Desafios nos Jogos Pokémon

Enquanto esperamos por Pokémon Sun & Moon, temos que nos entreter de alguma forma. Muitos de nós já terminaram tudo o que tinham para fazer nos seus jogos e agora encontram-se sem nada para fazer nos seus jogos Pokémon…

Por isso, decidimos hoje criar este artigo que vos vai falar de alguns dos vários tipos de desafio que vocês podem escolher fazer para tornarem as suas jornadas mais interessantes (e mais difíceis!)


Nuzlocke Challenge

nuzlocke

Este é um dos desafios que mais pessoas optam por enfrentar. Força-nos a cuidar bem dos nossos Pokémon e a criar uma forte ligação com eles, pois se eles desmaiarem, eles morrem – ou seja, o jogador é forçado a libertá-lo ou colocá-lo numa box à parte em que nunca mais podem ser utilizados.

Regras:

  1. Se um Pokémon desmaiar, ele é considerado morto e nunca mais poderá ser usado. Um Pokémon morto terá que ser libertado (o que dói mais ao treinador) ou colocado numa box à parte sem lhes poder mexer. Desligar o jogo quando um Pokémon morre é considerado fazer batota;
  2. Só podes capturar o primeiro Pokémon que encontrares em cada área. Se derrotares o Pokémon, ficares sem Pokébolas ou ele fugir ou te expulsar da batalha, perdeste a tua chance de capturar um Pokémon nessa área.
  3. Para escolheres o teu starter, olha para o teu Trainer ID no teu Trainer Card, e se o teu ID terminar em 1-3 escolhes o inicial do tipo Grass, se terminar em 4-6 escolhes o inicial do tipo Fire, se terminar em 7-9 escolhes o inicial do tipo Water e se terminar em 0 escolhes aquele que quiseres (regra opcional mas que torna tudo bastante interessante)
  4. Não podes apanhar Pokémon dentro de água numa área em que já tenhas apanhado um Pokémon nas ervas ou vice versa. Surf, Rock Smash, Fishing… Não interessa que método uses para encontrar Pokémon, só podes mesmo capturar 1 por área.
  5. Fica ao teu critério se Pokémon dados como presente contam como o Pokémon dessa área, no entanto, é bom que estabeleças logo essa regra antes de começar o desafio. Fica também ao teu critério se podes ou não capturar Pokémon em áreas pelas quais já passaste (e encontraste Pokémon) antes de teres as tuas primeiras Pokébolas.
  6. Só podes trocar com outro jogo para evoluir um Pokémon que tenhas.
  7. Podes optar por não capturar um Pokémon que seja da mesma linha evolutiva do que um Pokémon que tenhas vivo caso esse seja o primeiro Pokémon que vejas numa área – podes abrir uma excepção para poderes encontrar um outro Pokémon um determinado número de vezes ou até mesmo vezes infinitas até te aparecer um Pokémon de uma linha evolutiva que ainda não tenhas – isto para teres alguma diversidade na tua equipa.
  8. Dá nicknames a todos os Pokémon que capturares, para teres uma ligação mais forte com esse Pokémon – isso também faz com que as mortes sejam mais dolorosas.
  9. Podes utilizar regras adicionais, desde que elas não tirem a essência do que é um Nuzlocke Challenge.

Monotype Challenge

Lembras-te da Misty? Ela gostava muito de treinar Pokémon de água. Tal como ela e todos os Gym Leaders de sempre, neste desafio, escolhes um tipo e só podes utilizar Pokémon desse tipo na tua equipa.

Regras:

  1. Escolhe um tipo de Pokémon e utiliza apenas Pokémon desse tipo desde o início ao fim do jogo.
  2. Podes utilizar o teu starter se ele não for do tipo que escolheste até encontrares o teu primeiro Pokémon desse tipo. Imaginando que estás em Johto e escolhes o tipo Electric para o teu Monotype, podes utilizar o teu starter de Johto (qualquer um) até encontrares a Mareep, depois disso terás que colocar o teu starter na box e passar a usar apenas Pokémon do tipo Electric.
  3. Podes optar por trocar o teu starter por um Pokémon do tipo que escolheste, caso esse tipo apareça tarde no jogo.
  4. Podes utilizar Pokémon de outros tipos para usarem HMs, no entanto, não os podes usar em batalha.
  5. Não podes utilizar dois Pokémon idênticos ou que façam parte da mesma linha evolutiva (ex: não podes usar Dusclops e Dusknoir num Ghost Monotype). No entanto, podes ou não, abrir uma excepção para aqueles Pokémon com duas evoluções finais distintas (ex: Vileplume e Bellossom).
  6. Podes utilizar um Pokémon que não faça parte do tipo que escolheste desde que ele evolua para um Pokémon desse tipo (ex: Num Flying Monotype podes capturar e utilizar um Surskit, pois ele evolui para Masquerain que é do tipo Flying)
  7. Podes utilizar Pokémon de dois tipos, desde que um deles seja do tipo que escolheste

Scramble Challenge

Neste desafio só podes jogar com os Pokémon que certas pessoas escolherem. Essas pessoas podem ser o teu grupo de amigos, a 6 primeiras pessoas a comentar numa publicação tua num grupo de facebook ou fórum ou o que seja.

  1. Pede que te escolham os Pokémon para este desafio, as primeiras 6 pessoas vão escolher um Pokémon que terás que usar desde o início até ao fim. Essa pessoa terá que te dar esse Pokémon a nível 1 caso não o consigas arranjar no jogo do desafio. Convém que imponhas limites para que não te escolham Pokémon inúteis tais como o Feebas, Unown, Magikarp, etc…
  2. Não te podem escolher dois Pokémon iguais.
  3. Podes ou não aceitar que te escolham Pokémon que ainda podem evoluir (sem permitir que eles evoluam).
  4. Podes usar um, e só um, Pokémon que não faça parte dos Pokémon que te foram escolhidos enquanto não tiveres algum dos que precisas de capturar.

Unevolved Challenge

Este desafio pode ser bastante difícil. Basicamente tens que utilizar apenas Pokémon que podem evoluir e não podes evoluir nenhum.

  1. Só podes utilizar Pokémon que possam evoluir;
  2. Não podes evoluir nenhum Pokémon durante o jogo;
  3. Se encontrares algum Pokémon de segundo estágio (que ainda possa evoluir), poderás utilizá-lo (ex: Kadabra)

Single Challenge

Neste desafio tens que escolher um Pokémon para ser o teu ÚNICO pokémon até ao final do jogo.

  1. Escolhe um Pokémon e utiliza apenas esse até ao final do jogo;
  2. Podes utilizar o teu starter e apenas o teu starter até apanhares o Pokémon que escolheste;
  3. Se ninguém te mandar o Pokémon/Ovo do Pokémon que escolheste utilizar, só podes escolher um Pokémon que possa ser capturado antes do 3º Ginásio

Catchless Challenge

Neste desafio só podes utilizar Pokémon que te forem dados por NPC e não podes capturar nenhum Pokémon.

  1. Só podes utilizar Pokémon que te são dados;
  2. Pokémon recebidos por troca não contam como sendo dados;
  3. Pokémon de Game Corner não contam.

Egglocke Challenge

Neste desafio só podes apanhar um Pokémon por Route e trocar esse Pokémon por um ovo dado por alguém – ou amigos ou pessoas de alguma comunidade/grupo online (ou offline).

  1. Apanha um Pokémon em cada rota e troca esse Pokémon por um ovo;
  2. Só podes utilizar os Pokémon que nascerem desses ovos;
  3. Só podes utilizar o teu starter até o teu primeiro Pokémon nascer
  4. Podes ou não utilizar Rare Candy para aumentar o Pokémon que nasceu até ao nível do Pokémon que capturaste;
  5. Se o Pokémon desmaiar, ele é considerado morto e não o podes voltar a usar

Wonderlocke Challenge

Neste desafio só podes utilizar Pokémon recebidos por Wonder Trade, ou seja, neste momento só podes fazer este desafio nos jogos da 6ª Geração.

  1. Começa um novo jogo;
  2. Chega ao ponto em que recebes as Pokébolas e apanha o teu primeiro Pokémon;
  3. Envia-o por Wonder Trade e deposita o teu starter na box*;
  4. Apanha um Pokémon em cada área e envia-o por Wonder Trade;
  5. Só podes utilizar Pokémon recebidos por Wonder Trade;
  6. Se um Pokémon desmaiar ele é considerado morto e não pode voltar a ser usado – liberta-o ou deposita-o numa box à parte

*Podes optar por depositar o Starter (desde que não o uses até ao final do jogo) ou enviá-lo também por Wonder Trade

Nota: uma variação deste desafio é apanhar logo 6 Pokémon no início do jogo e usar apenas esses 6 Pokémon até ao final do jogo


E tu, já fizeste algum destes desafios? Qual?

4 thoughts on “Desafios nos Jogos Pokémon

    • Não sei se ainda é tempo de responder, mas sim, pode usar qualquer pokemon para usar os HM’s, só não pode usa-los para batalhar. eu fiz o single usando um rattata.

Deixar uma resposta