Naturezas, IVs e EVs: O que são?

Este é um guia para iniciantes que vos explica um pouco sobre os stats de cada pokémon e porque é que pokémons da mesma espécie e do mesmo nível têm stats diferentes.

Imaginemos que entraste numa caverna e decidiste que irias apanhar toda a população de Zubats existente nessa caverna. Quando chegas ao outro lado da caverna, entras no pokécenter e decides tirar um do pc para treinares. Mas qual?… De todos os Zubats que capturaste, deste nickname a dois e decides que é um desses dois que vais treinar: Ou a Maria ou o Manuel. Ambos são do mesmo nível, mas reparas que têm stats diferentes, por isso vamos dar uma vista de olhos aos stats de base do Zubat e decidir o que é mais importante no Zubat e apartir daí, escolhemos se vamos na nossa jornada com a Maria ou com o Manuel.

Zubat:
HP Attack Defense Sp. Attack Sp. Defense Speed Total
40 45 35 30 40 54 245

Ao olhar para esta tabela vemos que o Zubat é melhor em Speed, as suas defesas são fracas e o seu stat ofensivo mais alto é o Attack. Por isso queremos o Zubat que for melhor em Speed e Attack. Uma vez que é bastante frágil convém atingir os inimigos rapidamente e com força.

Naturezas:

A Maria é Jolly, o Manuel é Modest. Se olhares para o nome dos stats do teu pokémon, verás que a Maria tem o seu Speed escrito a vermelho e o seu Special Attack a azul: isto significa que a sua natureza aumenta o seu Speed, mas reduz o seu Special Attack. E o Manuel tem o seu Special Attack escrito a vermelho e o seu Attack a azul: isto significa que a sua natureza aumenta o Special Attack e baixa o seu Attack.

As naturezas aumentam 10% do valor de um stat (o stat escrito a vermelho) e reduzem 10% doutro (o stat escrito a azul). As naturezas neutras não aumentam nem baixam nenhum stat.

O que não nos interessa no Zubat é o seu Special Attack, e interessa-nos mais o seu Speed e Attack, por isso Modest é uma má natureza pra ele e Jolly é bastante boa, porque reduz um stat que não interessa e aumenta um que interessa. Decides escolher a Maria, porque é Jolly.

Existem 25 naturezas. Vê o nosso guia de Naturezas para saberes o que cada uma influencia.

 photo samurott_zpsfzlyjimw.jpg

A natureza deste Samurott aumenta Defesa e baixa Sp.Atk.

Individual Values (IVs):

Agora que viste que Jolly é uma nature que beneficia aquilo em que os Zubats são bons (o Speed), foste à tua box de Zubats e reparaste que existe outro Zubat Jolly e do mesmo nível que a Maria! Mas ao comparar os stats entre a Maria e este outro Zubat, reparas que a Maria tem um Speed maior e a tua confusão causa-te uma certa comichão na cabeça. Mas aqui estou eu, prestes a falar-te dos IVs: Individual Values (ou valores individuais).

Cada pokémon, no momento em que o encontras, tem IVs diferentes. Cada pokémon tem um valor em todos os seus stats (HP, Attack, Defense, Sp. Attack, Sp. Defense e Speed), esse valor é aleatório e vai de 0 a 31 e pode ser diferente em stats diferentes. Quanto mais IVs tens num stat, maior será esse stat.

Para saberes se o teu pokémon tem bons ou maus IVs, existe um personagem em cada jogo que te diz o potêncial dos teus pokémons. No Pokémon XY esse personagem é um Ace Trainer no PokéCenter de Kiloude City, no ORAS é um Ace Trainer no PokéCenter da Battle Resort.

Os IVs do teu pokémon também determinam o tipo do seu Hidden Power e o seu poder.

Se pesquiseres na internet encontrarás várias calculadoras de IVs que, ao inserires algumas características sobre o teu pokémon, te dizem o valor dos IVs desse pokémon.

Características:

A característica é uma informação numa das páginas de stats do teu pokémon que te dá pistas sobre o valor do IV de um dos seus stats. É algo para inserir nas calculadoras de IVs e que ajudarão a calculadora a chegar a um resultado mais preciso.

Effort Values (EVs):

Os stats diferentes de dois Zubats treinados mas do mesmo nível, nature e com os mesmos IVs podem dar-se ao facto de estarem treinados em stats diferentes.

“Hmm? Treinados em stats diferentes?”

Sim. Outro factor que determina os stats do teu pokémon é a forma como ele é treinado. Por exemplo, um Zubat que aumentou de nível a lutar contra Whismurs terá stats diferentes de um Zubat que aumentou de nível a lutar contra Zigzagoons, porque o que lutou contra Whismurs terá mais Effort Values (Valores de Esforço, ou EVs) em HP e o que lutou contra Zigzagoons terá mais EVs em Speed.

Cada pokémon tem um total de 510 EVs para distribuir por qualquer um dos seus stats, sendo que poderá ter um máximo de 252 num único stat, o resto dos EVs terão que ser distribuídos noutro stat qualquer. Cada 4 EVs num stat corresponde a 1 ponto de stat. Por exemplo, cada 4 EVs de Speed corresponde a 1 ponto de Speed.

“E como ganho EVs?”

Cada vez que o teu pokémon ganha experiência vinda de um pokémon que venceste, quer tenha sido ele a dar o último golpe ou não, recebe também os EVs que esse pokémon que venceste atribui. Os Zigzagoons dão 1 EV de Speed quando os vences. Outras maneiras de ganhares EVs são com vitaminas (HP Up, Protein, Iron, Carbos, Calcium e Zinc) que dão 10 EVs ao pokémon que as receber, ou com Wings (Health Wing, etc…) que dão 1 EV ao pokémon que as receber. No Super Training também aumentas os teus EVs.

Existe também um vírus que o teu pokémon pode contrair chamado Pokérus, que duplica os EVs que recebes das batalhas. Para além do Pokérus, um pokémon que use o item Macho Brace também recebe o dobro dos EVs nas batalhas. Existem também os Power items (Power Bracer, Power Anklet, etc…) que dão +4 EVs (dependendo do item que usas) em conjunto com os EVs que ganhas nas batalhas – esses 4 EVs também serão multiplicados pelo Pokérus.

Caso queiras remover os EVs que já tens atribuídos, podes fazê-lo com uma Reset Bag, que ganhas no Super Training, que remove completamente todos os EVs. Outra forma de remover os EVs completamente é dando uma Perilous Soup que compras na Juice Shoppe em Lumiose City. Podes também remover os EVs de um stat específico com algumas berries (Tamato, Qualot, Grepa, Hondew, Pomeg e Kelpsy Berries)

É tudo o que precisas de saber de início. Este não é um guia com muita profundidade, serve apenas para dar algumas noções àqueles que se sentem perdidos quando alguém fala em Naturezas, IVs e EVs… Ou àqueles que acham estranho que o seu Dragonite mal arranha o adversário e o Dragonite do adversário lhes limpou a equipa.

Masaru Sig

One thought on “Naturezas, IVs e EVs: O que são?

Deixar uma resposta