Pokémon Lendários

Índice:

Informação Geral
Latias e Latios380MS381MS
Kyogre e Groudon382MS383MS
Rayquaza e Deoxys384MS386MS
Regirock, Regice, Registeel e Regigigas377MS378MS379MS486MS
Lugia e Ho-Oh249MS250MS
Heatran485MS
Raikou, Entei e Suicune243MS244MS245MS
Uxie, Mesprit e Azelf480MS481MS482MS
Dialga, Palkia e Giratina483MS484MS487MS
Cresselia488MS
Cobalion, Terrakion e Virizion638MS639MS640MS
Tornadus, Thundurus e Landorus641MS642MS645MS
Reshiram, Zekrom e Kyurem643MS644MS646MS

Informação Geral (↑topo)

Capturar os Pokémon Lendários é algo que muitos de nós fazemos assim que terminamos a liga. Dá-nos uma sensação de realização maior do que completar pequenas dex entries de pokémons que tinhamos deixado para trás. Estes lendários estão espalhados por Hoenn e agora com a introdução de “Soar“, podes montar-te no teu Latios ou Latias e partir para os céus em busca de Mirage Spots, em que muitos deles irão conter um Pokémon Lendário.

Nos jogos Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire podes apanhar todos os Pokémon Lendários, com a excepção do Articuno, Zapdos, Moltres, Mewtwo, Xerneas, Yveltal e Zygarde. Não quero que fiques demasiado feliz ao ler isto, porque existe uma diferença entre Pokémons Lendários e Pokémons Míticos. Os Míticos são aqueles que só podes obter por evento, com a excepção do Deoxys que pode ser apanhado em ORAS.

IVs e Natureza
Uma coisa que deves saber sobre os Lendários do ORAS é que todos eles têm 3 stats aleatórios com IVs no máximo, podem até ter mais, mas é garantido que tenham 3 stats com IVs no máximo. Em relação a natures, podes conseguir a nature que quiseres facilmente, usando um Pokémon com a habilidade Synchronize no topo da tua party. Esta habilidade faz com que haja uma chance de 50% de o Pokémon que encontras tenha a mesma nature: Imagina que tens um Ralts Adamant com a habilidade Synchronize no topo da party (capaz ou não de lutar) e vais enfrentar o Groudon… Tens uma chance de 50% de que o Groudon seja Adamant. Isto faz com que tenhas um Groudon Adamant com 31 IVs em três stats (no mínimo). Em ORAS, a habilidade Synchronize também funciona em Pokémons que te são dados desde que façam parte do egg group Undiscovered (Ou seja, Latios/Latias e Cosplay Pikachu).

Shiny Lock
A partir da Gen 5, foram introduzidos shiny locks. Um Pokémon com Shiny Lock são aqueles Pokémons que não podem ser obtidos nas suas versões shiny em determinado jogo. No Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, os únicos Pokémon Lendários que têm shiny lock são Kyogre, Groudon, Rayquaza e Deoxys. (Obs: O Cosplay Pikachu também tem shiny lock). Isto não significa que estes Pokémon sejam hacks, mas ajuda-te a saber se são ou não. Por exemplo, dá para ter Groudon shiny, desde que tenha sido apanhado noutro jogo como Pokémon Ruby ou Pokémon SoulSilver. Por isso, se queres um Groudon shiny, podes parar de fazer soft reset, pois nunca o encontrarás shiny no Omega Ruby.

O Pokémon pode voltar a aparecer!
Outra coisa que deves saber é que quando fazes com que um Pokémon Lendário desmaie, ou seja, quando reduzes o seu HP para zero, poderás encontrá-lo de novo, no mesmo sítio depois de venceres a Elite 4, por isso não te preocupes se acidentalmente matares o Deoxys depois de teres apanhado um Rayquaza com que queres ficar, pois poderás enfrentá-lo de novo ao chegar ao topo do Sky Pillar. Caso queiras apanhar um Kyogre ou Groudon como deve de ser e prefiras fazê-lo depois de passares a Elite 4, podes derrotá-los na altura que os fores enfrentar, sem medo que eles desapareçam.

Agora, vamos explicar-vos onde e como podes encontrar cada um dos lendários.


Latias e Latios (↑topo)

Local: Southern Island

Faz parte da história. Depois de venceres Norman, no ginásio de Petalburg, volta para Mauville City e sai pela saída da direita em direcção à Route 118. Lá encontrarás o Steven que irá falar contigo. Steven depois levar-te-à na sua Latias (OR) ou no seu Latios (AS) para Southern Island. Lá encontrarás Latios (OR) ou Latias (AS) e terás que os proteger dos Team Magma ou Team Aqua. Quando o fizeres, Latios ou Latias irá achar-te digno de ser o seu treinador e junta-se à tua equipa. Caso tenhas 6 Pokémons, terás que escolher um dos teus 6 para mandares para o PC. Latios (OR) ou Latias (AS) depois juntam-se à tua equipa, a nível 30.

Se tiveres o Eon Ticket, poderás apanhar o Pokémon oposto, ou seja, poderás apanhar a Latias na versão OR e  Latios na versão AS. O Eon Ticket é obtido ao fazeres Streetpass com alguém que o tenha. Quando isto acontecer, vai ao BuzzNav e clica no ícon da caixa de correio (para actualizar). Isto fará com que apareça uma rapariga em todos os PokéCenter que te entregará o Eon Ticket. Ao recebê-lo, vai a Petalburg, ao ginásio falar com o Norman. Isto só pode ser feito depois de teres recebido o Mega Ring, ou seja, depois de teres o Latios ou Latias disponível no decorrer da história. O Norman leva-te a Slateport para apanhares o barco para Southern Island. Ao chegar lá o jogador poderá voltar para Slateport ao falar com o marinheiro se assim entender. No final do mapa, Latias (OR) ou Latios (AS) esperam pelo jogador, o jogador terá que enfrentar o Pokémon e capturá-lo. Este Latios ou Latias encontra-se a nível 30, tal como o outro. Ao apanhar este Pokémon, o jogador encontrará o item Soul Dew.


Kyogre e Groudon (↑topo)

Local: Cave of Origin

Estes Pokémon encontram-se no decorrer da história. Na versão Omega Ruby apanhas o Groudon, e na versão Alpha Sapphire apanhas o Kyogre, ambos a nível 45. Ao chegares a Sootopolis, podes encontrar o Steven e o líder de ginásio da cidade, Wallace. Eles levam-te para a entrada da Cave of Origin, onde irás enfrentar o Primal Groudon ou Primal Kyogre dependendo da tua versão.

 A chance de captura e os efeitos de clima tornam a batalha um pouco difícil para quem os quer capturar. É de notar que se quiseres avançar na história e apanhar estes Pokémon mais tarde, eles aparecerão de novo no mesmo sítio depois da liga caso os venças. No entanto, eles não estarão lá se os capturares.


Rayquaza e Deoxys (↑topo)

Local: Sky Pillar

No decorrer do Delta Episode, irás subir a Sky Pillar e no seu topo encontrarás o Rayquaza a nível 70. Quando o capturas, caso tenhas 6 Pokémons na party, terás de escolher um deles para voltar para o PC. O Rayquaza ficará no lugar desse Pokémon. A Zinnia ensina-lhe Dragon Ascent, que lhe permite mega evoluir sem mega stone.

Depois de apanhares o Rayquaza, logo a seguir enfrentarás o Deoxys no espaço. Caso venças o Deoxys acidentalmente, poderás voltar a encontrá-lo. Para ele voltar a aparecer terás que ir vencer a Elite 4 e voltar ao Sky Pillar.


Regirock, Regice, Registeel e Regigigas (↑topo)

Antes de mais nada, precisas de ter o Relicanth e o Wailord na tua party. Precisas também de ter os moves Surf, Dive e Dig. Agora voa para a Route 133. Agora vai para a extremidade esquerda da ilha onde pousaste e entra na corrente directamente à esquerda dessa mesma ilha. Faz o mesmo na segunda ilha e o mesmo na terceira. Se fizeste tudo correctamente, irás parar numa área rodeada de correntes onde podes fazer Dive no seu centro. Faz isso. Agora, debaixo de água, vai para Sul. Vais dar a um beco sem saída, com uma parede de braile e um sítio onde podes voltar para a superfície. Podes ler o braile dessa parede se quiseres. Volta a superfície exatacamente em frente a essa parede. Irás dar à Sealed Chamber, com várias paredes com braile.

1. Vai até à parede mais a norte (depois dos dois pilares). Lê o braile e usa Dig, isto abrirá uma passagem para a próxima câmara.

2. Na segunda câmara, para lá da passagem que abriste, tens que colocar o Relicanth como 1º Pokémon da equipa e o Wailord como 6º. Podes apanhar Wailmer na Route 124 com a Super Rod (por exemplo), usa o DexNav para aparecerem apenas Wailmer. Podem aparecer até nível 40 e o Wailmer evolui a nível 40. Na Route 126 podes apanhar o Relicanth ao usar Dive, nas algas. Usa o DexNav para ser mais fácil, pois a chance dele aparecer é de 5%. No final dessa segunda câmara para norte, existe outra parede grande com braile (também para lá de dois pilares), ao leres essa parede com o Relicanth como 1º Pokémon e o Wailord como 6º, haverá um tremor de terra seguido de uma mensagem que te diz que aparentemente abriram-se portas algures. Isto desbloqueia as áreas do Regirock, Regice e Registeel – provavelmente já passaste por essas áreas, mas estavam fechadas. Agora, podes ler como apanhar cada um deles.

Regirock

Local: Desert Ruins

Voa para a Route 111 e dirige-te para norte, até ao Deserto com a tempestade de areia eterna. Agora vai para a direita e desce até encontrares a caverna do Regirock. É uma caverna rodeada de pedras. Lê a mensagem na parede da caverna, depois de a fechares, com as setas da 3DS carrega duas vezes para a direita e duas vezes para baixo e depois usa Strength para abrires a passagem para onde está o Regirock. Ele estará a nível 40.

Regice

Local: Island Cave

Voa para a Route 105 – a norte de Dewford Town. Agora faz surf no lado esquerdo dessa ilha e dirige-te para norte. Encontrarás a caverna do Regice. Agora lê a mensagem que está na parede e espera 2 minutos. Pelo sim, pelo não lê a mensagem, fecha-a e não te mexas. Espera apenas esses 2 minutos até a passagem abrir. Essa passagem revelar-te-à o Regice. Ele estará a nível 40.

Registeel

Local: Ancient Tomb

Ancient Tomb situa-se na Route 120, à direita de Fortree City. É mais fácil voares para a Route 121 e te dirigires sempre para a esquerda, até poderes subir umas escadas e para lá das ervas altas que encontrarás quando as subires está a caverna do Registeel. Lê a mensagem, vai para o centro da caverna e usa Fly. Isto desbloqueará a passagem para o Registeel. Ele estará a nível 40.

Regigigas

Local: Island Cave

Para teres o Regigigas precisas de ter o Regirock, Registeel e Regice na party, sendo que o Regice precisa de ter um nickname e agarrar num dos seguintes items: Snowball, Never-Melt Ice ou CasteliaCone. Voa para Pacifidlog e entra na casa à direita do Pokémon Center e fala com a rapariga dessa casa, ela irá contar-te histórias que o seu avô costumava contar-lhe. Voa para a Route 105, a norte de Dewford Town. Faz surf na extremidade esquerda dessa ilha e dirige-te para cima, para a Island Cave onde lutaste contra o Regice. Se tiveres os três Regis contigo, o Regice com nickname e a agarrar num dos items: Snowball, Never-Melt Ice ou CasteliaCone e se for durante o dia, quando entras na caverna deve haver um sismo e o Regigigas desafia-te.


Lugia e Ho-Oh (↑topo)

Local: Sea Mauville

Para encontrares o Lugia e Ho-Oh tens que ir a Sea Mauville. Leva contigo um Pokémon com Surf e Dive. Entras no Barco, vais para o interior do barco, desces até à água (dentro do barco) e usas dive. Agora, debaixo de água, vai para o centro desse mapa e vai pelas escadas que descem. É impossível usar a Dowsing Machine debaixo de água, por isso desce as escadas e anda de um lado para o outro no andar mais inferior que possas a carregar no A. Eis o local exacto:sea-mauvilleEsse objecto brilhante é o Scanner. Apanha-o e leva-o ao Captain Stern em Slateport City, em Slateport Harbor. Dependendo da tua versão ele dar-te-à o Clear Bell (OR) ou o Tidal Bell (AS). Agora, com esse item nas tuas mãos, volta a Sea Mauville, pois os respectivos portais revelar-se-ão. Para encontrares o Ho-Oh (OR), procura o portal no convés. Para encontrares o Lugia (AS), volta ao mesmo sítio onde encontraste o Scanner. Ambos os Pokémon estarão a nível 50.


Heatran (↑topo)

Local: Scorched Slab

Voa para Fortree City e sai da cidade pelo lado direito. Vais dar à Route 120. Continua para a direita e assim que vires as ervas altas, entra nelas e desce as escadas. Vais encontrar água, por isso faz Surf e vai para sudoeste. Depois entra na caverna que encontras dentro de água. Essa caverna chama-se Scorched Slab. Lá encontrarás a Flannery e ela vai dizer-te que estava nessa caverna à procura do Pokémon de fogo raro. A caverna não é muito longa e não requer qualquer HM, só o Surf para entrares nela. No final da caverna encontras um portal e interagir com esse portal faz com que apareça o Heatran a nível 50.


Raikou, Entei e Suicune (↑topo)

Local: Trackless Forest (Mirage Spot, perto de Rustboro City)

https://i0.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/raikou.gif?w=700https://i1.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/entei.gif?w=700https://i0.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/suicune.gif?w=700

Para que este Mirage Spot apareça, precisas de ter o Lugia ou o Ho-Oh na tua equipa. O Mirage Spot aparecerá perto de Rustboro City se tiveres um dos dois Pokémon na equipa. Dentro do Mirage Spot, encontrarás um portal que, ao interagires com ele, fará com que entres numa batalha com uma das Bestas Lendárias, dependendo dos minutos da hora. Para lutares contra o Raikou, tens que interagir com o portal entre o minuto :00 e :20 da hora; para lutares contra o Entei, tens que interagir com o portal entre o minuto :20 e :40; e para lutares contra o Suicune, tens que interagir com o portal entre o minuto :40 e :00. Os 3 Pokémon estarão a nível 50.


Uxie, Mesprit e Azelf (↑topo)

Local: Nameless Cavern (Mirage Spot perto de Sootopolis City)

https://i2.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/uxie.gif?w=700https://i0.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/mesprit.gif?w=700https://i1.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/azelf.gif?w=700

Para que este Mirage Spot apareça, precisas de ter 3 Pokémon na equipa com a felicidade no máximo. O Mirage Spot aparecerá perto de Sootopolis City se tiveres 3 Pokémon na equipa com a felicidade no máximo. Para saberes se os teus Pokémon têm a felicidade no máximo, vai a Verdanturf Town e na casa mais abaixo e mais à esquerda encontrarás uma senhora que avaliará a felicidade dos teus Pokémon. Se ela disser “It’s extremely friendly toward you. It couldn’t possibly love you more. It’s a pleasure to see!” é porque a felicidade desse Pokémon está no máximo.

Dentro do Mirage Spot encontrarás um portal que, ao interagires com ele, encontrarás o Uxie, Mesprit ou Azelf, dependendo da hora a que interages com esse mesmo portal. O Uxie pode ser encontrado entre as 20h00 e as 20h59; o Mesprit pode ser encontrado entre as 04h00 e as 19h59; e o Azelf pode ser encontrado entre as 21h00 e as 03h59. Os três Pokémon estarão a nível 50.


Dialga, Palkia e Giratina (↑topo)

Local: No céu (Distorção no céu a sul de Dewford Town)

https://i2.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/dialga.gif?w=700https://i1.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/palkia.gif?w=700https://i2.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/giratina.gif?w=700

Para que esta distorção no céu apareça, precisas de ter o Uxie, o Mesprit e o Azelf na tua equipa. A distorção no céu aparecerá a sul de Dewford Town quando tiveres os 3 Pokémon na equipa. Ao te aproximares dessa distorção, aparecerá uma mensagem que te pergunta se queres entrar lá dentro. Ao entrar entras numa batalha contra o Palkia se estiveres a jogar na versão Omega Ruby ou o Dialga se estiveres a jogar na versão Alpha Sapphire. Ambos os Pokémon estarão a nível 50. Para que essa distorção volte a aparecer, precisas de ter o Dialga e o Palkia na equipa, e ao entrar nessa distorção entrarás numa batalha contra o Giratina a nível 50.


Cresselia (↑topo)

Local: Crescent Island (Mirage Spot a sul de Ever Grande City)

https://i2.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/cresselia.gif?w=700

Usa a Eon Flute e procura este Mirage Spot. Ele aparecer ou não é aleatório, mas os Mirage Spots mudam diariamente, por isso se não encontrares volta a tentar no dia seguinte. Podes receber mais Mirage Spots ao ligares-te à Internet e actualizares o BuzzNav. A Cresselia estará a nível 50.


Cobalion, Terrakion e Virizion (↑topo)

Local: Pathless Plain (Mirage Spot perto de Pacifidlog Town)

https://i0.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/cobalion.gif?w=700https://i0.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/terrakion.gif?w=700https://i1.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/virizion.gif?w=700

Para este Mirage Spot aparecer precisas de ter três Pokémon na party com os seus EVs no máximo. Ao interagires com o portal presente nesse Mirage Spot, enfrentarás um destes três Pokémon dependendo do dia da semana. O Cobalion aparece aos Domingos, Quartas e Sextas; o Terrakion aparece às Terças e aos Sábados; e o Virizion aparece às Segundas e Quintas. Estes três Pokémon estarão todos a nível 50.


Tornadus, Thundurus e Landorus (↑topo)

Local: No Céu (Perto de Fortree City)

https://i0.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/tornadus.gif?w=700https://i0.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/thundurus.gif?w=700https://i0.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/landorus.gif?w=700

Para os encontrares precisas de ter um Castform na tua equipa. Usa a Eon Flute e voa para perto de Fortree City, e no céu verás uma nuvem negra. Entrando nela encontrarás o Tornadus se estiveres na versão Omega Ruby ou o Thundurus se estiveres na versão Alpha Sapphire. Estes Pokémon estarão a nível 50. Para encontrares o Landorus, terás que ter o Tornadus E o Thundurus na equipa para essa aparecer uma outra nuvem nega no mesmo sítio. Ao entrares nessa nuvem, entrarás numa batalha contra o Landorus, que estará a nível 50.


Reshiram, Zekrom e Kyurem (↑topo)

Reshiram e Zekrom

Local: Fabled Cave (Mirage Spot a sudeste de Mauville City)

https://i1.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/reshiram.gif?w=700https://i2.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/zekrom.gif?w=700

Para que este Mirage Spot apareça, precisas de ter um Pokémon a nível 100 na equipa. O Mirage Spot estará a sudeste de Mauville City. Ao entrar no Mirage Spot, encontrarás um portal e se interagires com esse portal encontrarás o Reshiram se estiveres a jogar na versão Omega Ruby ou o Zekrom se estiveres a jogar na versão Alpha Sapphire. Estes Pokémon estarão a nível 50.

Kyurem

Local: Gnarled Den (Mirage Spot perto de Fallarbor Town)

https://i0.wp.com/www.pkparaiso.com/imagenes/xy/sprites/animados/kyurem.gif?w=700

Para encontrares este Mirage Spot precisas de ter o Reshiram E o Zekrom na tua equipa. O Mirage Spot encontra-se perto de Fallarbor, desde que tenhas os dois Pokémon contigo. Neste Mirage Spot estará um portal que se interagires com ele, entrarás numa batalha contra o Kyurem a nível 50.