Análise Competitiva: Beedrill

Ir para: Análises Competitivas

(credits: evilapple513)

Rápido e forte, mas extremamente frágil.

Beedrill era um pokémon bastante fraco desde a primeira geração que foi abençoado com uma mega evolução. Nós faziamos pouco dos Bug Catchers ao longo de todos os jogos de pokémon, com as suas caterpies, weedles, metapods e kakunas… Mas se um deles tivesse acesso à mega evolução, este seria um dos nossos piores pesadelos.

Stats Beedrill Mega Beedrill
HP 65 65
Attack 90 150
Defense 40 40
Special Attack 45 15
Special Defense 80 80
Speed 75 145

Habilidades:

Swarm: Quando o seu HP está a 1/3 do seu máximo, o poder dos ataques do tipo Bug aumentam em 50%

Sniper: Aumenta o poder dos critical hits de 150% para 225%

(Mega) Adaptability: O poder dos ataques do mesmo tipo que o pokémon aumentam de x1.5 para x2.

Análise:

Não existem muitas razões para se utilizar o Beedrill sem a sua mega stone, pois ele nunca foi muito forte. Pessoalmente gostava do design do Beedrill e usava-a no início de alguns jogos, mas era forçado a substituir por um pokémon mais forte pouco antes de chegar com ela a nível 20. Por esse motivo, esta análise vai cobrir apenas o Beedrill como Mega.

Como mega é bastante rápido, por isso é aconselhável a ensinar Protect ao Beedrill para que este se possa proteger no turno em que mega evoluir, uma vez que nesse turno ele utiliza o speed da sua forma normal. Depois de mega evoluir o seu speed vai ficar um pouco mais que o dobro do seu speed original, daí o protect ser quase obrigatório. Agora que o Beedrill mega evoluiu, ele consegue ser mais rápido que a maioria dos pokémons, perdendo a corrida apenas contra Mega Alakazam, Mega Aerodactyl, Ninjask e Deoxys (excepto na sua Defense Forme).

O seu Attack também é assustador, mais assustador ainda quando consideras o boost que a sua habilidade lhe confere a moves do tipo bug e poison (U-Turn e Poison Jab, por exemplo).

As opções em termos de moves não são muitas, mas dá para variar um pouco o Beedrill consoante as necessidades da tua equipa. Este é o set up que uso e até agora não tenho razões de queixa.

Beedrill @ Beedrillite

Nature: Jolly

EVs: 252 Attack, 252 Speed e 4 Defense

Protect

Poison Jab

U-Turn

Drill Run / Knock Off / Fell Stinger

Comentário: Protect para usar no turno em que o Beedrill mega evolui e para além disso dá-lhe a possibildade de se proteger contra moves de 2 turnos e para fazer stalling quando o adversário está envenenado ou queimado e também para veres o que o teu adversário vai fazer. Poison Jab porque é STAB e é o move mais forte que o Beedrill tem ao seu dispor com 100% de accuracy e uma chance razoável de envenenar (30%) – Adeus fadas! U-Turn quando achas que nenhum dos teus moves consegue acabar com o adversário, permitindo que lhe causes dano ao fazer switch out. Drill Run permite-te lidar com pokémons de Steel, tal como o Heatran que resistem aos outros ataques que o Beedrill tem – na minha opinião, é o melhor move que ele pode ter como filler. Knock Off para lidar com os Ghost-types que resistem a Poison e Bug, mas principalmente para ser chato e remover os items do adversário. Fell Stinger não é uma escolha muito popular mas é STAB e dá ao Beedrill a possibilidade de aumentar o seu ataque colossal caso consigam aniquiliar o adversário com esse move. Aconselho vivamente o Drill Run, mas vai depender do que querem fazer com o Beedrill e das necessidades da vossa equipa.

Digam o que acharam desta primeira análise nos comentários e que outros pokémons gostariam de ver em futuras análises.

Masaru Sig

2 thoughts on “Análise Competitiva: Beedrill

  1. Não acho que precise de Swords Dance porque MBeedrill não é o tipo de pokemon que senta no campo. Ele não funciona exatamente como sweeper, ele é mais um pivô ofensivo que funciona pra conectar um switch ao outro com U-Turns e Knock-Offs. Se for pra colocar Swords Dance nela, melhor trocar U-Turn por X-Scissor, mas ainda tem que ter em mente que ela é frágil (defesivamente ela é 65/40/80) com um typing não muito defensivo, então quase qualquer outspeed que ela tomar pode ser fatal, o que pode te forçar o switch-out e fazer com que você perca o +2 Atk do SDance

  2. muito bom este beedrill que você fez mas acho que vc poderia por o sword dance no lugar de Drill run e por algum pokemon do tipo Zoroark,Archeops para poder fazer trocas com U-turn para enganar o oponente para vc poder usar o sword dance e upar o poder ja assustador do mega beedrill

Deixar uma resposta