Como jogar Picross


Picross é um jogo em que tens que preencher quadrados para completar uma ilustração, utilizando números como pistas. Nesta página ensinamos-te as bases de como resolver os puzzles e ainda te damos algumas dicas que te ajudarão bastante no decorrer do jogo.


picross-tutorial-1-1

Estes números mostram quantos quadrados podes preencher em cada linha ou coluna. São chamados de “números pista”


picross-tutorial-1-2

Por exemplo, o número 5 aqui quer dizer que podes preencher 5 quadrados consecutivos nesta linha. Sendo que nessa linha só se encontram 5 quadrados, terás que preencher todos esses 5 quadrados.


picross-tutorial-1-3

A mesma regra aplica-se também às colunas. Por exemplo, nesta coluna podes preencher 3 quadrados consecutivos e depois 1 quadrado separado desses 3.


Uma vez que este puzzle é tem 5 quadrados de altura e de largura (5×5), podemos confirmar que na 3ª linha horizontal temos que colocar dois quadrados, um espaço em branco e outros dois quadrados. Se preenchesses o quadrado do meio, os quadrados ficariam ligados e não estarias a preencher os quadrados como os números sugerem. Por isso, coloca uma cruz onde não deves preencher, tal como mostra a imagem. Isto será útil para mais tarde! Colocar cruzes é essencial no Picross, por isso sempre que descobrires um quadrado que não deve ser preenchido coloca uma cruz.

picross-tutorial-1-4 picross-tutorial-1-6


picross-tutorial-1-8

Agora presta atenção a esta coluna. O X que colocaste revela agora a sua utilidade. Graças a ele, podes ver que os dois quadrados de cima cabem ali na perfeição, o que quer dizer que teremos que preencher o quadrado de cima. Não sabemos como preencher a parte de baixo dessa coluna, por isso vamos focar-nos noutro sítio.


picross-tutorial-1-9

Podemos preencher estas duas colunas. Preenche um quadrado, deixa um em branco e preenche o outro. Coloca um X entre eles, onde sabes que não podes preencher.


picross-tutorial-1-10

Agora olha para a linha debaixo. O número pista é 3, e se reparares bem, já preenchemos as duas pontas desse 3, o que significa que podemos preencher o quadrado entre essas pontas!


picross-tutorial-1-11

Estamos quase no fim. Os números pista a cinzento são aqueles que já preencheste e que se adequam àquilo que eles sugerem. Por isso prestemos atenção aos números pista pretos para completar o puzzle… [Clica aqui para veres o puzzle resolvido]


Dicas

O Poder das margens!

Quando consegues preencher os quadrados que estão nas margens da direita, da esquerda, de cima e de baixo consegues sempre confirmar mais quadrados ou cruzes.

Neste exemplo podes ver que a margem de baixo está completamente preenchida. Se olhares com atenção para os números pista de cada coluna, consegues preencher um pouco mais este puzzle quer com X quer com quadrados.dicas-picross-1


Cabe tudo na perfeição!

Quando começas um puzzle e não existem números pista que preencham toda essa linha, como um 10 num puzzle de 10×10, experimenta procurar números que caibam todos na perfeição nessa linha, tal como neste exemplo. Sabemos que tem que existir sempre um espaço vazio entre os números pista, e isso permite-nos preencher esta linha.dicas-picross-2


Números Pista Grandes!

Como o tamanho deste puzzle é 10×10, os números 6 são considerados números pista grandes. Neste exemplo temos um 8, e se preencheres os 8 quadrados começando de cada margem do puzzle, existem números que poderão serão preenchidos duas vezes. Esses quadrados que poderias preencher duas vezes são garantidos. Sempre que houver um número pista maior do que a metade do tamanho do puzzle, existe sempre pelo menos um quadrado que podes preencher com certeza.

dicas-picross-3

Neste mesmo puzzle, existem outras linhas que podem ser preenchidas do mesmo modo. Tal como tinha escrito em cima, sempre que existir um número maior do que a metade do tamanho do puzzle, podes confirmar alguns quadrados.

dicas-picross-4

Mais uma vez no mesmo puzzle, na penúltima linha de baixo, existem os números pista 3 e 4. Embora não os consigas definir com precisão, consegues pelo menos confirmar parte dos quadrados dessa linha, que poderão ajudar-te a desvendar um pouco mais do puzzle. Na imagem abaixo temos um exemplo de como conseguir descobrir esses quadrados que podes confirmar. Os quadrados a azul são os que podes confirmar, ou seja, são aqueles que são comuns em todas as opções de preenchimento de quadrados.

dicas-picross-5