Análise Competitiva: Gengar


Gengar.full.1735040

Imagem: Zerochan

O Pokémon que se esconde nas sombras e o fantasma adorado por muitos, Gengar.

Stats
Gengar

Mega Gengar
HP 60 60
Attack 65 65
Defense 60 80
Special Attack 130 170
Special Defense 75 95
Speed 110 130

Gengar é o último estágio evolutivo do Gastly, sendo um dos três únicos Pokémon do tipo Ghost da 1ª Geração. Possuindo ótimos atributos em Sp.Atk e Speed, desempenha um ótimo papel ofensivo e também diversidade em seus golpes.

Fraquezas e Resistências (Gengar):

Fraco contra (*2) Psychic
Muito fraco contra (*4)
Resistente contra (*0.5)
Muito resistente contra (*0.25) Bug
Imune contra (*0) GroundFightingNormal

 Fraquezas e Resistências (Mega Gengar):

Fraco contra (*2) Psychic
Muito fraco contra (*4)
Resistente contra (*0.5)
Muito resistente contra (*0.25) Bug
Imune contra (*0)  FightingNormal

Habilidades

Gengar

  • Levitate: essa habilidade garante imunidade contra golpes do time Ground, com exceção de “Sand Attack” e “Thousand Arrows” (golpe do Zygarde). Também garante imunidade à Spikes, Toxic Spikes, Misty Terrain, Grassy Terrain, Electric Terrain, Arena Trap. Importante lembrar que as habilidades “Turboblaze”, “Teravolt” e “Mold Breaker” ignoram imunidade de Levitate, assim como os efeitos de “Gravity” e “Ingrain”, ou se o Pokémon for atingido pelos golpes “Thousand Arrows”ou “Smack Down”. Caso Gengar esteja com o item “Iron Ball” também não terá a imunidade garantida de “Levitate”.

Mega Gengar

  • Shadow Tag: essa habilidade não permite que o inimigo troque o Pokémon durante a batalha. Os golpes “Volt Switch”, “U-Turn”, “Baton Pass” e “Parting Shot” permitem que o Pokémon troque mesmo se estiver sob o efeito de Shadow Tag. Caso o Pokémon esteja com o item Shed Shell ele poderá trocar normalmente e Pokémon do tipo Ghost são imunes à Shadow Tag. Atenção também aos golpes “Roar” e “Whirlwind”.

Análise:

094MMSMega Gengar @ Bag_Gengarite_SpriteGengarite
Nature: Timid (+Speed, – Attack)
EVs: 252 Sp. Attack, 252 Speed, 4 HP / Defense
Moves:
Shadow Ball
Sludge Bomb / Sludge Wave
Destiny Bond / Focus Blast / Energy Ball / Psychic
Taunt / Protect / Substitute / Thunderbolt / Hidden Power

  • “Shadow Ball” é um excelente golpe special do tipo Ghost, com 80 de poder e precisão de 100%, há a chance de 20% de diminuir a Sp.Defense do alvo, além de receber STAB.
  • “Sludge Bomb” é recebe STAB, possui 90 de poder, precisão de 100% e 30% chance de causar Poison no alvo. “Sludge Wave” também possui 95 de poder e 100% precisão, mas somente Gengar de evento possui este golpe.
  • “Destiny Bond” é uma boa opção caso consiga prever que seu oponente irá atacar e nocautear Mega Gengar, sendo possível derrotar o Pokémon inimigo. Enquanto que “Focus Blast” é uma boa opção com 120 de poder e 70% de precisão, sendo uma excelente escolha contra Pokémon que resistem seus golpes STAB, como Tyranitar, maioria dos tipos Steel e Dark. “Energy Ball” e “Psychic” são outras escolhas ofensivas com 90 de poder, 100% de precisão e com chance de diminuir o Sp.Defense do alvo.
  • “Taunt” é muito útil junto de “Destiny Bond”, forçando o oponente usar golpes ofensivos contra o Mega Gengar. “Protect” é outra opção defensiva útil, assim como “Substitute”. Caso opte por mais golpes ofensivos, “Thunderbolt” é uma opção mais fraca que “Thunder”, porém possui mais precisão, enquanto que “Hidden Power” possui apenas 60 de poder, mas caso seja do tipo Fire é muito útil contra Pokémon como Scizor.

094MMSMega Gengar @ Bag_Gengarite_SpriteGengarite

Essa é uma composição alternativa, utilizando a mesma Nature e EVs da anterior, o foco desta é a combinação de Hex e Will-O-Wisp.

Moves:
Will-O-Wisp
Hypnosis
Hex
Protect
/ Sludge Bomb
Focus BlastDestiny Bond / Perish Song

  • “Will-O-Wisp” causa a condição Burn no oponente, reduzindo o status de Attack (a não ser que o alvo tenha a habilidade Guts) e, consequentemente, permitindo que Mega Gengar sobreviva alguns golpes físicos. “Hypnosis” é outra opção, mas possui precisão de 60%, sendo uma alternativa menos confiável.
  • “Hex” é o golpe STAB com precisão de 100% e poder de 65, mas caso o alvo esteja sofrendo uma dessas condições: Burn, Paralysis, Poison, Freeze ou Sleep; o poder de “Hex” será dobrado para 130. Em combinação com “Will-O-Wisp” é poderoso.
  • “Protect” é uma boa opção defensiva, enquanto que “Sludge Bomb” é uma escolha mais ofensiva e efetiva contra o tipo Fairy e com chance de causar a condição Poison no alvo.
  • “Focus Blast” novamente é um bom golpe contra tipos Rock, Steel, Dark, Ice e Normal, apesar de ter 70% de precisão. “Destiny Bond” pelas mesmas razões da composição anterior. “Perish Song” é uma alternativa que combina com a habilidade Shadow Tag, caso consiga prender o oponente é bom, mas sem “Taunt” é uma alternativa arriscada.

094MSGengar @ Bag_Life_Orb_SpriteLife Orb / Bag_Black_Sludge_SpriteBlack Sludge

Com as mesmas Nature e EVs das composições com a Gengarite, Gengar funciona bem com Life Orb para mais dano ou com Black Sludge para recuperar vida, sendo possível que outro Pokémon utilize Leftovers. Outro ponto positivo é que continuará com a habilidade Levitate.

Taunt / Substitute

Shadow Ball

Sludge Bomb / Sludge Wave

Focus Blast / Dazzling Gleam / Pain Split / Destiny Bond

  • “Taunt” interrompe que Pokémon como Clefable, Miltank e outros utilizem movimentos de suporte, assim como não permite que outros Pokémon aumentem seus atributos com “Dragon Dance”, “Sword Dance” e etc. Enquanto que “Substitute” oferece proteção ao Gengar.
  • “Shadow Ball” é o golpe Ghost STAB.
  • “Sludge Bomb” é o golpe Poison STAB com chance de causar Poison, enquanto que “Sludge Wave” é uma alternativa um pouco mais poderosa caso tenha o Gengar de evento.
  • “Focus Blast” pelos motivos explanados nas outras composições, “Dazzling Gleam” é uma boa escolha contra tipos Dark, Fighting e Dragon, com 80 de poder e 100% de precisão. “Pain Split” permite que Gengar recupere parte de sua vida ao mesmo passo que também irá causar dano ao inimigo, tendo bastante utilidade caso esteja com o item Life Orb e também sendo útil contra Pokémon defensivos como Chansey, Clefable. “Destiny Bond” pelas mesmas razões já explicadas nas outras composições.

Assim termino a análise competitiva do Gengar, o Pokémon favorito de um amigo meu. Por ser um Pokémon que aprende diversos golpes são inúmeras as possibilidades de composições e combinações, tornando o Gengar um Pokémon flexível e também divertido de ser utilizado nas batalhas, os golpes em negrito são os que optaria em usar, mas sintam-se livres para utilizar os golpes que lhe servirão melhor.

Lembrando que a linha evolutiva de Chespin possui a hidden ability Bulletproof, não recebendo dano dos golpes “Shadow Ball”, “Sludge Bomb”, “Focus Blast” e “Energy Ball”.

Espero que esta análise tenha sido útil, até a próxima!

sig2-Sora

 


Deixar uma resposta