Pokémon Shuffle: Moedas e Experiência


Experiência. No Pokémon Shuffle, os nossos pokémon vão de nível 1 a 10, sendo que o nível 10 se chama de nível “MAX”, o pokémon ao aumentar de nível passa a tirar mais dano. Quanto às moedas, elas servem para comprares vários tipos de power-ups que servem para tornar os níveis mais fáceis, para ganhares +50% de experiência no final do nível ou para comprares Great Balls para teres uma segunda chance (com o dobro do catch rate) de capturar um pokémon que fugiu da pokébola.

Neste guia vou listar os níveis onde podes ganhar moedas extra, estratégias sobre como ganhar mais moedas e a lista de items e os seus custos; quanto á experiência vou listar os melhores níveis para ganhares experiência e quanto de experiência ganhas e uma observação sobre cada um.

Usa o Ctrl+F para encontrares aquilo que procuras.

[1] Moedas

[1.1] Lista de items

[1.2] Nível #37 – Meowth

[1.3] Special Stage – Meowth

[2] Experiência

[2.1] Nível #21 – Buneary

[2.2] Nível #130 – Ampharos

[2.3] Special Stage – Victini

[1] Moedas

[1.1] Lista de items

Eis os items que podes comprar antes de iniciar um nível. Nota: existem níveis em que certos items não estão disponíveis, que é o caso do Moves +5 nos níveis EX, e o Attack Power↑ fora dos níveis especiais.

Exp. Points x1.5 (300 Coins): Serve para ganhares mais 50% da experiência que ganharias normalmente.

Moves +5 (800 Coins): Serve para aumentar o número de moves disponíveis num nível para mais 5 do que o seu valor original.

Time Limit +10 (800 Coins): Serve para aumentar o tempo disponível num nível de tempo por mais 10 segundos do que o seu tempo limite original.

Disruption Delay (1500 Coins): Atrasa as disruptions do teu oponente.

Mega Start (2000 Coins): Faz com que o teu pokémon no Mega Slot mega evolua assim que o nível começa.

Attack Power ↑ (3000 Coins): Duplica o dano que causarias normalmente.

Complexity -1 (9000 Coins): Menos um tipo de pokémon, pedra ou bloco aparecerão no nível.

Great Ball (2500 Coins): Podes comprá-la quando uma pokébola falha, para teres mais uma chance de apanhar o pokémon, mas desta vez a chance duplica. Depois de duplicada, não há como aumentar a chance de captura sem ser com o Super Catch Power, que acontece aleatoriamente quando a pokébola falha.

[1.2] Nível #37 – Meowth

Este nível tem uma disruption bastante incomum que quando é alinhada faz com que ganhes moedas extra no final do nível, se o conseguires acabar. Se alinhares 3 moedas, ganhas +100 moedas, se alinhares 4 ganhas +300, se alinhares 5 ganhas +500 moedas e embora isso não seja possível neste nível, quando alinhas 6 moedas ganhas +700 moedas.

Antes de ir para os métodos, vamos falar um pouco das equipas. É PROÍBIDO carregar no Optimize neste nível, porquê? Porque se fizeres muito dano super effective é provável que nem consigas alinhar 3 moedas. Então que pokémons deves levar? Eu gosto sempre de levar um pokémon com uma destas habilidades: Last-Ditch Effort, Swarm ou Steely Resolve, o resto são pokémons médios. Convém teres uma equipa de pokémons não muito fracos nem muito fortes, ou então um forte, um fraco e dois médios.

-3 Moedas: É bastante fácil alinhares 3 moedas no nível do meowth, basta removeres os pokémon entre as duas moedas do lado direito e alinhares a moeda do canto inferior esquerdo com essas duas.

-4 Moedas: Este é o nível intermédio de Meowth, que é um método relativamente consistente de se conseguir 330 moedas (300 de alinhares as 4 moedas + 30 de recompensa pelo nível). Basta fazeres cair a moeda do canto superior direito e colocares a do canto inferior esquerdo nessa mesma linha, deixando um espaço para a 4 moeda, isto é 2 moedas, um espaço, outra moeda. Ou então, uma moeda, um espaço e duas moedas. Assim que o Meowth mandar a 4ª moeda, alinhas e ganhas 300 moedas. É importante que venças o Meowth depois disso.

-5 Moedas: Este método é o que te dá mais moedas, mas é o mais arriscado. Arriscas-te a não ganhar moedas de todo por não conseguires passar o nível, ou a ganhares apenas 30 moedas por teres tirado mais vida do que devias. Este método é arriscado porque tens que alinhar as moedas no lado direito (na vertical) e porque a 5ª moeda surge no penúltimo turno, o que te dá um turno para alinhares as moedas e outro para acabares o nível. Se queres tentar este método é aconselhável que tenhas o Conkeldurr ou algum pokémon forte com Last-Ditch Effort, Swarm ou Steely Resolve para alinhares no último turno.

Se precisas urgentemente de moedas, aconselho-te o método das 4 moedas, pois não implica muitos riscos. 5 hearts x 330 moedas = 1650 moedas. Dá para um Disruption Delay ou para dois Moves +5!

[1.3] Special Stage – Meowth

Este é um nível que está disponível todos os domingos e que só podes enfrentar uma vez por dia. É um nível de 10 turnos e que tem várias moedas que podes alinhar – quantas mais alinhares, mais moedas ganhas no final do nível. Existem algumas estratégias e eu vou dar-te algumas, pois podes não ter os pokémons necessários para as que considero melhores.

Primeiro de tudo, vale muito a pena gastar 800 moedas neste nível com um Moves +5. Vai valer a pena.

1. Mega Banette:

O Mega Banette tem a habilidade de remover até 10 pokémons fantasma de cada tipo. Por exemplo, pode remover até 10 Chandelure, ou até 10 Lampent – nunca misturados. O Mega Banette tem Mega Boost que faz com que a barra de mega evolução suba mais depressa, o Chandelure e Lampente têm as mesmas habilidades e deves usá-los quando a) não consegues alinhar Banettes ou b) Faz parte de um ataque duplo com o Banette mas podes alinhar 4 ou 5 Chandelure/Lampent e só 3 Banette. Isto porque Mega Boost tem 50% de chance de se activar quando alinhar 3 pokémons com essa habilidade, mas 100% de chance quando alinhas 4 ou 5. O Xerneas está aqui para quando tudo o resto falha, teres uma forma de remover outros Xerneas no campo. Caso não o tenhas, usa um pokémon com Quirky+, caso não tenhas usa o Haunter.

A ideia é esquecer as moedas e mega evoluir o Banette o quanto antes. Deixa as moedas se alinharem por si próprias. Quando o Banette mega evoluir, alinhas-o para remover os outros fantasmas e isso faz com que as moedas se alinhem e se conseguires um combo decente, o Meowth manda mais moedas, que por sua vez pode desencadear outro combo que o fará mandar ainda mais moedas. Depende muito da sorte, mas com esta estratégia consigo 2900 moedas num dia mau e mais de 5000 e tal num dia bom. Compra moves +5.

2. Mega Mewtwo Y

Esta estratégia é o mesmo que a do Mega Banette, a diferença aqui é que a habilidade do Mewtwo não ajuda em nada, só atrapalha. A habilidade é Swap, que quando activada troca uma disruption por um Mewtwo – sendo que as moedas são disruptions, isso faz te perder uma moeda na área de puzzle. Por isso o melhor mesmo é alinhar Mewtwos como parte de um ataque duplo no qual arrastas primeiro Espeon ou os Meowstics, que têm Mega Boost. Se os arrastares e alinhares um Mewtwo vais alinhar a habilidade deles e não a do Mewtwo. O Mega Boost ajuda-te, o Swap não. A ideia é deixar que as moedas se alinhem por si só enquanto mega evoluis o Mewtwo. Quando tiveres o Mega Mewtwo alinha-os e reza para teres bastantes combos. A razão por eu preferir o Mega Banette a esta estratégia é mesmo pelas suas habilidades. Não te esqueças de trazer o Moves +5.

3. Mega Gengar

Okay, pára de me mandar esses olhares! Eu sei que o Furfrou e Cherrim são de evento! E também sei que muitos de vocês não apanharam nem um nem outro, principalmente o Cherrim! Só que estas são as melhores opções para irem com o Gengar, o que não significa que não hajam alternativas! As alternativas são: Haunter, Yamask, Farfetch’d, Cherubi. Esta estratégia não é má porque o Gengar evolui bem mais rápido que os outros dois Megas que sugeri antes, o problema é que ele só se remove a ele próprio e por vezes há tão poucos que não vale muito a pena alinhar. Os outros pokémons têm quirky+ e quirky, que fazem com que se removam a eles próprios, caso consigas activar a habilidade. Como podes ver, esta estratégia é pouco eficaz, mas se for o melhor que conseguires, é bem melhor do que nada. Talvez seja melhor focares-te em alinhares moedas em forma de T ou completares linhas de 5 moedas em vez de te focares na remoção dos teus icons.

[2] Experiência

Maior parte dos níveis dão experiência igual ao número de turnos disponíveis, por isso aqueles níveis com mais turnos são aqueles que deves ir quando estás a querer aumentar os níveis dos teus pokémon. É importante que saibas que quando passas um nível, um dos teus pokémons recebe uma coroa. Essa coroa significa que foi o pokémon mais removido da tua equipa e faz com que ele receba o dobro da experiência. Na eventualidade de não passares o nível, ganhas experiência na mesma, mas depende da percentagem de dano que tiraste. A fórmula é a seguinte:

[Total de moves] * [Percentagem de dano feito]% = EXP

Imaginemos que estás no Ampharos e não conseguiste passar o nível, mas tiraste 90% da vida, (50*90%)= 45 EXP

[2.1] Nível #21 – Buneary

O Buneary tem 30 moves e dá 30 de experiência quando acabas o nível.

Este nível é apropriado a quem ainda não chegou ao nível do Ampharos, pois fica disponível bastante cedo no jogo e é bastante fácil e rápido de se passar. Quem acha que o Ampharos é demasiado longo e complexo, também pode vir para o Buneary treinar. Treinar no Buneary dá menos experiência, mas em termos de tempo consumido, o Buneary é bem mais rápido. É também ideal para treinares os teus pokémons dos tipos: Electric, Steel e Flying, pois são tipos que não são muito eficazes contra o Ampharos e fazem dano neutro ao Buneary.

O pokémon que receber a coroa neste nível ganha 60 de experiência. Caso uses Exp. Points x1.5, todos os pokémons ganham 45 de experiência e que ganhar a coroa ganha 90 de experiência. Não aconselho usar esse item neste nível.

[2.2] Nível #130 – Ampharos

O Ampharos tem 50 moves e dá 50 de experiência quando acabas o nível.

Este nível é para quem tem tempo ou para quem quer treinar os pokémon em menos hearts. Podes trazer todo o tipo de pokémon para este nível, mas é aconselhável que só tragas pokémon com dano neutro ou super effective, pois não queres desperdiçar o heart num nível tão longo e complexo. Podes trazer todos os pokémons para este nível (mas não aconselho trazeres Pokémons do tipo Steel, Flying ou Electric, com a excepção da Flaaffy). Outros pokémons úteis neste nível são os que tiverem as habilidades: Barrier Bash e Stabilize+ para remover as barreiras; Mind Zap para fazer reset ao countdown da disruption do Ampharos (tem um countdown de 15 que quando acaba fá-lo colocar Flaaffys e torna os próximos countdowns mais baixos); Eject para remover as Flaaffy sem ter que as alinhar.

Cada pokémon ganha 50 de experiência neste nível, e o que ganhar a coroa ganha 100. Se usares o item Exp. Points x1.5, cada pokémon ganha 75 de experiência, e o que ganhar a coroa ganha 150.

[2.3] Special Stage – Victini

O Victini é um evento dos Sábados e só tem 7 turnos disponíveis, mas dá 400 de experiência. Quem ganha a coroa neste nível ganha 800 de experiência. Caso tenhas comprado o item Exp. Points x1.5, cada pokémon ganha 600 de experiência, e o que ganhar a coroa ganha 1200 de experiência. Por isso, não te esqueças de comprar o Exp. Points x1.5. Para o Victini é importante que tragas pokémons fortes e Super Effective porque só tens uma oportunidade de o vencer e convém que o venças para ganhares o máximo de experiência que conseguires. Está fora de questão trazer pokémons que sejam not very effective (Psychic e Fighting). Se ainda tens que o apanhar, aconselho a usares os items todos e teres suficiente para uma Great Ball.

E é tudo o que tenho para te ensinar sobre moedas e experiência. Espero que consigas aproveitar ao máximo os eventos de fim-de-semana e que o teu banco de moedas do Shuffle esteja recheado para quando mais precisares.

Masaru Sig


3 thoughts on “Pokémon Shuffle: Moedas e Experiência

Deixar uma resposta