Funções dos Pokémons na Formação da Equipa

battlebox

No momento de criar uma equipa pronta para o combate, em geral, o que acontece é os jogadores, analisarem os seus Pokémons favoritos, as suas vantagens e fraquezas (em particular no que toca ao seu tipo e à relação com os restantes), os seus move pools e os seus stats. A partir destes pontos, formam uma equipa na qual tem atenção a relação entre Pokémons, para que uns corrijam as fraquezas de outros de forma a tentar atingir o máximo de equilíbrio possível.

Contudo, poucos jogadores avançam para além desta análise mais simples. O equilíbrio da equipa, ou seja o conjunto dos 6 Pokémons escolhidos costuma apenas refletir apenas os seus tipos e a relação entre estes, desprezando a função de cada Pokémon, por exemplo em termos de stats.

Quantos jogadores desenvolvem uma equipa equilibrada, na relação dos tipos de cada Pokémon, para depois enfrentar uma derrota estrondosa porque todos os seus Pokémons eram “Physical Sweepers” (privilegiando o ataque e a velocidade) e o oponente simplesmente usou uma “Physical Wall” ou tinha uma estratégia à base de Burn (reduzindo o ataque do oponente em 25%)


Com esta análise, abordam-se as várias funções que cada Pokémon pode desempenhar para que os jogadores, na hora de criar uma nova equipa ou ao analisar a sua equipa possam corrigir as falhas, e efectivamente criarem uma equipa equilibrada.

Em geral, apesar das variantes, os tipos de equipas dividem-se em três: Ofensiva, Defensiva ou “Stall”, e “Balance”. A grande maioria dos jogadores acaba por desenvolver uma equipa Ofensiva ou a tender para o Balance. Em seguida descrevo os tipos de equipa e refiro muito rapidamente como funcionam os Pokémons usados. Num artigo posterior irei descrever mais detalhadamente cada um desses tipos de Pokémon, dar exemplos e estratégias para utilizar e para os combater.

As equipas ofensivas (as mais comuns) como o nome indica, possuem Pokémons, com grande Attack e Speed, muitas vezes, dependendo de Stats Boost como Sword Dance ou Calm Mind. Em geral estas equipas dependem da relação de tipo, usando super effectives em conjunto com danos passivos, vindo de ataques como Spikes ou Stealth Rock. Os tipos de Pokémons mais comuns nestas equipas são os “Physical Sweepers” (Scizor, Excadrill, Landorus, etc.), “Special Sweepers” (Latios, Gengar, Thundurus, etc.) ou “Mixed Sweepers” (Dragonite, Salamence, Infernape, etc.), com algumas variantes relacionadas com o primeiro Pokémon na equipa (Lead ou Suicide Lead).

Em seguida temos um exemplo de um “Physical Sweeper”:

120px-461WeavileWeavile com Attack e Speed bastante elevados consegue não só atacar mais rápido como provocar um conjunto de 1 Hit KO a imensos adversários particularmente usando Life Orb. Contudo uma vez que o seu HP é muito reduzido é facilmente vencido em particular recorrendo a dano passivo como Stealth Rock, que provoca 25% de dano ao trocar (e ainda acrescentando o dano passivo de Life Orb).

Em conjunto com isto como possui Defesas demasiado baixas tornando se fácil aproveitar a fraqueza de 4 xs a Fighting. Além disto, ataques prioritários que ignoram a velocidade do Weavile, como Mach Punch (Fighting – 4 xs super effective) ou Bullet Punch (Steel – 2 xs super effective) tornam-o um Pokémon muito fácil de derrotar se colocado sobre esta pressão.

 

Base Stats                                         Valor                                         Notas


HP                                                         70                                           Top +300 HP – frágil com dano passivo


Attack                                                   120                                         Top 90 Attack


Defense                                                 65                                           Top +300 HP (super effectives 4 xs)


Special Attack                                      45


Special Defense                                   85                                           Top +230 HP (super effectives 4 xs)


Speed                                                    125                                          Top 25 Speed


 

Em conjunto com os ataques devastadores, os jogadores ainda aumentam mais esse mesmo ataque recorrendo a itens como Life Orb, Choice Specs ou Choice Band (apesar das desvantagens associadas).

Contudo o elevado poder de ataque em geral traz as suas desvantagens, quando o jogador se baseia apenas nestas equipas. Em geral os “Sweepers” possuem defesas e HP mais reduzido, o que pode em muitas situações torna los presas fáceis para os “Sweepers” do adversário. Outro problema são os Pokemons que funcionam como Wall (defesa elevada) em conjunto com a utilização de status (Burn reduz 25% ao Atack e Paralize reduz 25% ao Speed) assim como danos passivos vindos de aqtaues como Spikes, Stealth rock, Burn e Poison ou “Weather Moves” que podem facilmente levar os nossos Pokémons a situações em que o HP permite 1 Hit KO vindo do adversário.


No outro lado da moeda temos os “Tanks” ou “Walls”, Pokémon com elevada Defesa e HP, e as variantes de “Stall” que juntam a danos passivos de vários moves, para colocar os Pokémons do adversário numa situação de desvantagem, ou num ponto em que se torna fácil derrota los com apenas um ataque. Este tipo de equipa costumam ser de utilização mais rara pela parte de um jogador. No entanto se bem usada pode facilmente derrotar uma equipa adversária, apanhando-a desprevenida. Tal como em relação aos Sweepers, podemos ter “Physical Walls” ou “Special Walls”.

Em seguida temos um exemplo de um “Special Wall”:

120px-113ChanseyChansey com HP e Special Defense bastante elevados consegue aguentar quase qualquer Special Attack, e em conjunto com moves como Recover e Aromatherapy aguentar se no combate quase o jogo todo. Em conjunto com isto, a Chansey comparada com a sua evolução Blissey pode utilizar o item Eviolite para duplicar as suas defesas tornado-a numa verdadeira “Wall” literamente falando.

O seu maior problema, uma vez que possui uma Defesa demasiado baixa são Physical Sweepers em particular Fighting (uma vez que é a sua fraqueza). Em conjunto com isto, ataques como Knock Off que lhe retira o item, ou Taunt, que previne uso de Recover, tornam a Chansey num Pokémon obsoleto, o que significa que o jogador deve ter cuidado quando enfrenta Pokémons que utilizem estas estratégias.

Base Stats                                         Valor                                         Notas


HP                                                         250                                          Top +2 HP – dano passivo torna-se residual


Attack                                                      5                                            Depende de fixed moves ou dano passivo


Defense                                                   5                                            Defesa residual, depende do HP


Special Attack                                      45


Special Defense                                   105                                          Top +90 SpD + HP torna-se uma Wall


Speed                                                     50


 

Em geral os jogadores que usam estas equipas, dependem mais da paciência, uma vez que as batalhas podem demorar facilmente o dobro ou o triplo, devido a moves de recuperação como Recover ou Rest, esperando que os PP dos ataques do adversário sejam reduzidos a 0, com recurso de Pressure por exemplo, ou ainda esperando que Poison ou Burn acabem por reduzir o HP do adversário a 0. Estas equipas são em particular muito efetivas contra equipas únicas de “Physical Sweepers” ou de “Special Sweepers”, uma vez que um simples Pokémon “Wall”, se bem utilizado pode enfrentar a equipa quase completa, se estes apenas dependerem de um tipo.

Por outro lado, muitos destes Pokémons podem ser completamente anulados pelo adversário se este recorrer por exemplo a moves como Taunt ou Encore, condicionando as nossas “Walls” a utilizarem apenas ataques ou a fixarem no mesmo move durante alguns turnos. Para além disto alguns “Trap Moves” como Mean Look podem nos deixar numa situação de desvantagem, colocando por exemplo a nossa “Special Wall” contra um “Physical Sweeper”, o que se pode traduzir numa derrota rápida.


Por fim, temos as equipas “Balance”, tal como o nome indica tentam equilibrar as duas situações, por exemplo usando “Sweepers” e “Walls”, tentando prever o adversário ou forçando o a mudar de Pokémon para nos colocarmos numa situação de vantagem. As vantagens destas equipas são óbvias, uma vez que tentam colmatar as falhas de cada uma das equipas específicas, contudo uma vez que só podemos usar 6 Pokémons, torna-se ao mesmo tempo mais difícil formar uma equipa de “Sweepers” que cobrem todos os tipos, ou “Walls” que resistam a todos os tipos.

Apesar de equilibradas, o sucesso destas equipas dependem muito da previsão do que o adversário vai fazer uma vez que podemos ter o azar de combater 1 adversário que possuía 1 ou 2 Pokémons que apesar de cobrirmos o tipo dele, apenas o fazemos com um stat, por exemplo temos uma “Special Wall” que resiste a Fairy, mas o adversário tem um Fairy “Physical Sweeper”. Para estes casos, convém que a nossa equipa tenha alguma forma de defesa, independentemente do tipo, por exemplo usando Burn, o ataque do adversário fica reduzido a tal ponto que a nossa “Physical Wall”, mesmo que seja fraca contra Fairy, já consegue resistir e derrotar o adversário. A utilização de moves como Reflect e Light Screen nestas equipas também facilitam bastante o trabalho.

Estas equipas em particular são bastante aconselhadas para “Mono Types”, principalmente se utilizarem ”Weather Moves”. Por exemplo uma equipa Ground, pode utilizar Sandstorm para beneficiar a evasão das “Walls” e ao mesmo tempo a velocidade dos “Sweepers”, ajudando ambos a resistir e a cobrir mais facilmente alguns tipos que doutra forma seria muito complicado vencer.


Resumindo, na altura de formarem a vossa team, para além do cuidado que tem ao escolher o conjunto de 6 Pokémons em termos de tipo e de cobertura entre eles, analisem igualmente os seus stats e que como funciona cada um, para que no futuro não enfrentem derrotas devido a concentrarem toda a team apenas num lado (“Physical” ou “Special”) e encontrem um adversário preparado para essa eventualidade (mesmo tendo a vantagem dos tipos utilizados.

Colaborador:
Akari

2 thoughts on “Funções dos Pokémons na Formação da Equipa

  1. Muito obrigada pelo esclarecimento. Eu só faço equipas tendo em conta os pokemons e não se eles são fortes ou não. Assim ao menos já sei construir uma equipa de comptitivo 🙂

    • Tudo que eu puder ajudar 🙂 Muitas vezes acabo por ter vitórias muito fáceis porque maior parte das equipas são 100% ofensivas 🙂 Os jogadores até são bons mas como não tem variedade (apenas de tipo), eu consigo vencer usando equipa com grande defesa e com stats como Burn e Poison 🙂 Espero que o artigo ajude a montar melhor a equipa 🙂 Mais tarde vou escrever sobre os tipos específicos.

Deixar uma resposta