Dynamax


Introduzida em Pokémon Sword&Shield, Dynamax é um novo elemento nas batalhas dos jogos da região de Galar! Dynamax é uma transformação que pode ser utilizada pelos treinadores que tiverem um Dynamax Band, aumentando drasticamente o tamanho do Pokémon, além de alterar seus golpes e aumentar seu HP durante a batalha, mas dura por 3 turnos ou até o Pokémon ser trocado.

Esta transformação pode ser ativada somente em locais conhecidos como Power Spots, onde os Gym Stadiums foram construídos, e nos Pokémon Dens, locais que estão espalhados pelas Wild Areas (onde o jogador poderá participar de uma Max Raid Battle).


Dynamax Band

Este acessório foi criado por Oleanna quando era pesquisadora, permitindo que o Pokémon do treinador realize a transformação Dynamax e utilize Max Moves.


Dynamax e Max Moves

Como dito acima, a transformação aumenta drasticamente o tamanho do Pokémon, altera seus golpes (Max Moves) e aumenta seu HP em batalha (com exceção de Shedninja).

A quantidade de HP aumentada ao transformar dependerá do Dynamax Lv. do Pokémon, o qual pode ser aumentado com Dynamax Candy, o Pokémon terá um aumento de 50% do HP, e, a para cada Dynamax Lv. receberá mais 5%, totalizando 100% HP.

Os demais stats, a habilidade e o item que o Pokémon estiver carregando não serão alterados. Enquanto estiver com a transformação ativada, todos os golpes do Pokémon serão alterados para Max Moves correspondente ao tipo do golpe e sua categoria, além disso, Dynamax será ativada no início do turno antes dos outros golpes serão executados.

Para todos os efeitos baseados na porcentagem do HP máximo do Pokémon em sua forma Dynamax, será considerado seu HP máximo em sua forma normal. No entanto, o aumento de dano do ataque Brine terá como base o HP do Pokémon em sua forma Dynamax.

Ademais, quando a transformação acabar, o HP do Pokémon será ajustado na mesma proporção que foi aumentado, portanto, se com a transformação o HP do Pokémon aumentou de 100 para 200 e, se o Pokémon em sua forma Dynamax ficou com 100 de HP antes da transformação acabar, o Pokémon ficará com 50 de HP ao voltar à sua forma normal.

Além disso, Zacian, Zamazenta e Eternatus não podem realizar a transformação Dynamax.

Durante a transformação, o Pokémon ficará imune a:

  • Flinch – mas, Fake Out ainda causará dano ao Pokémon;
  • Ataques com poder baseado no peso do Pokémon, como Low Kick e Heavy Slam;
  • Golpes que removem berries, como Pluck, Bug Bite, Incinerate;
  • OHKO (One-hit knockout): Fissure, Sheer Cold, Horn Drill e Guillotine;
  • Destiny Bond;
  • Golpes que trocam de habilidade com o usuário, como Skill Swap;
  • Ataques que mudam a habilidade do alvo ainda funcionarão, como Gastro Acid e Worry Seed;
  • Ataques forçam o alvo a ser trocado, como Roar e Whirlwind;
  • O Dynamax Pokémon ainda poderá ser trocado pela habilidade Emergency Exit ou o item Eject Button. Contudo, o item Red Card não terá efeito no Dynamax Pokémon, apesar de ainda ser gasto.
  • Os Max Moves poderão ser utilizados mesmo que o ataque correspondente tenha sido desabilitado por Disable ou pela habilidade Cursed Body;
  • Os golpes Encore e Instruct não terão efeito no Dynamax Pokémon;

Os Choice itens (Band, Scarf e Specs) temporariamente não funcionarão enquanto o Pokémon estiver transformado, além disso as habilidades Gorilla Tactics e Sheer Force também não funcionarão. No entanto, Assault Vest não permitirá que o Dynamax Pokémon utilize Max Guard;

Se o Dynamax Pokémon for incapaz de utilizar qualquer ataque, atacará com Struggle.

O ataque Transform e a habilidade Imposter somente copiarão a forma e os golpes base do Dynamax Pokémon, mas o usuário poderá utilizar a transformação Dynamax. Ainda, o golpe Copycat somente copiará o ataque base do respectivo Max Move utilizado.


Max Moves

Todos os golpes do Dynamax Pokémon serão alterados para seus respectivos Max Moves, os quais são mais poderosos e possuem um efeito secundário. O tipo, a categoria (físico, especial ou de status) e o poder base do Max Move dependerá do correspondente golpe base, e, se o tipo do golpe base for alterado por algum ataque, como Weather Ball, ou habilidade, como Pixilate, o Max Move também terá seu tipo alterado. No entanto, golpes da categoria de status virarão o Max Move do tipo Normal, Max Guard.

O dano dos Max Moves e seus efeitos secundários não poderão ser protegidos totalmente por golpes como Protect e Spiky Shield, somente pelo Max Move, Max Guard! Além disso, os efeitos secundários dos Max Moves poderão afetar o alvo e o aliado deste que estiverem com Substitute ativo. Ainda, Max Moves nunca erram, a não ser que o alvo esteja em estado de semi-invulnerabilidade, como ao usar Bounce, Sky Drop ou Dig.

TipoMax MoveEfeito secundário
Max StrikeDiminui o Speed do alvo em -1
Max GuardProtege contra todos os golpes, inclusive Max Moves.
Max KnucleAumenta o Atk. do usuário e de seus aliados em +1.
Max AirstreamAumenta o Speed do usuário e de seus aliados em +1.
Max OozeAumenta o Sp. Atk. do usuário e de seus aliados em +1.
Max QuakeAumenta a Sp. Def. do usuário e de seus aliados em +1.
Max RockfallCria o efeito de “Sandstorm” por 05 turnos.
Max FlutterbyDiminui o Sp. Atk. do alvo em -1.
Max PhantasmDiminui a Def. do alvo em -1.
Max SteelpikeAumenta a Def. do usuário e de seus aliado em +1.
Max FlareCria o efeito de “Sunny Day” por 05 turnos.
Max GeyserCria o efeito de “Rain Dance” por 05 turnos.
Max OvergrowthCria o efeito de “Grassy Terrain” por 05 turnos.
Max LightningCria o efeito de “Electric Terrain” por 05 turnos.
Max MindstormCria o efeito de “Psychic Terrain” por 05 turnos.
Max HailstormCria o efeito de “Hail” por 05 turnos.
Max WyrmwindDiminui o Atk. do alvo em -1.
Max DarknessDiminui a Sp. Def. do alvo em -1.
Max StarfallCria o efeito de “Misty Terrain” por 05 turnos.

Como dito, o poder do Max Move, em regra, considera o poder do golpe base correspondente, no entanto, há algumas exceções. As tabelas a seguir contêm os respectivos poderes dos Max Moves:

  • MAX STRIKE
GolpesPoder do Max Move
Bind
Echoed Voice
Fake Out
False Swipe
Feint
Fury Attack
Hold Back
Pay Day
Pound
Quick Attack
Scratch
Tackle
Wrap
90
Cut
Fury Swipes
Rapid Spin
Snore
Super Fang
Spit Up
100
Swift
Round
Covet
Vise Grip
110
Horn Attack
Headbutt
Facade
Headbutt
Slash
Retaliate
Stomp
120
Endeavor
Crush Claw
Body Slam
Flail
Extreme Speed
Mega Punch
Relic Song
Slam
Strength
Take Down
Tail Slap
Uproar
Tri Attack
Weather Ball
130
Crush Grip
Head Charge
Last Resort
Mega Kick
Skull Bash
Boomburst
Double-Edge
Thrash
Techno Blast
140
Explosion
Giga Impact
Hyper Beam
Self-Destruct
150

O golpe Multi-Attack de Silvally possui terá o poder de 95, além de mudar de tipo de acordo com a Memory que estiver carregando.

  • MAX KNUCLE
GolpesPoder do Max Move
Mach Punch
Rock Smash
Power-Up Punch
Vacuum Wave
Arm Thrust
70
Seismic Toss
Counter
75
Double Kick
Force Palm
Revenge
Circle Throw
Triple Kick
Storm Throw
80
Vital Throw
Low Sweep
85
Aura Sphere
Brick Break
Cross Chop
Drain Punch
Body Press
Flying Press
Dynamic Punch
Hammer Arm
Sacred Sword
Submission
90
Close Combat
Superpower
High Jump Kick
Focus Blast
95
Reversal
Focus Punch
Final Gambit
Low Kick
Meteor Assault
100
  • MAX AIRSTREAM
GolpesPoder do Max Move
Peck
Gust
90
Acrobatics
Wing Attack
Pluck
Air Cutter
Aerial Ace
110
Chatter120
Air Slash
Beak Blast
Drill Peck
Fly
Bounce
130
Sky Attack
Brave Bird
Hurricane
140
  • MAX OOZE
GolpesPoder do Max Move
Acid
Acid Spray
Smog
Poison Sting
70
Poison Tail
Poison Fang
Clear Smog
75
Venoshock
Cross Poison
Sludge
85
Sludge Bomb
Sludge Wave
Poison Jab
90
Gunk Shot
Belch
95
  • MAX QUAKE
GolpesPoder do Max Move
Sand Tomb
Mud-Slap
90
Bulldoze
Mud Shot
110
Bonemerang
Bone Rush
Drill Run
Dig
Earthquake
Earth Power
Fissure
Stomping Tantrum
High Horsepower
130
  • MAX ROCKFALL
GolpesPoder do Max Move
Rollout90
Rock Throw
Smack Down
100
Ancient Power
Rock Tomb
110
Rock Blast
Rock Slide
Power Gem
Stone Edge
130
Head Smash
Rock Wrecker
150
  • MAX FLUTTERBY
GolpesPoder do Max Move
Infestation
Fury Cutter
90
Fell Stinger
Struggle Bug
100
Bug Bite110
U-Turn120
Bug Buzz
Attack Order
Pin Missile
Lunge
Leech Life
First Impression
X-Scissor
Pollen Puff
130
Megahorn140
  • MAX PHANTASM
GolpesPoder do Max Move
Shadow Sneak
Lick
Astonish
90
Nightshade100
Shadow Punch110
Shadow Claw
Hex
120
Phantom Force
Shadow Ball
130
  • MAX STEELPIKE
GolpesPoder do Max Move
Bullet Punch90
Metal Claw
Metal Burst
100
Steel Wing
Smart Strike
120
Anchor Shot
Flash Cannon
Gear Grind
Heavy Slam
Gyro Ball
Iron Tail
Iron Head
Meteor Mash
130
Steel Beam140
  • MAX FLARE
GolpesPoder do Max Move
Fire Spin
Ember
90
Flame Charge100
Incinerate
Flame Wheel
110
Fire Fang120
Blaze Kick
Fire Punch
Fire Lash
Fire Pledge
Flamethrower
Heat Crash
Heat Wave
Inferno
Mystical Fire
130
Burn Up
Overheat
Fire Blast
Flare Blitz
Pyro Ball
140
Blast Burn
Eruption
Shell Trap
150
  • MAX GEYSER
GolpesPoder do Max Move
Water Gun
Water Shuriken
Aqua Jet
Whirlpool
90
Water Pulse110
Bubble Beam
Brine
Octazooka
120
Dive
Crabhammer
Fishionus Rend
Razor Shell
Scald
Snipe Shot
Muddy Water
Liquidation
Water Pledge
Surf
Waterfall
130
Hydro Pump140
Water Spout
Hydro Cannon
150
  • MAX OVERGROWTH
GolpesPoder do Max Move
Absorb
Branch Poke
Snap Trap
Mega Drain
90
Vine Whip100
Razor Leaf
Magical Leaf
110
Trop Kick
Leaf Tornado
120
Bullet Seed
Apple Acid
Giga Drain Energy Ball
Drum Beating
Grass Knot
Grav Apple
Horn Leech
Grass Pledge
Seed Bomb
Leaf Blade
Petal Blizzard
130
Petal Dance
Power Whip
Leaf Storm
Solar Beam
Wood Hammer
140
Frenzy Plant150
  • MAX LIGHTNING
GolpesPoder do Max Move
Thunder Shock
Nuzzle
90
Charge Beam100
Shock Wave
Electroweb
110
Parabolic Charge
Volt Switch
Thunder Fang
Spark
120
Bolt Beak
Electro Ball
Overdrive
Thunder Punch
Discharge
Thunderbolt
Wild Charge
Zing Zap
130
Thunder
Volt Tackle
Zap Cannon
Aura Wheel
140
  • MAX MINDSTORM
GolpesPoder do Max Move
Confusion
Mirror Coat
100
Psybeam
Psycho Cut
120
Extrasensory
Psychic
Dream Eater
Psychic Fangs
Psyshock
Stored Power
Zen Headbutt
130
Future Sight140
  • MAX HAILSTORM
GolpesPoder do Max Move
Ice Shard
Powder Snow
90
Icy Wind
Avalanche
Frost Breath
110
Aurora Beam
Ice Fang
Freeze-Dry
120
Ice Beam
Ice Hammer
Icicle Spear
Icicle Crash
Ice Punch
Sheer Cold
130
Blizzard140
  • MAX WYRMWIND
GolpesPoder do Max Move
Twister90
Dragon Breath
Dragon Tail
Breaking Swipe
110
Dragon Claw
Dragon Darts
Dragon Pulse
Dragon Rush
Dual Chop
130
Clanging Scales
Outrage
Draco Meteor
140
  • MAX DARKNESS
GolpesPoder do Max Move
Payback
Fling
Beat Up
100
Assurance
Brutal Swing
Snarl
Thief
Bite
110
Sucker Punch
Knock Off
Night Slash
120
Crunch
False Surrender
Dark Pulse
Foul Play
Jaw Lock
Throat Chop
Power Trip
130
  • MAX STARFALL
GolpesPoder do Max Move
Fairy Wind
Disarming Voice
90
Draining Kiss100
Dazzling Gleam
Moonblast
Play Rough
Spirit Break
Strange Steam
130


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