Análise: Manectric


Ir para: Análises Competitivas

 photo 085f272be49d7a995cbf6e4983b3698d-d6whouk_zpsm8flxneq.png

Imagem: Hyperionism

É rápido e feroz!

Manectric, um pokémon que não costumavas ver em batalhas online. Os seus stats são bastante baixos e o seu Speed e Special Attack não eram nada de extraordinário, nem a sua habilidade… Até que um dia, o Manectric recebeu uma mega evolução que mudou toda a sua existência. A sua mega evolução deu um boost necessário ao seu Sp. Attack e Speed, permitindo causar bastante dano e ser mais rápido que grande parte dos pokémons. A sua habilidade também ficou útil, baixando o Attack aos adversários o que lhe dá uma chance de sobreviver (uma vez que as suas defesas e HP são baixas).

Stats
Manectric
 photo Electric_zpsqfb1g2r3.png
Mega Manectric
 photo Electric_zpsqfb1g2r3.png
HP7070
Attack7575
Defense6080
Special Attack105135
Special Defense6080
Speed105135
Fraquezas e Resistências:
Fraco contra (*2) photo Ground_zpsk5sed17y.png
Muito fraco contra (*4)
Resistente contra (*0.5) photo Flying_zpso11h9l3w.png photo Steel_zps3mctcxav.png photo Electric_zpsqfb1g2r3.png
Muito resistente contra (*0.25)
Imune contra (*0)

Habilidades:

Static: O adversário tem uma chance de 30% de ficar paralyzado quando usa um ataque contra este pokémon que requer contacto físico.

Lightningrod: Os ataques Electric são atraídos para este pokémon, sem causar dano e aumentam o Sp. Attack deste pokémon.

(Hidden Ability) Minus: Se houver um pokémon com a habilidade “Plus” em campo, o Special Attack deste pokémon aumenta em 50%

(Mega Ability) Intimidate: Ao entrar na batalha, reduz o Attack dos adversários.

Análise:

O Manectric não é usado a nível competitivo sem a sua Mega Stone. E o seu move set não é nada variado, o que torna este pokémon bastante previsível e isto é definitivamente uma das suas maiores fraquezas.

Tem acesso a ataques do tipo Fire, como Flamethrower e Overheat, que ajudam a aniquilar Scizor, Ferrothorn e Metagross. Tem ataques Electric poderosos que recebem um bonus de 50% por serem do mesmo tipo que o Manectric, como Thunderbolt e Thunder. Tem Volt Switch também que o permite escapar das ameaças e causar algum dano no processo. Mas a única maneira que ele tem de lidar com os Ground types é com Hidden Power Ice.

Manectric @ Manectite

Nature: Timid / Modest

Ability: Lightningrod

EVs: 4 Defense, 252 Special Attack, 252 Speed

-Thunderbolt / Thunder
-Volt Switch
-Overheat / Flamethrower
-Hidden Power Ice

Comentário: Thunderbolt é STAB, é poderoso vindo do M-Manectric. Thunder é ainda mais, mas só tem 70% de chance de acertar (100% de chance se estiver a chover). Volt Switch é para quando sabes que não consegues vencer o adversário e que és mais rápido, pois permite-te escapar e causar algum dano. Flamethrower dá-te cobertura contra Grass, Bug e Steel, sendo que Overheat é bem mais poderoso mas tem o seu lado negativo, que é baixar o Sp. Attack drásticamente ao Manectric. Hidden Power Ice permite-te lidar com os tipos Ground e Dragon que resistem aos outros ataques do Manectric. Outras opções, embora não sejam muito viáveis são: Snarl que causa dano a todos os adversários e baixa-lhes o Special Attack e Signal Beam, que é super effective contra Dark, Psychic e Grass – a viabilidade destes moves vai depender muito da tua equipa. E lembra-te que muitas vezes, o facto de conseguires surpreender o adversário dá-te a victória.

Masaru Sig


2 thoughts on “Análise: Manectric

  1. Muito boa a análise. Tenho dúvidas e uma crítica construtiva:
    Dúvidas:
    1. Vocês pretendem fazer análises de pokemons no modelo VCG?
    2. Há quanto tempo o site existe?

    Crítica:
    Era interessante dizer que Manectric é bem decente no modelo de batalha dupla. Ele tem ferramentas boas: Intimidate, que ajuda a controlar o ritmo ofensivo físico do adversário naturalmente; Snarl (que foi citado na crítica) também é muito útil, já que acerta ambos adversários e controla seus S.Atk; Discharge como seu ataque elétrico que também afeta todos os pokemons em campo (e aí é bom ter um parceiro ground-type). Coverage Ice, com Hidden Power, e Fire, com Flamethrower ou Overheat é sempre bem vinda (especialmente o HP Ice). Thunderbolt e Thunder é uma opção válida no lugar de Discharge se a meta for causar mais dano, eu já vi inclusive ele funcionar com dois ataques elétricos +HP Ice e Protect.

    Bom trabalho e boa sorte!

    • Olá Lima, obrigado pelo teu comentário. Críticas construtivas são sempre bem vindas e complementam os nossos artigos. Respondendo às tuas perguntas:
      1. De momento estamos apenas focados em Single Battles e ainda assim nem estamos muito focados na área das análises competitivas pois somos poucos e não tenho jogado muito online, por isso não me tenho sentido inspirado para escrever análises.
      2. O site existe desde dia 22 de Julho de 2015.

Deixar uma resposta