Batalhas

As batalhas em Pokémon Conquest são por turnos, iniciando por sua equipe e depois a equipe do adversário, durante o seu turno é possível realizar diversas ações, como: movimentar o Pokémon, atacar, utilizar a habilidade do guerreiro, utilizar item ou não realizar ação alguma.

Movimentando

conquestmoveAo selecionar o Pokémon aparecerão áreas azuis que indicarão quais os locais que ele poderá mover, não podendo passar por obstáculos e terrenos.

No entanto, alguns tipos podem passar por certos obstáculos e ficar sobre diversos terrenos, como o tipo voador ou Pokémons com a habilidade “Levitate”, o tipo fogo pode atravessar obstáculos de fogo e ficar sobre a lava, e o tipo água pode ficar sobre terrenos de água.

Há a possibilidade de verificar as áreas que os Pokémons da equipe adversária podem se movimentar. Desse modo, é importante verificar o campo de batalha, analisar a área que a equipe adversária pode se locomover, e então se posicionar estrategicamente, para não dar oportunidade ao inimigo de te atacar no turno dele.

Luta

conquestfight

Selecionando o Pokémon pela segunda vez, aparecerão duas opções, “Fight” e “Wait”, selecionando a primeira opção, irá utilizar o golpe deste, como por exemplo o golpe do Charizard é Flamethrower, causando dano do tipo fogo nos 3 espaços à sua frente, e as estrelas refletem o poder do golpe do Pokémon.

O tipo do ataque também é considerado ao atacar o adversário, aplicando-se assim resistências e fraquezas dos tipos.

Ao selecionar a opção “Wait”, o Pokémon terá encerrado sua vez e não poderá mais ser selecionado até que encerre seu turno, portanto seja cauteloso ao selecionar essa opção.

Skills e Itens

conquestskill

Selecionando o Pokémon e, antes de movimentar ou atacar, pressionando a tecla X ou clicando com a stylus na janela “Warrior”, aparecerão essas opções, a primeira é a “Skill”, habilidade do guerreiro, como no caso da Ina, sua habilidade aumentará o alcance e os ataques do Empoleon não irão errar durante três turnos.

Utilize essas habilidades com cautela, pois cada habilidade pode ser utilizada uma vez durante a batalha (a não ser que tenha equipado o item Twice Lucky no guerreiro, neste caso ele poderá utilizar duas vezes a habilidade).

A segunda opção é o item carregado pelo guerreiro, podendo ser equipamento, consumível ou outro tipo, no caso de ser consumível poderá ser utilizado durante a batalha, como no caso a Potion, que ao ser selecionada irá recuperar a vida do Empoleon.

Menu

conquestmenu

Ao apertar a tecla Start ou selecionando com a stylus a janela “Menu”, irá abrir essa janela com as seguintes opções: Info, Settings, Run, Title Screen e Save.

A opção “Info” irá mostrar as informações de seus aliados e dos inimigos.

Em “Settings” é possível alterar as configurações do jogo, como velocidade do texto, áudio, velocidade da animação e velocidade da câmera.

Caso a batalha seja contra Pokémons selvagens, a opção “Run” estará disponível e será possível fugir da batalha assim como nos outros jogos.

Ao selecionar “Title Screen” retornará à tela de título do jogo, e “Save” irá salvar durante a batalha. Uma opção é salvar no começo da batalha, e caso esteja em desvantagem retornar a tela de título e continuar a partir do save, tome cuidado ao selecionar essa opção de save, pois o jogo somente tem um slot, portanto será obrigado a terminar a batalha.

Na tela de Menu também aparecerão as condições de vitória e derrota.

Encerrando o turno

Por fim, após atacar com todos os Pokémons de seus guerreiros ou selecionar a opção “Wait”, o turno será encerrado automaticamente, mas caso queira encerrar o turno sem realizar qualquer ação, é possível selecionar a opção “End Turn” e confirmar.sora-sig

Deixar uma resposta