Análise Competitiva: Sableye

Ir para: Análises Competitivas

Imagem do Sableye usada para a Análise competitiva.Mega Sableye

Imagem: AnaNoArt / Tymkiev

Frágil e discreto; mas sempre eficaz!

Stats
Sableye
DarkGhost
Mega Sableye
GhostDark
HP 50 50
Attack 75 85
Defense 75 125
Special Attack 65 85
Special Defense 65 115
Speed 50 20

Sableye, o nosso famoso traquinas de serviço! Conhecido pela suas partidas; sendo em forma de fogo-fatúos, bolas de resíduos duvidosos ou uma panóplia de Status moves que fazem com que seja um ídolo na arte de provocar todo o tipo de doenças; sendo útil em qualquer equipa, mas manifestando melhor as suas habilidades nas equipas de Stall ou com uma inclinação defensiva.
Com a nova Mega Evolução, Sableye perde o apoio tão apreciado do Leftovers mas ganha a Ability Magic Bounce que, na opinião de muitos, é um recuo do Prankster. Mas não é por isso que saí da luz da ribalta, porque pode impedir e mandar recambiados de volta todo o tipo de ataques Hazard como Stealth Rock ou Spikes, Toxic, Will-‘O-Wisp e todos esses ataques chatos!

Fraquezas e Resistências:

Fraco contra (*2) Fairy
Muito fraco contra (*4)
Resistente contra (*0.5) Poison
Muito resistente contra (*0.25)
Imune contra (*0) FightingPsychicNormal

Keen Eye: Este Pokémon não pode ter a sua Accuracy diminuída.

Stall: Os ataques deste Pokémon vão sempre em último; dentro da sua propriedade. (Ex: Fake Out tem prioridade mais elevada e por isso será feito em primeiro lugar)

(Hidden Ability) Prankster: Todos os ataques que não fazem dano (Status moves como Toxic ou Will-‘O-Wisp) terão prioridade.

(Mega Ability) Magic Bounce: Todos os ataques que não fazem dano serão mandados de volta para o adversário; fazendo o seu efeito nele.

Análise:

O Sableye tem o seu maior trunfo na habilidade Prankster, usada em conjunto com todo o tipo de ataques que lhe permitam fazer buracos lentamente na equipa adversária. Os ataques mais usados com esta ténica são Will-‘O-Wisp que faz Burn nos Physical Attackers, deixando-os desarmados; dando lugar para que venha alguém para fazer set-up enquanto o adversário tenta recuperar e Toxic que permite a Sableye destruir aqueles Tanks que parecem permanecer para sempre em campo.
Sets mais específicos usam Taunt para parar todo o tipo de ameaças, por exemplo o Ferrothorn que deixa de poder fazer Stealth Rock e/ou Spikes, nem Leech Seed ou Venasaur que não consegue fazer a sua combinação de Sleep Powder e Leech Seed. Infelizmente, os seus Attack e Sp. Attack não permitem um bom uso de ataques ofensivos e o seu HP não o permite viver por muito tempo; sendo necessário algum jogo de trocas para usufruir corretamente dele; felizmente tem apenas uma fraqueza e imunidade a dois tipos muito comuns.
Mega Sableye recebeu os aumentos em força de ataque e um aumento bem grande nas defesas e a sua habilidade permite que possa fazer o mesmo que o Sableye tradicional, mas de maneira diferente. Precisa sempre de um meio de recuperação rápida, como todos os bulky Megas precisam e desta vez ele tem o poder de atacar de volta; ao contrário do Sableye normal que dependia apenas dos ataques que infligem algum Status. Tem que se ter ainda mais cuidado com Poison e Burn do que o Sableye sem Mega Stone, uma vez que não tem apoio de Leftovers; mas felizmente o Magic Bounce evita a maioria das tentativas de infligir qualquer Status a este Sableye.

+ Colossal Sableye +

Sableye @ Leftovers
Nature: Bold / Calm
Ability: Prankster
EVs: 252 HP, 252 Defense ou 252 Sp. Defense, 4 Sp. Defense ou Defense

– Foul Play / Will-O-Wisp
– Knock Off / Fake Out
– Recover
– Taunt / Toxic

Comentário: Este Sableye é aquele que quebra todas as Walls (Alguém apanhou a reference a AoT?) com Knock Off e Toxic e depois, tirar proveito de Physical Attackers com Foul Play ou deixar um lembrete com um Burn usando o Will-O-Wisp; mas continuar a fazer frente às Walls com Leftovers e a sua falta natural de fraquezas.
Taunt é usado para todo o tipo de ameaças, desde Stealth Rock até Toxic alheios. Também é útil para Chansey ou outros que usem ataques de recuperação automática como Soft-Boiled, impossibilitando o uso destes.
Este set é muito específico e tem que ser feito em conta da equipa em que está, mas esta será uma boa base e daqui pode adaptar-se.

Mega Sableye Variado +

Sableye @ Sablenite
Nature: Careful
Ability: Prankster
EVs: 252 HP, 126 Defense / 126 Sp. Defense.

– Foul Play / Will-O-Wisp
– Sucker Punch / Toxic
– Recover
– Knock Off

Comentário: Este Sableye é usado se manter em campo com Recover e tentar afetar o máximo de Pokémon possíveis. Knock Off pode ser usado em conjunto com o Sucker Punch e Toxic para continuar a abrir buracos pela defesa do adversário. Will-O-Wisp é usado para fazer ainda mais estragos em Physical Attackers ou até mesmo em outras Walls, se Toxic não for usado. Como disse anteriormente, tem que se ter em atenção que a habilidade do M-Sableye não impede secundary effects como o burn do Scald.
Neste Set, Will-O-Wisp / Foul Play pode ser substituido por Calm Mind e o segundo ataque por Shadow Ball para tornar Sableye numa máquina de comer Special Attacks, enquanto contra-ataca com Shadow Ball com o boost; e só vale a pena fazer Calm Mind uma vez porque é necessário o impulso com Mega Sableye, por isso o próximo turno podia ser gasto num necessário Recover.

will-sig

Deixar uma resposta