MissingNo. O que é?


MissingNo. by Rock-Bomber

Imagem: Rock-Bomber

Olá treinadores. Para quem não me conhece eu sou o Hug-U, um Ranger Pokémon. Talvez tenham reparado que tenho completado o Dex do nosso site.
Agora que a Geração I está completa decidi escrever algo diferente. Na verdade a Geração I não fica completa sem o MissingNo., pelo menos para mim.
Muitos de vós perguntam “Que raio é um MissingNo.?” Bem vou tentar explicar.

MissingNo. é nada mais nada menos que um glitch (erro de programação) dos jogos originais.
Uma das vantagens de usar este erro era que o sexto item do inventário era multiplicado até 128. Como é óbvio era muito bom ter 128 Masterballs ou 128 Rare Candys, no entanto pelo lado negativo estraga alguns gráficos do jogo.
Para fazer o glitch tinha-mos de ver o tutorial de como apanhar um Pokémon logo no início do jogo e depois voar até à ilha de Cinnabar e surfar para cima e para baixo na costa até eventualmente aparecer um MissingNo. Podem ver aqui.

Mas como funciona o erro?

Quando vemos o tutorial o jogo troca o nosso nome para “OLD MAN”. Como a memória do Game Boy é muito limitados programadores meteram o teu nome na memória já existente, na parte onde os Pokémon aleatórios dessa região vão aparecer e os seus níveis.
O erro não deveria acontecer, pois o tutorial é numa cidade e batalhas aleatórias em cidades não acontecem e cada vez que entras numa área nova a memória é reescrita com os Pokémon dessa área.
Assim, jogadores que usam o seu Pokémon para voar directamente para uma cidade, vão fazer com que uma nova lista não seja carregada.
Na costa de Cinnabar temos mais um erro pois deveria ser carregada uma nova memória de Pokémon e isso não acontece.
Tudo junto faz com que na memória esteja ainda o teu nome (que foi trocado e guardado na memória dos Pokémon). Então quando o jogo vai procurar o Pokémon que vai aparecer na costa ele procura informações de acordo com as letras do teu nome, então Pokémon com nomes e níveis não programados vão aparecer.

Mas porque aparece MissingNo. e não outro Pokémon?

Durante o desenvolvimento do jogo (confirmado pelo programador e designer de Pokémon Shigeki Morimoto) deveriam ter programando 190 Pokémon, talvez por falta de tempo ou de um Iwata* tiveram de remover 39 Pokémon que foram guardados para depois (Geração II). No entanto apesar dos dados terem sido removidos, os espaços que eles ocupavam ficaram em branco, os tais MissingNo. ou missing number (número em falta).
Ou seja, se o jogo tenta carregar um Pokémon que tem um espaço em branco vai aparecer um MissingNo.
De acordo com a mecânica do jogo vão aparecer Pokémon diferentes de acordo com as letras do teu nome. A terceira, quinta e sétima letra do teu nome, vão representar as 3 possibilidades de Pokémon que podem aparecer na situação do glitch. A segunda, quarta e sexta letra, vão indicar o nível que esse Pokémon vai aparecer.

Quando a letra é simplesmente vazia, pode aparecer uma versão diferente do MissingNo. conhecida como M (00).
M (00) é um tipo especial de MissingNo. pois ele encontra-se exactamente no número zero da lista de pokémon, ele geralmente aparece no nível 0, porém as vezes em outros níveis também pode ser encontrado.

A partir do nível 1, se subir algum nível, M(00) evolui directo para Kangaskhan, no level 128, ele evolui para Clefairy.
Isso não acontece com o MissingNo., que nunca evolui.

Também pode se encontrar MissingNo. em várias formas como fóssil de Kabutops e Aerodactyl e um fantasma de torre de Lavander.

 

 

*Os jogos originais Pokémon quase foram a ruína dos estúdios da Game Freak, pois deram muito trabalho a programar.
Na programação de Gold e Silver o falecido presidente da Nintendo, Satoru Iwata, achava que os jogadores mereciam mais do que apenas a região de Johto. Como os programadores não conseguiam, Iwata pegou no jogo e sozinho comprimiu a região de Kanto para o jogo.

 

Talvez os jogadores mais novo não se importem, mas para quem jogou os jogos originais na infância o MissingNo. foi um evento extraordinário.
Por isso fiz uma Dex entry só para ele. Talvez não esteja totalmente correcta pois foi uma “adaptação” para a Geração VII. Se assim o entenderem estou aberto sugestões para alterações.
Como um dos meus sonhos enquanto fã de Pokémon é ver o MissingNo. um Pokémon oficial, criei uma petição. Talvez não vá dar em nada mas não desisto e conto com a vossa ajuda. É simples e rápido.

Bons treinos e boas caçadas,


Deixar uma resposta