Análise competitiva – Celesteela


Stats
Celesteela

HP97
Attack101
Defense103
Special Attack107
Special Defense101
Speed61
Fraquezas e Resistências:
Fraco contra (*2)
Muito fraco contra (*4)
Resistente contra (*0.5)
Muito resistente contra (*0.25)
Imune contra (*0)

 

Habilidade:

  • Beast Boost: quando derrotar um inimigo, terá seu maior atributo aumentado em um nível.

Análise:

UB-04 Blaster @Leftovers Rocky Helmet

Nature: Sassy (+Sp.Def, – Speed) / Relaxed (+Def., -Speed)

EVs: 252HP, 252 Def., 4 Sp.Def / 252HP, 252 Sp.Def, 4 Def.

  1. Leech Seed: é uma excelente escolha para drenar aos poucos a vida do adversário e se recuperar no final de cada turno, tendo ainda mais vida recuperada com Leftovers.
  2. Heavy Slam: ótimo STAB com 100% precisão e, somando ao fato de Celesteela ser, junto de Cosmoem, o Pokémon mais pesado, Heavy Slam tem grandes chances de causar muitos danos.
  3. Flamethrower / Earthquake: ambas opções são muito úteis contra oponentes que resistam Heavy Slam. Flamethrower é excelente contra os tipos Steel, Grass, Ice e Bug, sendo eficaz contra Ferrothron, Forretress e Scizor. Enquanto que Earthquake é eficaz contra os tipos Electric, Rock e Steel, além de ser muito bom contra a linha evolutiva de Magnemite.
  4. Toxic / Protect: Toxic juntamente de Leech Seed é muito bom para derrotar o inimigo, já Protect é ideal para se proteger de diversos ataques e Pokémon indesejados, permitindo que Celesteela se recupere um pouco ao final do turno.

Com exceção de Speed, todos os stats de Celesteela são bons, logo, com uma nature que beneficie suas defesas, e EVs em HP e defesa, resistirá tanto ataques físicos quanto especiais. Contudo, resistirá menos que um Celesteela com nature benéfica e investimento em EVs no mesmo stat beneficiado.

Mesmo sem investimento em Atk., Heavy Slam causará bons danos na maioria dos oponentes (desde que não sejam do tipo Fire, Water, Steel e Electric, ou que não sejam Physical Walls, Pokémon que resistam bem danos físicos).

Tome cuidado contra Pokémon que resistam seus ataques, principalmente Leech Seed e Heavy Slam, como Ferrothorn, Forretress, e, principalmente, Zapdos e Moltres, que conseguem causar dano super efetivo com seus golpes elétricos e de fogo, respectivamente.

 

 


Deixar uma resposta