Análise Competitiva – Pheromosa


Stats
Pheromosa

HP71
Attack137
Defense37
Special Attack137
Special Defense37
Speed151
Fraquezas e Resistências:
Fraco contra (*2) photo Fire_zpshznr5vmz.png
Muito fraco contra (*4)
Resistente contra (*0.5)
Muito resistente contra (*0.25)
Imune contra (*0)

Habilidade:

  • Beast Boost: quando derrotar um inimigo, Pheromosa terá seu maior atributo aumentado por 1 nível (exceto HP).

Análise:

UB-02 Physical@ Life Orb / Focus Sash

Nature: Adamant (+Atk., -Sp.Atk) / Jolly (+Speed, -Sp.Atk)

EVs: 4HP, 252 Atk., 252 Speed

  1. High Jump Kick / Jump Kick / Low Kick – são todos STABs do tipo Fighting, sendo eficazes contra os tipos Normal, Dark, Rock e Steel. A primeira opção tem 130 de poder e 90% de precisão, e a segunda tem 100 de poder e 95% de precisão, porém, caso não acerte o ataque, Pheromosa perderá metade do HP, devendo tomar cuidado contra tipos Ghost, e Protect / Detect. Enquanto que Low Kick é um ataque com poder relativo ao peso do oponente, quanto mais pesado for, maior será o dano, sendo capaz de causar dano massivo em Snorlax e Tyranitar, sendo uma escola mais segura.
  2. Lunge / U-Turn – ataques STAB do tipo Bug com vantagens contra os tipos Grass, Psychic e Dark, Lunge possui 80 de poder e reduz o Atk do inimigo em 1 nível. enquanto que U-Turn possui ataque de 70 e permite que troque de Pokémon, sendo uma boa opção contra oponentes que não permitam que Pheromosa saía do combate, como os que tenham a habilidade Shadow Tag ou Arena.
  3. Poison Jab – golpe Poison eficaz contra os tipos Grass e Fairy, com uma boa probabilidade de causar envenenamento.
  4. Protect / Return – a primeira opção é boa para proteger Pheromosa, enquanto que Return é um golpe forte do tipo Normal (isso se tiver com a felicidade de Pheromosa no máximo, lembrando que a felicidade do Pokémon não é a afeição do Pokémon Refresh).

Pheromosa possui Atk, Sp.Atk e Speed altíssimos, com EVs em Atk e Speed, além da Nature Adamant, causará bons danos físicos ao oponente e será mais rápido que diversos oponentes. Caso opte por querer causar mais danos, Life Orb é o seu item, mas, se quiser resistir a pelo menos um ataque e conseguir revidar, Focus Sash é uma melhor escolha, tomando cuidado contra Sandstorm e entry hazzards como Spikes e Stealth Rock, que causam dano e não permitem que Focus Sash seja ativado.

UB-02 Special @ Life Orb / Focus Sash

Nature: Modest (+Sp.Atk, – Atk)

EVs: 4HP, 252 Sp. Atk., 252 Speed

  1. Bug Buzz – STAB do tipo Bug, efetivo contra os tipos Psychic, Dark e Grass.
  2. Ice Beam – efetivo contra os tipos Grass, Ground, Flying e Dragon.
  3. Focus Blast – STAB do tipo Fighting e efetivo contra os tipos Normal, Dark, Rock e Steel. Apesar de ser um golpe podereoso (120 poder), possui 70% de precisão.
  4. Hidden Power / U-Turn / Hyper Beam – como opções de Hidden Power, os tipos Ghost, Ground e Fire são boas escolhas. U-Turn é uma boa opção para trocar de Pokémon e causar algum dano no oponente, enquanto que Hyper Beam

UB-02 Beauty @ Life Orb / Focus Sash

Nature: Para Atk (Lonely ou Naughty), para Sp.Atk (Mild ou Rash), para Speed (Naive ou Hasty)

EVs: 136 Atk. 120 Sp.Atk, 252 Speed / 120 Atk., 136 Sp.Atk, 252 Speed

  1. Jump Kick / Low Kick.
  2. Ice Beam.
  3. U-Turn.
  4. Bug Buzz / Me First / Protect.

Escolhendo uma das Nature destacadas acima, não haverá qualquer redução no Atk e Sp.Atk de Pheromosa, permitindo que cause bons danos com golpes físicos e especiais. Me First é uma escolha interessante e inesperada pelo seu adversário, desde que ele utilize um ataque que cause dano direto, e Pheromosa ataque antes do oponente, Me First copiará o ataque do inimigo e aumentará o poder dele pela metade, mas Bug Buzz é uma opção mais segura.

Esta composição causará menos danos que as anteriores, mas garante versatilidade e faz bom uso de seus Atk e Sp.Atk altos, Pheromosa é ideal contra oponentes que não possuem muitas defesas e que são mais lentos, logo, caso enfrente inimigos com defesas altas e que resistam os STABs de Pheromosa (como Shuckle ou Toxapex), utilize U-Turn para causar um pouco de dano e trocar de Pokémon. Tenha cuidado contra os Pokémon do tipo Ghost, por serem imunes à Jump Kick e fazerem com que Pheromosa perca metade de seu HP.

Apesar desta Ultra Beast ser bem poderosa, não possui um arsenal tão diversificado e, as escolhas do tipo Fighting, são um tanto que arriscadas e com pouca precisão (Focus Blast), além disso, por ter defesas tão baixas, fique atento contra ataques de prioridade, Lucario e Dragonite podem derrubar Pheromosa com dois Extreme Speed.

 

 

 

 

 


Deixar uma resposta