Análise Competitiva: Charizard

006-Charizard

O Pokémon mascote da versão Red e Fire Red dos games, Charizard.

Stats
Charizard

FireFlying

HP 78
Attack 84
Defense 78
Special Attack 109
Special Defense 85
Speed 100
Stats
Mega Charizard Y
FireFlying
Mega Charizard X
HP 78 78
Attack 104 130
Defense 78 111
Special Attack 159 130
Special Defense 115 85
Speed 100 100

Charizard, assim como Blastoise e Venusaur, é conhecido e adorado por muitos que jogaram os jogos da 1ª geração. Possuindo duas mega formas houve melhoras em suas composições, Charizard desempenha um papel ofensivo com bons atributos em Special Attack e Speed, além de um Attack razoável.

Fraquezas e Resistências (Charizard e Mega Charizard Y):

Fraco contra (*2)
Muito fraco contra (*4)
Resistente contra (*0.5) FireFighting
Muito resistente contra (*0.25) GrassBug
Imune contra (*0) Ground

(Mega Charizard X):

Fraco contra (*2) DragonRock
Muito fraco contra (*4)
Resistente contra (*0.5) BugFighting
Muito resistente contra (*0.25) GrassFire
Imune contra (*0)

Apesar de ser imune a golpes do tipo Ground, Charizard e Mega Charizard Y são muito fracos contra o tipo Rock, possuindo uma enorme fraqueza contra “Stealth Rock” uma vez que causa dano equivalente a 50% da vida máxima.

Mega Charizard X não possui mais fraquezas contra Water e Electric, mas perde sua imunidade contra golpes do tipo Ground.


Habilidades

Charizard

  • Blaze: assim como os outros iniciais do tipo Fire, Charizard possui a habilidade “Blaze”, que é ativada caso  Charizard esteja com HP menor ou igual a ⅓ de seu máximo, aumentando o poder de golpes do tipo Fire em 50%.
  • Solar Power (Hidden Ability): se estiver com tempo de Sol forte na batalha, Charizard irá perder 1/8 de seu HP máximo por turno, porém irá receber um aumento de 50% em seu Special Attack.

Mega Charizard Y

  • Drought: provoca o efeito de “Sunny Day” quando entra em batalha, o efeito dura por 05 turnos. Algumas consequências são: aumento do poder dos golpes do tipo Fire em 50% e redução do poder de golpes do tipo Water em 50%,  além do move “Solarbeam” ser utilizado no mesmo turno.

Mega Charizard X

  • Tough Claws: aumenta o poder de golpes de contato em 33%, golpes como “Flare Blitz”, “Return”, “Outrage” receberão esse aumento no poder.

Análise:

Charizard Y @Charizardite Y

Nature: Timid, caso prefira Speed, ou Modest, se preferir mais Special Attack.

EVs: 252 Special Attack, 4 Special Defense, 252 Speed.

Fire Blast / Flamethrower / Heat Wave

Solar Beam

Focus Blast / Dragon Pulse

Roost /Air Slash

  • Fire Blast” é extremamente destrutivo com o efeito de Drought e recebendo STAB, mas possui menos precisão que “Flamethrower“. “Heat Wave” possui um pouco mais de poder e um pouco menos de precisão que “Flamethrower“, mas é uma boa opção em Double Battles para causar dano nos dois Pokémon inimigos ou em Triple Battles no Pokémon alvo e o adjacente.
  • Solar Beam” é ótimo sem precisar carregar por um turno e é efetivo contra tipos Water, Rock, Ground.
  • Focus Blast” é poderoso e efetivo contra tipos Normal, Rock, Dark, Ice e Steel, no entanto possui precisão de 70%. “Dragon Pulse” é uma opção  com bem menos poder e com precisão de 100%, sendo efetivo contra tipos Dragon e causando dano neutro contra os tipos que não sejam Steel ou Fairy.
  • Roost” é uma opção para recuperar a vida, mas se preferir outro golpe ofensivo, “Air Slash” é STAB e possui chance de causar Flinch.

Charizard X @Charizardite X

Nature: Jolly, caso prefira Speed, ou Adamant, se preferir mais Attack.

EVs: 252 Attack, 4 Defense, 252 Speed.

Dragon Dance / Sword Dance / Belly Drum

Flare Blitz / Fire Punch

Dragon Claw / Outrage

Roost / Brick Break / Earthquake

  • Dragon Dance” para aumentar tanto o Attack quanto o Speed, “Sword Dance” aumenta mais o Attack mas não aumenta o Speed, e “Belly Drum” é uma escolha mais arriscada que maximiza o Attack.
  • Flare Blitz” recebe bônus incríveis de STAB e Tough Claws, precisando estar alerta que Charizard irá receber ⅓ do dano que causou ao oponente. “Fire Punch” é uma opção mais segura e muito mais fraca.
  • Dragon Claw” é parecido com “Dragon Pulse” do Mega Charizard Y, mas recebe bônus de STAB e de Tough Claws, causando dano muito superior. Outra opção é “Outrage“, porém não recomendo em razão do ataque durar 2 ou 3 turnos (oferecendo assim uma grande oportunidade ao oponente caso ele tenha algum tipo Steel ou com Defense alta) e  por deixar o Charizard confuso.
  • Roost” é excelente para recuperar vida. “Brick Break” recebe bônus de Tough Claws e remove o efeito de “Light Screen” e “Reflect”, além de ser efetivo contra os tipos Steel, Rock, Normal, Dark e Ice. “Earthquake” é outra opção, apesar de não receber aumento da habilidade do Mega Charizard X, possui alto poder e é efetivo contra os tipos Fire, Electric, Rock, Steel e Poison. “Steel Wing” ou “Iron Tail” são boas opções contra os tipos Fairy, Rock e Ice.

Essas são as composições das Mega Formas do Charizard que mais utilizei e gostei até então, lembrando que também é possível utilizá-lo sem Mega Stone, com outros golpes e itens. Espero que gostem da análise de meu Pokémon favorito, Charizard, e igualmente espero que tenha sido útil, até a próxima!

sig2-Sora

2 thoughts on “Análise Competitiva: Charizard

    • Obrigado pela dica, Diego. Normalmente tenho um Pokémon com Defog ou Rapid Spin para tirar Stealth Rock, ou ainda a Charti Berry para reduzir o dano.

Deixar uma resposta