Análise Competitiva: Mawile

Ir para: Análises Competitivas

 

Mawile, Steel, Fairy, Mega Mawile

Imagem: Mewitti

Não se pode confiar neste maroto, tem imenso cálcio nos ossos; principalmente nos dentes!

Stats
Mawile
FairySteel
Mega Mawile
FairySteel
HP 50 50
Attack 85 105
Defense 85 125
Special Attack 55 55
Special Defense 55 95
Speed 50 50

Mawile, o nosso Fairy/Steel-type que consegue enganar muita gente com a sua aparência, tendo diversas funções, desde um bom Tank (Tanto Physical como Special) devido à sua combinação de types excelente; mas também pode atuar bem como Attacker, se usado devidamente.
Com a nova Mega Evolução, Mawile ganha um boost imenso no Attack, que é duplicado depois pela sua habilidade Huge Power. Isto levou à entidade moderadora de Pokémon Competitivo a pô-lo de parte, não podendo ser usado com os outros, ganhando um lugar ao pé dos Pokémon lendários mais fortes.
Com o seu poder de ataque devastador e a habilidade para ter várias funções, e defesas fantásticas, Mega Mawile é um grande Pokémon que acompanha consigo o típico “ariscar pouco e ganhar muito”.

Fraquezas e Resistências:

Fraco contra (*2) FireGround
Muito fraco contra (*4)
Resistente contra (*0.5) DarkFairyFlyingGrass
IceNormalPsychicRock
Muito resistente contra (*0.25) Bug
Imune contra (*0) DragonPoison

Hyper Cutter: Este Pokémon não pode ter o seu Attack diminuída.

Intimidate: Ao entrar em combate, este Pokémon diminui o Attack de todos os Pokémon adversários em campo.

(Hidden Ability) Sheer Force: Os ataques usados por este Pokémon que têm efeitos secundários (Iron Head com a chance de fazer flinch, Scald com a chance de fazer Burn) ganham um boost de 1.3x, em troca de ficarem sem esses efeitos secundários.

(Mega Ability) Huge Power: Duplica o Attack do Pokémon que tem esta esta habilidade.

Análise:

Mawile tem o seu potencial no seu Attack e Defense; que não são nada muito bom, mas em conjunto com o seu typing quase-perfeito em termos defensivos, consegue ganhar tempo suficiente em campo para fazer Swords Dance ou outro tipo de set-up; usufruindo dele com STAB moves, o seu único problema sendo a sua velocidade medíocre ou então usando Baton Pass para dar todo o ataque acomulado de Swords Dance para um Attacker que o utilize melhor.
Mega Mawile, no entanto, tem um poder de ataque tremendo graças à sua habilidade, capaz de destruir qualquer um que não seja resistente contra os seus STAB moves. A sua velocidade seria o único problema, balanceado com o boost muito considerável em ambas as defesas e no HP; sendo apenas parado então por Pokémon que resistam aos seus moves.

+ Baton Pass Mawile +

Mawile @ Life Orb
Nature: Adamant
Ability: Sheer Force
EVs: 252 HP, 252 Attack, 4 Defense

– Iron Head / Stealth Rock
– Play Rough
– Baton Pass
– Stockpile / Swords Dance

Comentário: Este Mawile é usado para dar apoio ao resto da equipa, enquanto usufrui dos stats que ganha pelo set-up; com os dois STAB moves, até ao ponto em que será melhor dar o testemunho a outro membro da equipa para usar os seus boosts. Pessoalmente, usei este com inúmeros tipos, resultando melhor com atacantes que usam bem o Attack boost mas que resistem o oponente que está à frente. Staraptor é um bom exemplo, mas um mais popular, o Bisharp consegue limpar tudo depois de um boost grátis de Swords Dance e outro feito por ele mesmo.
Stockpile é usado apenas para Pokémon mais especifico e é um set mais inusitado, em uso-o com o Swalot que faz um grande uso de três Stockpile.
Stealth Rock existe para quem quer usar o Mawile mais para fazer support.
Para além de tudo isto, é sempre bom relembrar que a Life Orb dá ainda mais poder de ataque em troca de HP por cada ataque usado, mas com a habilidade Sheer Force, quando um ataque tem efeito secundário, o aumento de ataque é feito mas a dimnuição de HP não é feita!

+ Wrecking Ball Mega Mawile +

Mawile @ Mawilite
Nature: Adamant
Ability: Huge Power
EVs: 252 Attack, 252 Sp. Defense, 4 HP

– Iron Head
– Play Rough
– Sucker Punch
– Swords Dance

Comentário: Este Mawile é muito simples. Iron Head e Play Rough são ambos os STAB moves, Sucker Punch para arranjar a velocidade medíocre deste Pokémon e para finalizar, Swords Dance para fazer set-up enquanto algum Tank se mete à frente.
Depois é levar tudo abaixo, quase de maneira literal; tens que ter apenas cuidado com aqueles que resistem a maioria dos ataques deste Mega Mawile.

will-sig

One thought on “Análise Competitiva: Mawile

Deixar uma resposta