Análise Competitiva: Tauros

O Pokémon touro da primeira geração, Tauros, o qual, provavelmente, muitos sofreram para capturá-lo na zona do safari nos primeiros jogos.

120px-128Tauros

Stats
Tauros

 
HP 75
Attack 100
Defense 95
Special Attack 40
Special Defense 70
Speed 110

Os stats mais altos de Tauros são seu Attack, Defesa e Speed, sendo um bom Pokémon ofensivo com ataques físicos. Por ser do tipo Normal, isso oferece Tauros certa neutralidade contra os demais tipos, possuindo apenas fraqueza ao tipo Fighting e imunidade ao tipo Ghost.

Fraquezas e Resistências:
Fraco contra (*2)
Muito fraco contra (*4)
Resistente contra (*0.5)
Muito resistente contra (*0.25)
Imune contra (*0)

Habilidades

  • Intimidate: ao entrar em campo, Tauros reduz o Attack de todos os adversários em campo.
  • Anger Point: quando atingido por um golpe crítico, Tauros terá seu ataque maximizado.
  • Sheer Force (Hidden Ability): remove os efeitos secundários dos golpes, mas aumenta o dano deles. Por exemplo: Bubble Beam tem efeito secundário de diminuir a Speed do alvo, Thunderbolt tem o efeito secundário de causar o status Paralyze, Fire Blast de causar o status Burn, esses golpes não terão esses efeitos, mas terão o poder aumentado.

Análises:

128MSLife Force Tauros@Bag_Life_Orb_SpriteLife Orb

Nature: Jolly (+Speed, -Sp.Atk) / Adamant (+Attack, -Sp.Atk)

EVs: 252 Attack, 252 Speed, 4 Hp/Defense

Habilidade: Sheer Force

Moves:

  • Return

Return não receberá o aumento do dano de Sheer Force, mas não peca na precisão e é um poderoso STAB. Tome cuidado com a perda de vida por Life Orb.

  • Zen Headbutt

Golpe do tipo Psychic para lidar com Pokémon do tipo Fighting, Poison. Graças ao combo de Sheer Force e Life Orb, Tauros receberá o aumento de dano, mas não perderá vida da Life Orb ao usar esse golpe. É uma excelente opção contra Pokémon com Levitate, como Gengar e Weezing.

  • Rock Slide/ Iron Head / Iron Tail

Rock Slide é golpe do tipo Rock, sendo eficaz contra os tipos Fire, Flying, Ice e Bug. Possui ataque bom e precisão boa, e recebe os benefícios de Sheer Force e Life Orb.

Iron Head e Iron Tail são golpes do tipo Steel sendo efetivos contra os tipos Rock, Ice, Fairy. Assim como Zen Headbutt, também serão afetados pelo combo de Sheer Force e Life Orb.

Iron Head preferencialmente pela precisão, enquanto Iron Tail por mais dano (mas a precisão é drasticamente inferior).

  • Earthquake

Earthquake é do tipo Ground, sendo eficaz contra os tipos Electric, Steel, Fire, Rock e Poison, possuindo excelente ataque e precisão. Assim como Return, Tauros não será beneficiado por Sheer Force, então perderá vida da Life Orb.

Essa composição utiliza do Attack e Speed altos de Tauros, em combinação com o aumento do dano com Sheer Force e Life Orb, mesmo que Return e Earthquake não recebam o aumento da Sheer Force, com Life Orb causarão muitos danos (desde que não seja um Pokémon com Defense alto). Sugiro a Nature Jolly para garantir mais Speed à Tauros, mas caso prefira mais dano, escolha a Adamant. Também é possível utilizar o item Choice Band, mas Tauros ficará preso em apenas um golpe.

Outra escolha para essa composição é uma Nature que não diminua o Sp.Atk de Tauros, como Naive ou Naughty, e utilizar Flamethrower ou Fire Blast no lugar de um dos golpes acima mencionados (sugiro Return, apesar de ser STAB poderoso, não possui vantagens contra outros tipos) para lidar contra Pokémon como Scizor, Forretress, Skarmory e outros.


128MS4Fun TaurosChoice Specs

Nature: Modest (+Sp.Atk, – Attack) / Timid (+Speed, – Attack)

EVs: 252 Sp.Atk, 252 Speed, 4Hp

Habilidade: Sheer Force

Moves:

  • Hyper Beam

Poderoso golpe STAB, tome cuidado com o turno em seguida que deverá descansar.

  • Fire Blast

Oferece excelente cobertura contra tipos Bug, Grass, Ice e Steel, além do bônus de dano com Sheer Force.

  • Ice Beam / Thunderbolt

Ambos os golpes recebem o aumento de dano com Sheer Force, além de precisão boa. Ice Beam para os tipos Dragon, Grass, Flying e Ground, enquanto Thunderbolt tem vantagem contra os tipos Flying e Water.

Sinta-se a vontade para escolher as versões mais fortes e menos precisas, como Blizzard e Thunder.

  • Surf / Thunderbolt

Golpe do tipo Water com excelente precisão e poder, efetivo contra os tipos Fire, Ground e Rock. Thunderbolt pelas mesmas razões acima.

Essa composição é voltada para se divertir e também surpreender seu oponente, neste caso é preferível a Nature Modest para o aumento no Sp. Atk de Tauros.

Com Nature Modest, EVs em Sp.Atk e Choice Specs, Tauros ficará com um Sp.Atk razoável e causará danos consideráveis no inimigo (se não for uma Blissey ou Umbreon). Como essa composição é bem dependente de Choice Specs, cuidado com golpes como Knock Off e Trick!


E assim termino a análise competitiva do Tauros, não é um dos meus Pokémon favoritos, mas ocasionalmente o utilizo de várias maneiras. Inclusive em Triple Battles, é possível um Pokémon utilizar Follow Me, enquanto Tauros com Anger Point usa Substitute e um Pokémon do tipo Ice ataca Tauros com Frost Breath (100% chance de crítico), caso funcione, Tauros terá seu ataque maximizado e poderá causar bons estragos no oponente (desde que não sejam mais rápidos que ele ou tenham ataque de prioridade, ou ataques como Rock Slide, Earthquake, Surf e outros).

Espero que tenha sido útil essa análise, até a próxima!

sig2-Sora

Deixar uma resposta