Análise competitiva: Kingdra


Stats
Kingdra

HP75
Attack95
Defense95
Special Attack95
Special Defense95
Speed85

 

Fraquezas e Resistências:
Fraco contra (*2)
Muito fraco contra (*4)
Resistente contra (*0.5)
Muito resistente contra (*0.25)
Imune contra (*0)

Habilidades:

  • Swift Swim: sob o clima de chuva, a velocidade de Kingdra é dobrada.
  • Sniper: acertos críticos causarão 2.25x o dano de um acerto normal, ao invés de 1.5x.
  • Damp (hidden ability): impede que Pokémon usem Self-Destruct, Explosion, Mind Blown, além de prevenir o dano advindo da habilidade Aftermath.

Análise:

KingDrance@ Lum BerryLife Orb

Nature: Jolly (+Speed, -Sp.Atk) / Adamant (+Atk. , – Sp.Atk)

EVs: 252 Atk., 252 Speed, 4HP/Def./Sp.Def

Habilidade: Swift Swim

  1. Dragon Dance: para aumentar o Attack e Speed (+1).
  2. Waterfall: STAB físico do tipo Water, com 80 de poder e 100% precisão, com 20% chance de causar Flinch no adversário, sendo super eficaz contra os tipos Fire, Ground e Rock.
  3. Outrage: STAB físico do tipo Dragon, com 120 de poder e 100% precisão, no entanto, após atacar 2-3 vezes, deixará Kingdra confuso. Cuidado contra os tipos Fairy por serem imunes à ataques Dragon.
  4. Return / Iron Head: Return é uma boa opção para causar dano neutro contra grande parte dos Pokémon, enquanto que Iron Head é uma boa escolha para lidar contra os tipos Rock, Ice e Fairy.

Com a chuva no campo de batalha, Swift Swim permite que Kingdra seja mais rápido que diversos Pokémon, e, caso consiga utilizar duas vezes Dragon Dance, conseguirá causar bom dano ao adversário, além de não ser tão mais dependente da chuva para ser mais rápido que o oponente.

Life Orb permite que Kingdra cause mais dano, mas fica suscetível ao status burn, cortando pela metade o dano de seus ataques físicos, por isso é preferível Lum Berry.

Infelizmente, Kingdra não tem acesso a golpes físicos mais fortes e eficazes como Earthquake ou Rock Slide/Stone Edge.

CritDraScope Lens  /Razor ClawLife Orb

Nature: Timid (+Speed, -Atk.) / Modest (+Sp. Atk, -Atk.)

EVs: 252 Sp.Atk, 252 Speed, 4 HP

Habilidade: Sniper

  1. Focus Energy: para aumentar drasticamente a chance de crítico (+2), tendo assim 50% chance de acerto crítico.
  2. Draco Meteor / Dragon Pulse: STABs do tipo Dragon, a primeira opção é muito mais poderosa, mas cada uso fará com que o Sp.Atk de Kingdra diminua drasticamente (-2), e Dragon Pulse é uma opção muito mais fraca sem qualquer viés.
  3. Hydro Pump / Scald: STABs do tipo Water e eficazes contra os tipos Fire, Ground e Rock. Hydro Pump tem 110 de poder, mas precisão de 80%, enquanto que Scald tem 80 de poder e 100% de precisão, além da chance de 30% de causar status “burn” no adversário.
  4. Substitute / Flash Cannon / Ice Beam: Substitute é uma boa escolha para proteger de status e também proteger de alguns ataques (a não ser que o adversário seja um Pokémon com a habilidade Infiltrator ou que utilize ataques sonoros, como Boomburst). Flash Cannon é eficaz contra os tipos Rock, Ice e Fairy, e Ice Beam é eficaz contra Pokémon do tipo Dragon, Ground e Flying.

Life Orb pode aumentar o dano causado, porém, Scope Lens/Razor Fang (ambos têm o mesmo efeito) aumentarão em +1 a chance de causar um acerto crítico, somado com Focus Energy, Kingdra terá +3 de chance de acerto crítico, o que significa que terá 100% chance de um ataque crítico.

Draco Meteor é a melhor opção após ter usado Focus Energy, mesmo que ocorra a redução de Sp. Atk, acertos críticos ignoram qualquer redução de stat do atacante e qualquer aumento de stat do alvo,

SpecialSwim@ Life Orb / Choice Specs

Nature: Timid (+Speed, -Atk.) / Modest (+Sp. Atk, -Atk.)

EVs: 252 Sp. Atk, 252 Speed, 4HP

Habilidade: Swift Swim

  1. Hydro Pump / Surf: STAB do tipo Water com vantagem contra os tipos Fire, Rock e Ground, sendo preferível a primeira opção em razão de ter mais poder.
  2. Draco Meteor / Dragon Pulse: STAB do tipo Dragon com vantagem somente contra o próprio tipo, porém, somente o tipo Steel possui resistência e o tipo Fairy é imune. Portanto, é uma ótima escolha para se utilizar contra a maioria dos adversários, Draco Meteor é preferível, só tenham cuidado com a redução drástica do Sp. Atk de Kingdra após cada uso.
  3. Ice Beam / Blizzard: diferentemente dos golpes anteriores, é preferível Ice Beam, por conta da precisão de apenas 70% de Blizzard. Super eficaz contra Pokémon do tipo Ground, Grass, Flying e Dragon.
  4. Flash Cannon: ataque do tipo Steel com 10% de chance de reduzir a Sp. Def. do adversário, e super eficaz contra os tipos Rock, Ice e Fairy. Não é tão poderoso quanto Draco Meteor ou Hydro Pump, mas, aliado com Choice Specs, pode causar bons danos contra os tipos que não resistam Steel (Electric, Fire, Steel e Water).

Assim como a primeira composição, é importante que esteja chovendo para que Swift Swim ative e aumente o Speed de Kingdra, além de aumentar o dano de Hydro Pump. Logo, tenham cuidado contra Pokémon que influenciem o clima, como: Tyranitar, Mega Charizard Y, Alolan Ninetales, e Pokémon com a habilidade Cloud Nine.

Life Orb e Choice Specs são excelentes opções para Kingdra, sendo que a primeira permite que ataque sem precisar trocar de Pokémon para poder escolher outro ataque, mas o aumento de Sp. Atk. (50%) proveniente de Choice Specs é excelente.

Kingdra é dependente de seu item, portanto, tome cuidado ao enfrentar Pokémon com Knock Off. Além disso, mesmo sendo capaz de causar bons danos, Pokémon como Toxapex e Ferrothorn resistem seus golpes.

Kingdra é um Pokémon com status balanceados, não excedendo em nenhum, porém, não significa ser inviável, uma vez que, com Swift Swim ativado, terá uma incrível Speed, ou, com Sniper, causará muito dano com critical hits.

É preferível trocar para Kingdra na iminência do adversário utilizar um golpe do tipo Fire, Water ou Steel, por serem tipos que o mesmo têm resistências, principalmente se o adversário utilizar um Pokémon com Drizzle.

 


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