Análise competitiva: Pikachu

“Pikachu tosta frutas duras com sua eletricidade, deixando-as macias para então comer ”

Stats
Pikachu
Electric
HP 35
Attack 55
Defense 40
Special Attack 50
Special Defense 50
Speed 80
Fraquezas e Resistências:
Fraco contra (*2)
Muito fraco contra (*4) ElectricFlying
Resistente contra (*0.5)
Muito resistente contra (*0.25)
Imune contra (*0)

Pikachu é o roedor elétrico da 1ª geração e mascote da franquia Pokémon. Possui stats bem baixos, mas é viável para o competitivo, a grande desvantagem é ser dependente do item Light Ball.


Habilidades:

  • Static: Pokémon que atacarem Pikachu com golpes que façam contato, tem 30% chance de serem paralisados. Tipos Ground são imunes a este efeito.
  • Lightning Rod: Pikachu absorverá golpes elétricos e terá seu Sp. Atk aumentado em 50%.

Análise

Special Pikachu @Light Ball

Nature: Timid (+Speed, – Attack)

EVs: 252 Sp. Atk, 252 Speed, 4 HP

Habilidade: Lightning Rod

  1. Thunderbolt – STAB com 90 de poder e 100% precisão, além da possibilidade de causar paralisia no oponente. Sendo efetivo contra os tipos Flying e Water.
  2. Volt Switch – outro golpe Electric, mas com a utilidade de trocar de Pokémon ao mesmo tempo que causa dano considerável ao oponente. Deve tomar cuidado contra oponentes mais velozes que Pikachu.
  3. Grass Knot – oferece vantagem contra os tipos Ground, Rock e Water. Além de ser uma boa opção contra Groudon e Swampert.
  4. Hidden Power – de preferência do tipo Ice, sendo efetivo contra os tipos Dragon, Flying, Ground e Grass, muito útil contra Dragonite, Garchomp e Salamance. Ou do tipo Fire, tendo vantagem contra Pokémon como Ferrothorn, Scizor e Forretress.

Pikachu será efetivo contra vários tipos, mas por ser extremamente frágil, é preciso tomar cuidado contra Pokémon com golpes de prioridade, como Dragonite e Lucario.

Lightning Rod é ideal caso pressinta que o oponente irá atacar com um golpe Electric, permitindo uma troca segura e beneficiando Pikachu com o aumento de Sp. Atk.

Tome cuidado contra Knock Off, pois sem Light Ball, Pikachu terá seu ataque reduzido drasticamente.


LuchaPikachu @Light Ball

Nature: Naive (+Speed, -Sp. Def) /Jolly (+Speed, – Sp. Atk)

EVs: 252 Attack, 252 Speed, 4 HP

Habilidade: Lightning Rod / Static

(Apesar de ter utilizado o sprite e nomeado de Lucha Pikachu, não é Pikachu cosplay)

  1. Volt Tackle / Thunder Punch – Pikachu aprende Volt Tackle de uma maneira única, deve se breedar um Pikachu/Raichu segurando o item Light Ball. Mas em Pokémon Sun & Moon, há um Move Tutor em Konikoni City, uma mulher próxima de vários Pikachu, sendo a mesma NPC que lhe entregará o Z-Crystal de Catastropika. Volt Tackle é um golpe com 120 de poder, 100% precisão, mas tome cuidado com o “recoil”. E Thunder Punch é uma opção mais segura, mas a redução do poder é notável.
  2. Brick Break – garante vantagem contra tipos Normal, Rock, Steel, Dark e Steel, além de quebrar Reflect e Light Screen.
  3. Return / Fake Out – Return possui excelente poder (desde que a felicidade de Pikachu esteja no máximo) e precisão, a desvantagem é que não possui vantagem contra qualquer outro tipo, e os tipos Steel e Rock possuem resistência, enquanto que o tipo Ghost é imune. Fake Out é uma opção mais fraca, porém, desde que o oponente não tenha a habilidade Inner Focus ou tenha utilizado Protect/Detect, garante um pouco de dano e atordoa o oponente.
  4. Grass Knot – Naive Pikachu com Light Ball, mesmo sem investir EVs em Sp.Atk, causará danos consideráveis contra os tipos Ground, Rock e Water.

Assim como no set anterior, tome cuidado contra oponentes mais velozes que Pikachu e contra golpes de prioridade que possam nocauteá-lo.

Outra fraqueza é Knock Off, pois, sem Light Ball, Pikachu terá seu ataque muito reduzido. Diferente do outro set, também tome cuidado contra adversários com Intimidate.


E assim termino a análise do mascote da franquia Pokémon, apesar de ser possível utilizá-lo sem Light Ball, o seu potencial também ficará incrivelmente reduzido. Até a próxima!

 

2 thoughts on “Análise competitiva: Pikachu

    • Olá Doop, obrigado pelo comentário, mas coloquei em minha análiseo Pikachu como sendo viável, é um Pokémon frágil, mas dependendo da estratégia pode ser bom para sua equipe e até ser divertido de utilizar.

Deixar uma resposta