Guia de Pokémon Shuffle – Introdução e níveis 1-10


O que precisas de saber sobre o Pokémon Shuffle?

É um jogo F2P, ou Free to Play, em que o download é gratuito e faz-se na e-shop. No entanto, se quiseres podes sempre comprar jewels que te dão certos benefícios em alguns aspectos do jogo. Tens um total de 5 corações que se gastam cada vez que inicias um nível, seja ele qual for. Cada coração leva 30 minutos para se regenerar. Se não quiseres esperar podes sempre ganhar mais corações gastando jewels – esses corações vão para um slot separado dos tais 5 corações que se regeneram.

As moedas são uma recompensa por passares os níveis. Ganhas 500 moedas todos os dias ao fazer check in. Ganhas uma recompensa por passares os níveis pela primeira vez, todas as outras vezes ganhas apenas 30 moedas. Podes ganhar mais moedas no nível 37 do meowth, ou no evento do meowth aos domingos ou mesmo trocar jewels por moedas.

As moedas servem para gastares em items para cada nível, que são basicamente power-ups que utilizarás só naquele nível. Estes items são bastante úteis para alguns níveis, por isso o melhor mesmo é poupares as tuas moedas e utilizá-las apenas quando for necessário. Com 2500 moedas podes comprar uma great ball que dá-te uma segunda chance de capturar um pokémon que não conseguiste capturar e duplica essa chance.

O jogo tem algumas jewels gratuitas para oferecer aos jogadores, mas aconselho-te a conteres a vontade de as gastares em hearts. Elas podem ser bastante úteis em certos níveis ou no caso de precisares de moedas urgentemente para um evento que está prestes a acabar. Mas lembra-te, usa-as só em último caso!

Os pokémons neste jogo tem apenas um tipo, cada um com o seu poder de ataque e a sua habilidade. Podes levar até 4 pokémons para um nível. Caso não leves nenhum, ficas com os pokémons pré-definidos para aquele nível e muitas vezes não são nada úteis. Antes de cada nível podes carregar em “optimize” para automaticamente teres uma equipa com os “melhores” pokémons para aquele nível. Isto vai servir-te para muitos níveis, mas alguns requerem algum planeamento.

Por agora penso que é tudo. Vamos começar?

Os primeiros níveis do Pokémon Shuffle são tutoriais. Somos recebidos no jogo pela Amelia que nos vai ensinar as mecânicas do jogo.

Nível #1 – Espurr

Opportunist, 40 AP, Psychic

Catch rate de base: 75% (+5% por turno de sobra)

Rank S: 4 turnos de sobra

A primeira batalha é um Espurr! Só tens que fazer aquilo que a Amelia te diz, e tens um Rank S garantido e apanhas o teu primeiro pokémon!

Nível #2 – Bulbasaur

Power of 4, 40 AP, Grass

Catch rate de base: 75% (+4% por turno de sobra)

Rank S: 4 turnos de sobra

A segunda batalha é um Bulbasaur, és forçado a levar o Espurr contigo. Nesta batalha a Amelia dá-te um Moves+5, que te permite fazeres mais 5 jogadas do que normalmente conseguirias. Neste nível a Amelia ensina-te que podes fazer matches de 4 pokémons ou em outras formas, por exemplo, em forma de “+”. Deves conseguir facilmente um rank S e capturar o Bulbasaur.

Nível #3 – Squirtle

Power of 4, 40 AP, Water

Catch rate de base: 50% (+4% por turno de sobra)

Rank S: 4 turnos de sobra

O terceiro nível é um Squirtle e ela ensina-te que os pokémons que são super efectivos tiram bem mais dano. Se alinhares 4 Bulbasaurs, deves conseguir vencer o nível num só move.

Nível #4 – Charmander

Power of 4, 40 AP, Fire

Catch rate de base: 30% (+5% por turno de sobra)

Rank S: 4 turnos de sobra

O quarto nível é um Charmander e é o nível onde ela te ensina sobre as habilidades, neste caso o Power of 4. Alinha 4 Squirtles para activares a habilidade, que vai tirar mais dano do que o habitual.

Nível #5 – Eevee

Mega Boost, 40 AP, Normal

Catch rate de base: 20% (+3% por turno de sobra)

Rank S: 4 turnos de sobra

No quinto nível, a Amelia não te ensina mais nada, e estás por tua conta contra o Eevee. Não te esqueças das habilidades dos starters (Power of 4), pois vão te permitir tirar mais dano. O Espurr tem Opportunist, que não activa sempre, por isso sempre que puderes, usa power of 4. É uma batalha bastante fácil. O eevee saiu da pokébola, talvez seja suposto acontecer isto sempre mas não te preocupes, a Amelia chegou com uma Great Ball para ti que vai duplicar as tuas chances de o apanhar.

Nível #6 – Pidgey

Opportunist, 30 AP, Flying

Catch rate de base: 60% (+4% por turno de sobra)

Rank S: 2 turnos de sobra

Equipa: Espurr, Eevee, Squirtle e Charmander

Basta carregar em Optimize. Este é o nível em que a Amelia nos introduz às disruptions. Neste nível são os blocos de madeira. É bastante fácil, abusem do Power of 4. Para quebrar os blocos de madeira, basta fazer um ataque que seja adjacente ao bloco.

Nível #7 – Togepi

Opportunist, 30 AP, Fairy

Catch rate de base: 20% (+8% por turno de sobra)

Rank S: 2 turnos de sobra

Equipa: Espurr, Squirtle, Bulbasaur e Charmander

É um tipo fada, não temos nada que seja super efectivo. Mais uma vez vamos abusar do Power of 4. A togepi, tal como o pidgey, cria blocos de madeira como disruption.

Nível #8 – Pichu

Opportunist, 30 AP, Electric

Catch rate de base: 7% (+7% por turno de sobra)

Rank S: 2 turnos de sobra

Equipa: Optimize

É o primeiro tipo eléctrico que encontramos, cuja única fraqueza é terra. Não temos nada super efectivo contra ele, mas não tem mal. A estratégia que temos usado serve perfeitamente. Este é o primeiro nível em que jogamos com 3 pokémons apenas. Estes costumam ser os níveis mais fáceis, uma vez que dá para fazer combos mais longos.

Este nível tem um truque. Imaginemos que as colunas vão da esquerda para a direita são A, B, C, D, E e F e as linhas de cima para baixo são 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Basta trocar o pokémon que se encontra em A4 por o que se encontra em F4. É quase como uma batalha naval! Venci o nível só com isso.

Nível #9 – Audino

Opportunist, 50 AP, Normal

Catch rate de base: 60% (+3% por turno de sobra)

Rank S: 4 turnos de sobra

Equipa: Optimize

Mais uma vez, não temos nada que seja super efectivo. O Audino tem 15 moves, por isso presumo que para o Rank S seja preciso terminar o nível com 8 moves de sobra. Geralmente para conseguirmos o Rank S temos que vencer o nível com metade dos moves que o nível nos dá – havendo algumas excepções.

A minha estratégia é, mais uma vez, abusar do Power of 4. Nesta altura também não consegues fazer muito mais que isso.

Nível #10 – Mega Audino (Boss!)

Rank S: 4 turnos de sobra

Equipa: Optimize

Ao venceres este nível ganhas a Audinite, que dará ao teu Audino a habilidade de Mega Evoluir! Ao longo do jogo vais lutar contra alguns pokémons Mega, todos eles te dão a mega stone e uma jewel e são o nível final de cada área.

Mais uma vez, neste nível abusei do power of 4, tentado sempre que possível quebrar o bloco que o Audino manda a cada turno.

Depois do Audino, a Amelia está tão ansiosa para que experimentes a mega evolução do Audino que te dá um coração para enfrentares a Happiny – caso não tenhas nenhum. Esta na hora de ir para o Sandy Bazaar!

Masaru Sig


Deixar uma resposta