Effort Values (EVs)

Esta página vai ser um guia básico sobre Effort Values, que vou a partir de agora começar a chamar pelo acrónimo EVs.
Se não fazes a mínima ideia do que são, nem dominas completamente conceitos como Super Training, PokéRus ou Horde Training, vieste ao sítio certo!
No entanto é um processo difícil de compreender à primeira, mas depois de posto em prática, vais ver que o dominas na perfeição após algumas horas de treino!

Noções Básicas

O que é um “EV”?

EV, como já mencionei, significa Effort Value (Literalmente traduzido, Valor de Esforço e traduzido de uma maneira mais amigável, Ponto de Esforço)
Estes EVs são valores que definem o stats que os teus Pokémon ganham após fazerem Level Up, mas já falamos disso depois.
Primeiro tens de saber que estes EVs são ganhos acompanhados da Exp. ganha em batalha. Vou dar dois exemplos:

  • Vencer um Rattata daria, a todos os que receberam a Exp. dessa batalha, +1 Effort Value de Speed.
  • Vencer um Aron daria, a todos os que receberam a Exp. dessa batalha, +1 Effort Value de Defense

Como é que os EVs influenciam os stats?

Por cada 4 EVs que o Pokémon tem num stat, o Pokémon ganha +1 nesse stat.
Por isso, com o que vimos antes, vamos usar um… Um Mudkip como exemplo. Se um Mudkip derrotar 4 Rattata, o que lhe daria 4 EVs de Speed, isso aumentaria a sua Speed por 1; uma vez que por cada Rattata ele recebe 1 EV de Speed e 4 EVs de Speed fazem +1 para o Speed.

Nota importantíssima! Esta contagem é feita apenas no nível 100.
“Então os EVs só importam no nível 100?” – Não. O que acontece é que os EVs em níveis mais baixos não se manifestam tanto; quero dizer, manifestam-se mas não numa quantidade exata. Basicamente; eles influenciam nos níveis mais baixos mas é muito difícil calcular a influencia que têm por cada nível, por isso o valor de referência que se usa é que a nível 100, por cada 4 EVs que um Pokémon tem num certo stat, +1 stat é posto nos stats máximos, ou seja, nível 100.

Então posso adicionar EVs ao meu Pokémon infinitamente até ele ter 999 em todos os stats?

Não, cada Pokémon só pode ter 252 EVs em cada stat, e o máximo de EVs que pode ter ao total é 510; o que dá em 252 em dois stats diferentes e mais 4 noutros ao total.

Estão a acompanhar até agora? Então vamos ver: Se cada Pokémon só pode ter 252 EVs e se cada 4 EVs que ele tem vai aumentar o seu stat por 1; significa que o máximo de stats que ele pode ter aumentados pelos EVs que tem nesse mesmo stat é de +63.

Então só devia treinar o meu Pokémon quando ele estiver a nível 100?

Bem, é impossível responder definitivamente a esta pergunta; mas para os iniciantes (Como as pessoas que leem isto) será melhor esta resposta simples com duas razões: A melhor maneira de treinar um Pokémon é assim que o consegues, por duas razões:

Um Pokémon ganha EVs em conjunto com a experiência que ganha. Ao treinares o teu Pokémon se cuidado, apenas pelos níveis (Como acontece em treino regular), estarás a dar ao teu Pokémon EVs que não quererias dar-lhe para competição ou apenas optimização de um Pokémon. Poderão ser retirados tais EVs mais tarde, mas é um processo relativamente demoroso e por tanto não é aconselhável fiar-se nele quando pode apenas evitar-se o ganho de EVs desnecessários
– A partir do nível 100, os Pokémon não ganham mais experiência e consequentemente; será mais difícil fazer com que um Pokémon ganhe EVs (Ainda existem alguns métodos para tratar desses casos, sendo o mais famoso introduzido na Gen VI, o Supertraining)

Sei que os stats podem aumentar por mais 63 pontos no máximos; mas quais são as vantagens dos EVs?

Bem, como sei que só palavras acaba por entediar; vou agora mostrar o quanto os EVs afetam um Pokémon e os seus stats IMENSO.

286MSBreloom
Stats Não treinado Treinado
HP 281 261
Attack 341 394
Defense 228 196
Sp. Attack 164 140
Sp. Defense 166 157
Speed 192 239

Presta atenção ao Attack e à Speed do Breloom treinado. Estes são os stats essenciais para um Pokémon que foi feito para não durar muito em combate, mas atacar primeiro e com muita força, que é esse o potencial para um Breloom que tem o Attack alto, uma grande variedade de moves e a sua habilidade Technician também o ajudam nisso! (Mas deixo esta Análise Competitiva para outra altura.. Não me posso deixar levar!)
Neste caso foram 252 EVs para o Attack, 252 EVs para a Speed e o que restava, 4, costumam ir para um dos stats defensivos ou para o HP, eu escolhi Sp. Def.
O que quero dizer aqui é que ao especializar este Breloom para estes dois stats, obtenho dele o melhor rendimento possível em campo, e é isto que se quer de um Pokémon “Competitivo”!

Aliás, outros Pokémon têm mais opções de EVs, como por exemplo estes dois Gliscor que foram treinados para assumirem posições diferentes, com as mesmas Natures; diferenciando apenas os EVs:

472MSGliscor
Stats Ofensivo Defensivo
HP 292 354
Attack 317 248
Defense 349 349
Sp. Attack 113 113
Sp. Defense 186 187
Speed 226 226

Como vêem, o primeiro Gliscor foi criado para tomar uma posição mais baseada em fazer buracos no adversário e aproveitar o máximo de um Swords Dance; enquanto que o último está mais focado em continuar em campo com Roost. (O Gliscor ofensivo também usaria Roost, tal como o Gliscor defensivo usaria Swords Dance, mas queria aqui salientar a diferença de jogo entre ambos!)
São duas posições diferentes, e os EVs aqui determinam o que faz o Pokémon.

Nota: Nem todos os Pokémon têm esta versatilidade em termos competitivos. Por entretenimento, podem fazer outros sets para Pokémon que têm apenas um potencial apenas; mas em termos competitivos, poderá não ser a melhor escolha.. Mas encorajo fortemente a criatividade!

Quando seria a melhor altura para começar a treinar os EVs do meu Pokémon?

Primeiramente: Temos de ter em conta o simples facto de que os Pokémon ganham os EVs com a experiência que ganham. Logo, um Pokémon a nível 100 (que não consegue nenhuma experiência dos combates) não poderá receber EVs; a não ser que sejam usados outros métodos. (Caso seja um Pokémon de nível 100, existem outras possibilidades que vou referir no tópico seguinte)

No entanto, um Pokémon deveria ter os seus EVs treinados desde o momento em que nasce/é capturado, uma vez que tem os seus EVs no mínimo e será mais fácil começar do inicio.
Parece demorado andar a derrotar Pokémon selvagens até conseguir todos os EVs, como posso acelerar o processo?
Este será o tópico mais longo, portanto vou dividi-lo em algumas partes.
1º – Power Items
Existem itens que ajudam a tornar o treino muito mais rápido, chamados de forma comum de “Power Items”. Podem ser obtidos no Battle Resort, a preço de alguns Battle Points.
Ícone Item Efeito quando equipado
machobrace Macho Brace Duplica a quantidade de EVs recebidos após uma batalha, reduzindo a Speed do Pokémon para metade.
powerweight Power Weight Adiciona +4 EVs ao HP, mais os EVs normais recebidos em batalha, reduzindo a Speed do Pokémon para metade.
powerbracer Power Bracer Adiciona +4 EVs ao Attack, mais os EVs normais recebidos em batalha, reduzindo a Speed do Pokémon para metade.
powerbelt Power Belt Adiciona +4 EVs à Defense, mais os EVs normais recebidos em batalha, reduzindo a Speed do Pokémon para metade.
powerlens Power Lens Adiciona +4 EVs ao Sp. Attack, mais os EVs normais recebidos em batalha, reduzindo a Speed do Pokémon para metade.
powerband Power Band Adiciona +4 EVs à Sp. Defense, mais os EVs normais recebidos em batalha, reduzindo a Speed do Pokémon para metade.
poweranklet Power Anklet Adiciona +4 EVs à Speed, mais os EVs normais recebidos em batalha, reduzindo a Speed do Pokémon para metade.

Nota: A redução de Speed não tem nada a ver com os EVs, a redução do Speed é feita durante a batalha. (Como se o Pokémon tivesse sido atingido com um Scary Face)

Basicamente, o que estes itens fazem é dar um bónus de EVs ao Pokémon, em conjunto com os EVs já recebidos normalmente.
Exemplo simples:
Se o meu Oshawott derrotasse um Aron e estivesse equipado com uma Macho Brace, recebe +2 EVs de Defense, uma vez que receberia +1 normalmente.
No entanto, se o meu Oshawott derrotar um Aron enquanto está equipado com uma Power Weight, ganhará +1 EV para a sua Defense e +4 para o seu HP, graças ao Power Weight. Se for um Power Belt, que dá +4 EVs de Defense, serão +5 EVs, contando o +1 Ev que se ganha naturalmente por derrotar o Aron.

2º – Vitamins
As Vitamins são itens consumíveis, conseguidos á medida da jornada espalhados por toda a região; mas podem ser comprados por um preço considerável nas grandes superfícies.

Ícone Item Efeito
hpup HP Up Adiciona +10 HP EVs.
protein Protein Adiciona +10 Attack EVs
iron Iron Adiciona+10 Defence EVs
calcium Calcium Adiciona+10 Special Attack EVs
zinc Zinc Adiciona+10 Special Defence EVs
carbos Carbos Adiciona +10 Speed EVs

Estes itens são diferentes dos anteriores, em que não se equipam, mas em vez disso são usados no Pokémon, adicionando +10 do stat correspondente. Isto seria simples, se estes itens deixassem de ter efeito a partir do momento em que o Pokémon tem 100 EVs no stat correspondente.
Por tanto, ao serem usados num Pokémon cujo stat tenha mais de 100 EVs, não terá mais efeito, e a partir daí terão que ser usados outros métodos.

3º – Wings
Wings podem der obtidas no Super Training, em certos regimes de treino.

Ícone Item Efeito
healthwing Health Wing Adiciona +1 HP EV.
musclewing Muscle Wing Adiciona +1 Attack EV.
resistwing Resist Wing Adiciona +1 Defense EV.
geniuswing Genius Wing Adiciona +1 Special Attack EV.
cleverwing Clever Wing Adiciona +1 Special Defense EV.
Bag_Swift_Wing_Sprite Swift Wing Adiciona +1 Speed EV.

Estes itens são usados para acertar EVs, como por exemplo, os 4 EVs que restam ao treinarem os 252 em cada stat. No entanto, estes itens não têm o limite de 100 EVs existente nas Vitamins, por tanto podem ser usadas até atingir os 252 EVs.

4º – PokéRus

O que é o PokéRus? PokéRus é uma doença benigna do mundo Pokémon, muito explorada nos jogos, que duplica os EVs ganhos por um Pokémon em batalha.

É passada de Pokémon para Pokémon de duas formas: Ou por um ataque com contacto, como Tackle e Dragon Claw, por exemplo, ou por um Pokémon infetado estar no mesmo Party que o resto.

Ao contrário do que parece, esta doença não é contagiosa eternamente. Tem um período de infeção, em que é indicada com o banner roxo. Após esse período, que são três dias reais, o banner muda para um símbolo redondo, indicando que a doença se mantém e os seus efeitos também MAS o Pokémon não poderá infetar mais nenhum Pokémon.

Esta doença é facilmente conseguida por WonderTrade, uma vez que os jogadores tendem a enviar para lá Pokémon com essa doença tão útil, de modo a ser passada a mais pessoas.

O PokéRus é aplicado apenas em batalhas (Não tem efeito no consumo de itens) e o seu efeito duplicador vem sempre em último nos cálculos, como irei exemplificar mais tarde.

5º – Super Training

O Super Training é um lugar onde se podem aumentar os EVs de um Pokémon através de jogos. De maneira básica, esses jogos têm 6 categorias, uma por cada stat respetivo: HP, Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed. Cada stat tem três níveis de treino diferentes, com dificuldades diferentes; cada um dando diferentes números de EVs: O Lv. 1 dá 4 EVs no stat respetivo, o Lv. 2 dá 8 EVs e o Lv. 3 dá 12 EVs.

Estes treinos também dão prémios, e usar o Super Training com um Pokémon com os EVs no máximo desbloqueia um nível “secreto”, com prêmios muito úteis.

Muito bem, todos os truques aprendidos. Agora, hora da matemática!

Vamos começar por cálculos simples.

-Temos um Ambipom. Esse Ambipom vence uma batalha contra um Shinx (Que dá 1+ EV de Attack). No entanto, o Exp. Share estava ligado e na equipa estava um Aron de Lv. 10. Quantos EVs foram ganhos nessa batalha?

Neste caso, o Ambipom ganhou 1 EV para o stat de Attack e o Aron, como também recebeu a experiência, também recebeu 1 EV de Attack. Não te esqueças: Os EVs são dados com a experiência.

-Temos um Ambipom, que tem equipada uma Power Band. Esse Ambipom vence uma batalha contra um Shinx. Quantos EVs ganhou nessa batalha?

A resposta é: 1 EV de Attack e 4 EVs de Special Defense. Se tiveste dúvidas nesta, vai ver o quadro dos Power Items acima!
O cálculo será este:

(EVs ganhos com o Pokémon normalmente) + (4 EVs correspondentes ao Power Item)

-Temos um Ambipom, equipado com um Power Lens. Esse Ambipom vence uma batalha contra um Shinx. No entanto, o Exp. Share estava ligado e na equipa estava um Aron de Lv. 10. Quantos EVs foram ganhos nessa batalha?

O Ambipom ganhou 1 EV de Attack e 4 EVs de Sp. Attack, enquanto que o Aron ganhou apenas 1 EV de Attack; uma vez que qualquer bónus ganho pelo Pokémon não vai ser transmitido a outro Pokémon, a não ser que este também tenha o Power Item equipado ou tenha PokéRus.

-Temos um Ambipom, equipado com um Power Bracer e infetado com PokéRus. Ganhou uma batalha contra um Shinx. Quantos EVs ganhou nessa batalha?

Foram ganhos 10 EVs de Attack! Se repararem, desta vez ele tinha um Power Bracer e o efeito do PokéRus vem sempre em último. O cálculo seria o seguinte:

(1 EV de Attack + 4 EVs de Attack) × 2

Após isto, espero que seja mais fácil compreender estes cálculos que já são fáceis de entender! E com estas operações passamos então ao finalizar deste guia: Horde Battles!

E o que é isso de Horde Battles? E como posso aproveitá-las?

Horde Battles são batalhas que podem ser desencadeadas ao acaso, a cada batalha selvagem, ou podem ser desencadeadas com o move Sweet Scent ou o usando o item Honey numa área em que se podem encontrar Pokémon selvagens.
Como viram no último cálculo, conseguimos 10 EVs por apenas um Shinx, usando o PokéRus e o Power Item correspondente ao stat que queriamos.

Em cada Horde Battle, existem 5 Pokémon. Se por cada Pokémon conseguimos 10 EVs de um stat… Conseguimos, por cada Horde Battle, 50 EVs!
Isto faz com que o EV training seja muito mais rápido, se aplicarmos tudo o que aprendemos neste guia! É um processo fácil e não tão chato, se soubermos como controlar todos os fatores; e foi isso que aprendemos neste guia!

Termino então este guia, com um desejo de muito boa sorte para os vossos futuros treinos! Agradeço-vos que ponham qualquer dúvida que tenham, seja em termos pessoais, ou de linguagem ou de dúvida num procedimento, que eu e a equipa podemos responder e melhorar o guia, de forma a ser o mais acessível possível.

4 thoughts on “Effort Values (EVs)

Deixar uma resposta