e pensei: “deve estar para vir a Mega Stone dele”. Parece que tinha razão.

            Vou-me dedicar aos eventos por agora e depois volto às etapas normais. O Magnezone vai ter que esperar uns tempos 😛

  3. Exeggcute só com Great Balls, certo? Fico sempre com uma percentagem de captura muito baixa 🙁 O que aconselham, continuo a tentar ou volto quando tiver dinheiro para as Great Balls?

  4. Consegui passar no nivel do drapion com o seguinte time: M-Mewtwo Y, Mesprit (sleep power), Espeon e Deoxys… Funcionou bem e deu longos combos com um pouco de sorte

    • Amigo, junta moedas no Meowth, vai com todos os itens e dinheiro pra 2~3 Great Balls… Se bem que o genesect não precisa de complexity -1 (apesar de aconselhar a usá-lo).

      Boa sorte!

  5. Fiz Rank S no Magnezone usando M-Aerodactyl (6) – Landorus (7) – LandorusT (6) e Groundon (7) usando DD, MS e +5, que sai mais em conta que um C-1

      • não lembro muito bem, mas foi entre 13 e 15, e acabei de fazer S no Krookodile com DD e +5 com M-Swampert (7), Ash-Greninja (8), Suicune (7) e Kyogre (6) com 18 turnos sobrando

    • Vou tentar essa equipe. Preciso pegar o ranking S e captura-lo.
      Magnezone é um ótimo pokemon para se treinar no safari atual.
      Creio que seja útil também no M-Gyarados da semana que vem.
      =)

Deixar uma resposta