Capturar Pokémon

Encontrar Pokémon

sightingsEncontrar Pokémon é relativamente fácil. Basta andares pela rua e esperar que apareça algum Pokémon, mas há alguns truques para apanhar o Pokémon desejado. No canto inferior direito do ecrã está uma lista de “Sightings” (Avistamentos), que mostra quais são os 3 Pokémon mais próximos de ti. Quando clicas, mostra uma lista maior com até 9 Pokémon.

Entretanto, os Pokémon nem sempre estarão no mesmo lugar e podem novos aparecer. Se quiseres, podes clicar num Pokémon específico na lista Sightings e usar isto de forma a triangular a localização desse Pokémon.

Os Pokémon aparecem normalmente onde há erva a mexer, por isso, se vires que existe algum Pokémon nas redondezas e não sabes a sua localização, ir até a erva que move-se é a melhor acção.

Se usares um Incense ou o Lure Module das PokéStops, isto fará com que os Pokémon tenham maior probabilidade de aparecer.


Capturar Pokémon

Capturar Pokémon é o objectivo deste jogo, e quando vires um Pokémon selvagem, basta clicares nele para dares início a batalha. A batalha pode ser feita usando o fundo captado pela câmera do telefone ou pode ser desactivada, usando um fundo standard do jogo que muda consoante a localização e hora do dia.

Para capturares um Pokémon, só precisas mandar-lhe uma Pokébola. Isto requer que mires no Pokémon e mandes a Pokébola. Isto pode falhar, e a Pokébola pode ir noutra direcção. Quanto mais longo for o movimento, mais longe a bola irá. Podes também usar um truque de bola curva, ao girares a bola antes dela ser mandada, isto dará um pequeno bónus.

captureQuando vais capturar um Pokémon, se tocares na Pokébola, podes ver um círculo a tremer. Este círculo indica o quão difícil foi a captura.

  • Verde – Este Pokémon é fácil de capturar e não é provável que fuja da Pokébola
  • Amarelo – Este Pokémon é só um pouco mais difícil de capturar e pode fugir da Pokébola
  • Laranja – Este Pokémon é moderadamente mais difícil de capturar e pode fugir da Pokébola
  • Vermelho – Este Pokémon é bem difícil de capturar e é provável que fuja da Pokébola

Se mandas a bola quando o círculo corresponde ao círculo branco à volta do Pokémon, ganhas um bónus. Entretanto, quando menor o círculo, maior a chance de captura.

Aparentemente, se tiveres o Pokémon Go Plus, basta carregar no aparelho para capturar um Pokémon. O Plus irá vibrar quando um Pokémon aparecer e piscará em tom de verde. Basta carregar num botão para mandas um Pokébola, e consoante a vibração poderás saber se o Pokémon foi capturado ou não. Se piscar com várias cores é porque foi capturado, se for vermelho, é porque fugiu. Isto pode ser tudo feito sem teres que olhar para o telefone.


catchitemsItens Usados Durante a Captura

Quando vais captura um Pokémon, no canto inferior direito do telefone, podes acessar à Bag e usar um dos vários itens que tens a tua disposição. Estes itens podem ser encontrados nas PokéStops e podem ser comprados na loja do jogo. Existem Poké Ball, Great Ball, Ultra Ball, Razz Berry, Potion, Revive, Camera, entre vários outros itens que possuem diversas aplicações.


Experiência e Bónus de Captura

catchbonusQuando capturas um Pokémon irá receber várias coisas. Primeiro, irás receber sempre 100 Stardust e 3 Candies da linha evolutiva do Pokémon que capturaste. Entretanto, a coisa mais importante que irás receber é a experiência ganha, e podes aumentar essa experiência que recebes. Existem vários bónus consoante a forma de captura que fazes:

Bónus Método Experiência
Pokémon Capturado Capturar um Pokémon 100 XP
Novo Pokémon Capturar um Pokémon que não estava registado no Pokédex 500 XP
Nice Capturar um Pokémon quando o círculo colorido está próximo do círculo branco 10 XP
Great Capturar um Pokémon quando o círculo colorido tem metade do tamanho do círculo 50 XP
Excellent Capturar um Pokémon quando o círculo colorido é o menor possível 100 XP
Curveball Capturar um Pokémon com uma Pokébola curva 10 XP