Análise competitiva: Tyranitar


Stats
Tyranitar

Mega Tyranitar
HP100100
Attack134164
Defense110150
Special Attack9595
Special Defense100120
Speed6171

 

Fraquezas e Resistências:
Fraco contra (*2) photo Grass_zpsfnyh2z4c.png photo Water_zpsrhrqg2at.png photo Steel_zps3mctcxav.png
Muito fraco contra (*4)
Resistente contra (*0.5) photo Fire_zpshznr5vmz.png
Muito resistente contra (*0.25)
Imune contra (*0)

 


Habilidades:

Tyranitar:

  • Sand Stream: ao entrar em campo, ativa o efeito de “Sandstorm” por 05 turnos (08 se estiver com o item Smooth Rock), causando dano (1/16 do HP máximo) no final de cada turno aos Pokémon que não forem dos tipos Steel, Rock ou Ground. Além de aumentar em 50% a Sp. Def. dos Pokémon do tipo Rock que estiverem em campo.
  • Unnerve (hidden ability): impede o Pokémon adversário de ingerir a berry que estiver carregando.

Mega Tyranitar

  • Sand Stream.

Análise

Mega Tyranitar@Tyranitarite

Nature: Adamant (+Atk., -Sp.Atk) / Jolly (+Speed, -Sp. Atk.)

EVs: 252 Atk., 4HP/Def./Sp.Def., 252 Speed

Habilidade: Sand Stream

  1. Dragon Dance: aumenta Atk. e Speed em +1 por uso.
  2. Stone Edge / Rock Slide: ambos são STAB do tipo Rock, eficazes contra os tipos Fire, Flying, Bug e Ice. Stone Edge possui 100 de poder e 80% precisão, com chance de causar dano crítico, enquanto que Rock Slide tem 75 de poder e 90% precisão, com 30% chance de causar flinch no adversário.
  3. Crunch/Pursuit: STABs do tipo Dark eficazes contra os tipos Ghost e Psychic, Crunch possui 80 de poder e 100% precisão, com 20% chance de reduzir a Def. do adversário em -1, enquanto que Pursuit possui 40 de poder, no entanto, dobra o seu poder se o oponente trocar de Pokémon, atacando o alvo antes da troca (se Tyranitar atacar depois do adversário usar U-Turn, Volt Switch ou Parting Shot, Pursuit terá o seu poder dobrado).
  4. Earthquake/Fire Punch/Ice Punch: a primeira opção é um poderoso golpe do tipo Ground, eficaz contra os tipos Fire, Poison, Rock, Steel e Electric, com 100 de poder e de precisão. A segunda opção é ideal para lidar contra Pokémon do tipo Grass, Bug, Steel e Ice, com 75 de poder e 100% precisão, com 10% chance de deixar o adversário com status burn. E a última opção é eficaz contra Pokémon do tipo Dragon, Flying e Grass, com 75 de poder, 100% precisão e 10% chance de deixar o oponente frozen.

Mega Tyranitar é um poderoso Pokémon com stats base altos: 164 de Atk., 150 Def. e 120 Sp. Def, além de ter sua Sp. Def. aumentada se estiver sob efeito de Sand Stream, é preferível nature Jolly para aumentar sua Speed, e EVs em Atk. e Speed.

Dragon Dance é ótimo para aumentar ainda mais seu Atk., e aumentar sua Speed, é um egg move, sendo necessário breedar com Axew, Fraxure ou Haxorus que tenha este golpe. Quanto os STABs do tipo Rock, é uma questão de preferência, Stone Edge é muito mais poderoso com chance de crítico, porém, com 80% de precisão é possível que erre o ataque algumas vezes, enquanto que Rock Slide é uma escolha mais fraca, mas tem uma 90% de precisão, além da chance de causar flinch (muito útil em Double Battles).

Pursuit é uma opção situacional, sendo muito poderosa se utilizado contra um Pokémon que esteja em desvantagem contra Mega Tyranitar e tente trocar, em contrapartida, Crunch possui o dobro de poder base de Pursuit e é menos situacional, além da possibilidade de reduzir a defesa do oponente. Para ensinar Pursuit à Tyranitar, é necessário breedar um com Treecko, Grovyle ou Sceptile com esse golpe.

Fire Punch, assim como Pursuit, é mais situacional e eficaz contra Pokémon como Skarmory, Ferrothorn e Scizor, e Ice Punch é ideal contra Garchomp, Rayquaza, Dragonite e Zygarde. Enquanto que Earthquake é excelente contra diversos Pokémon e uma escolha mais poderosa.

DanceTyranitarLum Berry Chople Berry /  Choice Scarf

Nature: Adamant (+Atk., -Sp.Atk) / Jolly (+Speed, -Sp. Atk.)

EVs: 252 Atk., 4HP/Def./Sp.Def., 252 Speed

Habilidade: Sand Stream

  1. Dragon Dance/Fire Punch/Ice Punch
  2. Crunch
  3. Earthquake
  4. Rock Slide/Stone Edge

Os mesmos movimentos da composição anterior, buscando uma oportunidade para utilizar Dragon Dance e aumentar seu Atk. e Speed, porém, com uma Lum Berry é possível se livrar de burn/paralyze/poison/confusion (tome cuidado contra Pokémon com a habilidade Unnerve). Chople Berry é outra alternativa de item a fim de tentar sobreviver um ataque do tipo Fighting.

Apesar de ter menos stats que a sua mega evolução, Tyranitar é forte e capaz de derrubar seus adversários após um ou dois Dragon Dances.

Alternativamente, é possível utilizar Choice Scarf e a nature Adamant, em conjunto com Fire ou Ice Punch ao invés de Dragon Dance.

SupTyranitarLum Berry /  Chople Berry /  Leftovers

Nature: Adamant (+Atk., -Sp.Atk) / Impish (+Def., -Sp.Atk) / Careful (+Sp.Def, -Sp.Atk)

EVs: 252 HP, 108 Atk., 148 Def. / 252 HP, 148 Def., 108 Sp.Def

Habilidade: Sand Stream

  1. Stealth Rock: um efetivo entry hazzard causando dano do tipo Rock ao adversário (não causará dano em Pokémon com a habilidade Magic Guard, e será refletido se o adversário tiver a habilidade Magic Bounce).
  2. Toxic/Thunder Wave: a primeira opção é para fazer com o que adversário perca HP no final de cada turno, enquanto que a segunda é para reduzir a Speed de outros Pokémon, além da chance de não atacar por causa da paralisia.
  3. Foul Play: STAB do tipo Dark com 95 de poder e 100% precisão, no entanto, para o cálculo do dano será utilizado o Atk. do alvo.
  4. Pursuit/Rock Tomb/Dragon Tail/Roar: Rock Tomb é um STAB do tipo Rock bem mais fraco que Rock Slide, com 60 de poder e 95% precisão, mas é útil para reduzir a Speed do adversário. Roar é outra opção a ser considerada, forçando a troca de Pokémon do adversário, Dragon Tail é similar, causando dano do tipo Dragon e forçando a troca do Pokémon do oponente.

Esta composição é focada em causar dano com entry hazzard, causar status e reduzir o Speed do time inimigo, preferível Impish ou Careful nature para aumentar mais suas resistência, e Chople Berry para reduzir o dano de ataques do tipo Fighting, no entanto, com dupla fraqueza à Fighting é pouco provável que resista mais de dois golpes.

Foul Play é muito poderoso quando utilizado contra adversários com alto Atk., como Solgaleo, Groudon e Necrozma (Dusk Mane), não precisando de EVs ou nature que aumente seu próprio Atk.

Como não há investimentos em seu Atk., Rock Tomb é preferível por não apenas causar dano, mas também reduz a Speed do oponente. Pursuit é situacional e pode causar muito dano quando o adversário trocar de Pokémon, Dragon Tail é uma boa opção para causar dano e forçar a troca do Pokémon adversário, não sendo neutralizado por Taunt, como Roar é.

Tome cuidado ao utilizar esta composição, porque dois dos golpes recomendados serão inutilizados caso o adversário use Taunt (Stealth Rock e Toxic).

Stealth Rock, Fire Punch, Ice Punch e Foul Play são tutor moves em Ultra Sun e Ultra Moon.

Tyranitar é um Pokémon poderoso e resistente, mas, apesar de possuir diversas fraquezas e um Speed baixo, aprende inúmeros golpes, tornando-o extremamente versátil e flexível.


Deixar uma resposta