Análise Competitiva: Dragonite

Ir para: Análises Competitivas

Dragonite, clouds, análise competitivaImagem: Amezawa Koma

E apresentamos aqui um dos super-dragões, o primeiro a existir nos jogos!

Stats
Dragonite
DragonFlying
HP 91
Attack 134
Defense 95
Special Attack 100
Special Defense 100
Speed 80

Dragonite, o Dragon/Flying-type mais duro de todos! Digo isto pela sua habilidade, Multiscale, que é onde me vou focar mais. Apenas partilhada por Dragonite e Lugia, esta habilidade permite ao Pokémon receber metade (1/2) do dano se o seu HP estiver no máximo e com o seu Dragon-type, isto significa que receber dano de ataques dos tipos Grass, Water, Fire, alguns dos mais utilizados como coverage, com o seu HP no máximo será como roubar um Rare Candy a um Togepi. Não esquecer que o seu tipo secundário, Flying-type, lhe dá uma maior vulnerabilidade aos ataques de Electric-type.
A sua habilidade maravilhosa, acompanhada com os seus Stats defensivos e HP medianos e com um Attack alto; o Dragonite prova ser uma verdadeira ameaça por meio de set-up ou como atacante no seu estado puro!

Fraquezas e Resistências:

Fraco contra (*2) FairyDragonRock
Muito fraco contra (*4) Ice
Resistente contra (*0.5) WaterFireBugFighting
Muito resistente contra (*0.25) Grass
Imune contra (*0) Ground

Inner Focus: Este Pokémon não pode ficar Flinched.

(Hidden Ability) Multiscale: O dano dos ataques é dimuído por metade (1/2) se este Pokémon estiver com o seu HP no máximo.

Análise:

Dragonite, para além da sua habilidade muito boa quando em conjunto com os seus Stats e o seus Types, tem também acesso a uma grande variedade de ataques (Tal como todos os Dragon-type).
Temos duas vias principais com este Pokémon: Utiliza-mo-lo com o Dragon Dance logo ao inicio, aproveitando a habilidade Multiscale que aumenta as probabilidades de sobreviver ao primeiro ataque, seja de qualquer tipo (Apenas cuidado com ataques de Ice-type) ou então utilizamos a vertente mais defensiva e usamos o Roost para aproveitar continuamente a habilidade Multiscale.

+ Fandango Master Dragonite +

Dragonite @ Leftovers/Lum Berry
Nature: Adamant
Ability: Multiscale
EVs: 252 HP / 252 Attack / 4 Defense

– Dragon Dance
– Extreme Speed
– Earthquake / Fire Punch
– Dragon Claw / Dragon Rush

ComentárioDragonite brilha como Sweeper neste set, e é muito bom para quem quer usá-lo como força bruta e usando o Multiscale apenas para preparar o Dragon Dance.
Um Dragon Dance é suficiente para tornar o Dragonite numa força imparável, se não houver nenhum oponente que resista ao ataques de Dragon-type ou ao Extreme Speed. Aí é que entra o move de coverage, que neste caso seria Earthquake ou Fire Punch.
Earthquake é usado contra os Steel-types que resistem a ambos os ataques e contra Rock-types que ameaçam a existência do Dragonite em campo, caso o HP do Dragonite não esteja no máximo. Fire Punch tem a mesma função, mas Fire-type tem mais coverage que Ground-type mas tem menos poder; sendo a escolha apenas do utilizador.
Dragon Claw tem mais accuracy em troca de menos poder e pontaria, enquanto Dragon Rush é uma escolha mais apropriada para o set, uma vez que aproveita a velocidade que o Dragonite ganha com Dragon Dance para provocar Flinch ao oponente. Outrage torna-se numa boa opção a Dragon Rush, mas o facto de não poder usar a rapidez de Extreme Speed ou o coverage quando necessário e o facto de que existem muitos Fairy-type que deixam o ataque inútil deixa-me desconfortável e deve ser usado com precaução
Lum Berry é sempre útil com um set onde o Burn é uma ameaça permanente, enquanto que o Leftovers aproveita o Multiscale e dá uma oportunidade para ser usado novamente durante um sweep.

+ Roost Dragonite +

Mawile @ Leftovers
Nature: Adamant
Ability: Multiscale
EVs: 252 HP / 64 Attack / 96 Defense / 96 Sp. Defense

– Roost
– Dragon Claw
– Extreme Speed
– Earthquake / Fire Punch

Comentário: Este Dragonite é muito simples.
Roost é usado para aproveitar ao máximo a habilidade, enquanto Dragon Claw é o STAB preferido; uma vez que Dragon Rush não tem a vantagem de fazer Flinch uma vez que Dragonite sem o boost é demasiado lento e Outrage não é aconselhado uma vez que ficar preso a ele quando se está a precisar de um Roost não é nada bom!
Extreme Speed para acabar com Pokémon que só precisam de um ataque para saírem de batalha e a prioridade ajuda sempre, Earthquake e Fire Punch são usados novamente como coverage de escolha.
will-sig

Deixar uma resposta