Análise competitiva – Stakataka


Imagem: Bryan Schlossbauer

Stats
Stakataka

HP61
Attack101
Defense211
Special Attack53
Special Defense101
Speed13
Fraquezas e Resistências:
Fraco contra (*2)
Muito fraco contra (*4)
Resistente contra (*0.5)
Muito resistente contra (*0.25)
Imune contra (*0)

Habilidade:

  • Beast Boost: quando derrotar um oponente, terá seu maior stat aumentado em um nível (exceto HP).

Análise:

Wall @Leftovers / Chople Berry /  Shuca Berry

Nature: Sassy (+ Sp. Def., – Speed)

EVs: 252 HP, 252 Sp. Def., 4 em qualquer outro menos Speed.

  1. Toxic: sempre uma boa opção para Pokémon defensivos, fazendo com que o oponente perca vida gradativamente após o final de cada turno.
  2. Gyro Ball: poderoso STAB do tipo Steel, que graças ao baixíssimo Speed de Stakataka, causará bons danos mesmo sem EVs em Attack.
  3. Stone Edge/ Rock Slide: STAB do tipo Rock, a primeira opção é mais forte e com menos precisão, enquanto que Rock Slide é uma opção um pouco mais fraca e mais precisa, com chance de deixar o oponente atordoado (mas com o baixíssimo Speed, este efeito não será útil).
  4. Protect / Steath Rock: a primeira é uma escolha defensiva e pode ser muito útil para ajudar a se recuperar um pouco com Leftovers, enquanto que Stealth Rock é útil para causar dano no Pokémon que acabou de entrar em campo.

Aproveitando-se da Defense colossal de Stakataka, é possível investir EVs em Sp.Def e HP, sendo ideal uma Nature que reduza sua Speed (além de ser baixa, reduzindo ela mais ainda tornará Gyro Ball mais forte).

No entanto, mesmo com Defense e Sp. Def bons, seu baixo HP e sua fraqueza aos tipos Ground e Fighting, tornam Stakataka um Pokémon que não resistiria muitos ataques, existindo outros Pokémon que resistem melhor e com mais resistências.

Shuca e Chople berries são para reduzir o dano do tipo Ground e Fighting, respectivamente, devendo tomar cuidado contra Pokémon com a habilidade Unnerve, que impossibilitarão Stakataka de comer a berry e resistir o golpe super efetivo.

UB-Assembly@Life OrbChople Berry /  Shuca Berry

Nature: Brave (+Attack, – Speed)

EVs: 252HP, 252 Attack, 4 Def./Sp.Def

  1. Trick Room: essencial para que Stakataka consiga atacar antes dos adversários, fazendo com que Pokémon com menor Speed ataquem antes dos que tiverem mais.
  2. Gyro Ball.
  3. Stone Edge/Rock Slide.
  4. Earthquake/Protect: Earthquake é uma boa opção com alto poder e precisão, enquanto que Protect é uma escolha mais defensiva e segura.

Utilizando Trick Room, é quase garantido que Stakataka ataque antes que o adversário (golpes com prioridade não são afetados por Trick Room), devendo tomar cuidado com Taunt.

Gyro Ball por ser um excelente STAB do tipo Steel contra os tipos Rock, Ice e Fairy, e Rock Slide é mais fraco, só que mais preciso que Stone Edge, efetivo contra os tipos Fire, Bug, Ice e Flying.

Earthquake é preferível, uma vez que não terá meios de recuperar sua vida sem Leftovers ou Sitrus Berry.

Apesar de ser poderoso após a ativação de Trick Room, Stakataka acaba sendo dependente desta estratégia, porque, embora possa resistir alguns ataques do inimigo, sua fraqueza (x4) à Fighting e, principalmente, Ground.

Life Orb é preferível para aumentar o dano de seus ataques, enquanto que as berries são para resistir possíveis golpes super efetivos.

Stakataka é uma Ultra Beast interessante de se utilizar, somente tome cuidado com os Pokémon que seu oponente utilizará e, principalmente, golpes Water e Ground por serem de utilização comum nas batalhas.

 

 

 


Deixar uma resposta